quinta-feira, 28 de março de 2013

Pipeiros retiram água sem controle da COMPESA no Açude de Machados próximo a São Domingos



Segundo dados da COMPESA local, o Açude de Machados ainda se encontra com 40% de sua capacidade. No dia 26 de março de 2013 (terça feira), fui até a barragem pra uma visita, passei por 15 pontos de retirada de água na margem da estrada no Sitio Bandeiras zona rural de Brejo da Madre de Deus, até ai, tudo bem é água retirada do rio, só que sem nenhum tratamento essa água esta sendo distribuída em Santa Cruz do Capibaribe e em São Domingos.

Encontrei também uns 18 caminhões pipas levando água pra cidade, onde a COMPESA devia ter um cuidado maior, me deparei com vários caminhões pipas particulares pegando água diretamente no açude, outra irregularidade e que os próprios pipeiros são quem colocam um produto dentro dessa água (não me perguntem o que).

Se a cidade esta passando por necessidade de água, porque os particulares estão explorando e vendendo água sem tratamento e sem autorização do órgão competente.

Pelo menos não vi nos caminhões nenhum adesivo que os autorize a retirada dessa água. Por isso gostaria de comunicar a imprensa local, Prefeitura, Ministério Publico, COMPESA que façam algo pra evitar esse roubo da tão preciosa água nesses tempos de estiagem.

Por Arnaldo Viturino