quarta-feira, 8 de maio de 2013

Após o calor da votação, José Augusto Maia fala sobre momento histórico da política nacional‏



Após a votação na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Após votação na Câmara, Zé Augusto fala sobre projeto para emancipação‏, falou com o Blog do Ney Lima.

O momento histórico e a possibilidade de novas cidades

“Faz 16 anos, quantos não tentaram? 32 PECs (Proposta de Emenda à Constituição), não sei quantos projetos, PLP (Projeto de Lei complementar), e uma a gente aproveitou, junto ao governo Federal, discutiu ela”.

“Estamos colocando na próxima semana a emenda aglutinativa. Ela já passou pelas comissões do Senado e da Câmara. Na próxima semana tem a votação, se ela passar aqui já é consenso no Senado. Acredito que dentro de 30 dias, aproximadamente, esse projeto já estará sendo sancionado pela presidente Dilma”.

“Não tem pagamento maior que o reconhecimento por uma luta. Então é um momento emocionante de ver esse requerimento ser votação, com só 19 votos contra”.
Momento de tensão – a possibilidade do requerimento não ser votado

“No Pará, tem 400 municípios e distritos que são da União, 200 já foram emancipados. A terra, já foi emancipada, já é do município. Então na reunião de hoje de manhã, no meu gabinete, os técnicos explicaram o seguinte: todo o município, todo o distrito que estiver dentro dos critérios dessa Lei-416 podem mandar para o governo Federal que ele já antecipadamente já vão emancipar. A reunião de líderes foi encerrada, depois foi convocada para 15h30, 16h a votação”.
Com exceção do PSol, todos os partidos direcionaram o voto favorável

“Saímos de gabinete em gabinete, procurando os deputados do sul, que eram os mais contra. Quando mostramos o projeto que tinha que anexar fusão, não só era incorporação, não só era criação, começamos a conquistar. Um Garotinho, por exemplo, que era contra, mas ele comanda um partido. Caiado que era contra, comanda um partido. E tantos outros que eram contra e depois quando a gente foi de gabinete em gabinete mostrando o projeto”.
“O êxito foi esse, foi ir formiguinha de gabinete em gabinete, mostrando a realidade e quando eles viam os critérios então diziam “ah, eu não sabia que era assim…” Na Câmara tem um café, que em cada mesa senta 5, 6 deputados, eu sempre sentava em uma mesa e começava a falar, um explicava, outro explicava, foram dois anos fazendo isso”.

O papel do deputado José Augusto desde o início

“Formar a frente parlamentar. Eu mostrei na reunião a dificuldade da Frente, que todo mundo era contra. Sou o presidente da Frente e como presidente você passa a ser a pessoa que vai ao Palácio (do Planalto) discutir como governo, vai dentro dos partidos discutir, a Frente Parlamentar é isso”.
Do Blog Ney Lima