sábado, 13 de abril de 2013

Fiscalização da Fazenda chega de surpresa ao Moda Center. População revoltada faz protesto e interdita PE-160. Governador Eduardo Campos manda abortar fiscalização.

Uma fiscalização da Secretaria da Fazenda do Estado chegou de surpresa, na manhã deste sábado (13), no Moda Center Santa Cruz. 
Dezenas de fiscais, acompanhados de policiais militares estão no local. Um trailer foi montado e um gerador está sendo utilizado na estrutura. 
Os fiscais estão parando todos os veículos, inclusive carros de passeio, e autuando as irregularidades fiscais. 
Até mesmo comerciantes em posse de pouca quantidade de confecção estão sendo fiscalizados, conforme mostra as imagens desta reportagem.
Em conversa informal, alguns fiscais revelaram ao Blog que a ação deve permanecer até a próxima quarta-feira (17).

Pequenos confeccionistas são autuados

Os pequenos confeccionistas que chegam ao Moda Center estão sendo parados pela fiscalização da Fazenda do Estado de Pernambuco.
Alguns veículos estão sendo recolhidos ao pátio frontal do Moda Center onde a ação está concentrada. 
Muitos populares já começam a se aglomerar no local.

População se revolta com fiscalização, ateia fogo e bloqueia PE-160

 
A situação fica ainda mais tensa em Santa Cruz do Capibaribe. Populares iniciaram um protesto ateando fogo em mato e objetos e obstruindo com pedras da PE-160 que dá acesso ao Moda Center. 
Os fiscais da Secretaria da Fazenda estão acompanhados de dezenas de policiais militares.
Muita confusão se estabelece no local.

Governador manda abortar fiscalização, confirma Edson Vieira

O Governador Eduardo Campos (PSB), mandou abortar a ação de fiscalização promovida pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. 
A informação foi confirmada, agora a pouco, pelo prefeito Edson Vieira (PSDB), que ligou para a redação do Blog do Ney Lima. 
O prefeito afirmou que esteve junto com um grupo composto pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e vereadores da base do Governo, quando conseguiram o contato direto com Eduardo Campos. 
Segundo Edson, assim que soube dos acontecimentos o govenador mandou abortar a ação e solicitou uma reunião para esta semana entre o prefeito Edson Vieira, o deputado Diogo Moraes e os representantes da Secretaria da Fazenda, na Capital Pernambucana.

Bombeiros fazem rescaldo da pista e libera circulação veículos


O tráfego de veículos voltou a normalidade na PE-160 no acesso ao Moda Center, onde, a pouco, populares incendiaram a pista, em protesto a ação fiscal promovida pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco. 
O Corpo de Bombeiros está no local e realiza o trabalho de rescaldo da pista. 
Os fiscais da Fazenda já receberam a ordem para abortar a ação e devem deixar a cidade em alguns instantes.

Assunto “fiscalização” se transforma em “farpas políticas”

A ação de fiscalização se transformou em assunto político em Santa Cruz do Capibaribe. No final da manhã deste sábado (13), Oposição e Situação correram para as rádios e iniciaram uma verdadeira “troca de farpas”.
Alguns políticos de oposição ao Governo Municipal, liderados pelo deputado federal José Augusto Maia (PTB), acusaram o prefeito de se omitir e de não ter tido coragem para encarar a população no momento dos protestos. 
Já o grupo de apoio ao governo, liderado pelo próprio prefeito Edson Vieira (PSDB) e pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), acusou José Augusto de ter incitado a população e provocar baderna. 
Enquanto os grupos políticos se digladiam, a ação fiscal fica temporariamente suspensa, mas a ameaça de arroxo fiscal continua e uma solução definitiva para o problema parece distante.

Participaram desta cobertura: Ney Lima, Thonny Hill, Elivaldo Araújo e Fernando Lagosta.