quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pernambuco registra PIB cinco vezes maior que o nacional no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 4,6% no primeiro trimestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. O número é acima da média nacional para o início do ano, que foi de 0,8%. O destaque mais positivo neste crescimento foi a Indústria, que obteve evolução de 9%, sendo puxada pelos 10,3% da Construção Civil. Já o destaque negativo foi a Agropecuária, que teve decréscimo de 23,8%, mas que não teve grande impacto na estimativa devido à ausência de um grande agronegócio no Estado.

A estiagem que afeta o Sertão e o Agreste pernambucanos também foi uma grande contribuinte para a baixa, já que atingiu as lavouras temporárias, como milho (-75,7%), feijão (-55,3%) e mandioca (-10,1%). Olhando mais para a frente, o setor da Agropecuária que vai sofrer com maiores problemas é a Pecuária, no segundo trimestre, conforme alertou o presidente da agência Condepe/Fidem, Antonio Alexandre. Segundo ele, o setor deverá registrar maior queda por conta da venda de animais por valores abaixo do mercado devido às dificuldades enfrentadas pelos criadores.

Na Indústria, o PIB estadual já pode ver uma influência maior da Indústria de Transformação (6,1%), que iniciou seu processo de instalação no Estado. No entanto, Antonio acredita que a Construção Civil continuará liderando a movimentação industrial até 2017. “Nós estamos em um momento de transição dessa configuração industrial. As grandes construções estão sendo concluídas, mas estão apenas mudando de lugar. Isso deve acontecer até 2017”, comentou.

Outra mudança aconteceu no setor de Serviços, que voltou a crescer distante da média nacional. Depois de acompanhar o baixo crescimento em 2011, chegando a 2,7% no último trimestre do ano passado, o setor registrou 4,5% no Estado e 1,6% no País. O que impulsionou o setor foi o Transporte (9,2%), que está ligado aos grandes canteiros de obras. Em segundo lugar, figura o Comércio (8,8%), através do Varejo (14,6%), o que mostra o aumento no poder de compra do pernambucano.

Da Folha PE

PT pode ser descartado nas eleições deste ano em Brejo da Madre de Deus


Em Brejo da Madre de Deus o PT tem hoje um vice-prefeito (Adelson Freitas) e um vereador (Laelson do Sindicato), os planos do partido é continuar na vice e fazer dois vereadores na eleição deste ano, mas pelo visto, a negociação de Dr. Edson com Pedro Correa pode destruir os sonhos do partido. É que existe uma pressão por parte de um pequeno grupo para colocar Clarice Correia (filha de Pedro Correa) como vice do prefeito Dr. Edson. 

A notícia de que o Dr. tinha fechado com Pedro Correa foi veiculada no final da tarde da terça feira (11), mas informações de pessoas ligadas a Correa são de que Pedro deu até a sexta feira (15), para o Dr. tomar a decisão, se não, Pedro e seu grupo possivelmente tomará outro rumo.

O possível acerto com Clarice tem causado uma grande insatisfação no PT, pois, seria descartar um partido sério, que contribuiu e muito na atual gestão. Foram vários projetos e parcerias conseguidas através do PT e das articulações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

Adelson Freitas continua dialogando e não abre mão de ser o vice-prefeito.
Dr. Edson deve está pensando se vale a pena ou não colocar Clarice como vice, "brigar" com o PT e depois está em meio ao escândalo do mensalão em plena campanha eleitoral, já que o julgamento do mensalão foi marcado para 1º de Agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e Pedro Correa do PP é um dos envolvidos neste que é o maior escândalo de corrupção do governo Lula que resultou em ação penal contra 38 pessoas.

O caso estourou em 2005, com a revelação de suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares da base governista. A denúncia abalou o primeiro mandato de Lula, e fez com que José Dirceu, então ministro da Casa Civil, deixasse o cargo.

Dirceu foi apontado como o chefe do suposto esquema de mesada. O pagamento garantiria que o governo tivesse maioria para aprovar projetos de seu interesse na Câmara. Uma semana depois que o caso estourou, Dirceu pediu para sair da Casa Civil e foi substituído por Dilma Rousseff.

Do Estação Notícias

Ciretran Caruaru tem lotes para visitação no primeiro leilão do ano


O Detran de Pernambuco abriu visitação esta semana aos 543 veículos que irão a leilão no próximo sábado (16), no Clube Português, no Recife. São 83 automóveis, sendo 27 recuperáveis e 56 sucatas; além de 460 motocicletas, 263 recuperáveis e 197 sucatas. Este será o primeiro leilão do órgão em 2012.

Nos últimos dez anos o Detran já tirou mais de cinco mil veículos das ruas. “Boa parte dos veículos que são apreendidos em blitz pela polícia. Os proprietários são notificados, embora boa parte não compareça as unidades do Detran para quitar as dividas e assim retirar os veículos”, informou o presidente da comissão de leilão, Paulo Brito.

Parte desses veículos está exposta para visitação das 8h as 13h no pátio do Ciretran, localizado no Polo Comercial.

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade

Peça de carreta solta, atinge veículo, mata um e fere cinco na BR-423 em Garanhuns


Um acidente no final da manhã dessa terça-feira (12), envolvendo um veículo modelo Van e uma carreta, deixou uma adolescente morta e cinco pessoas feridas na BR-423, em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um tambor de freio da carreta se soltou e atingiu o veículo (Van) que vinha atrás. A peça quebrou o para-brisa do carro e acertou a cabeça da passageira Tamires de Souza Silva, de 16 anos, que estava no banco da frente. Ela morreu na hora.

A Van transportava 14 pessoas e tinha saído da cidade de Saloá, no Agreste, com destino a Paranatama, cidade também do Agreste pernambucano. Ao todo, cinco pessoas ficaram feridas. Uma delas, Janaílton Quirino dos Santos, de 24 anos, foi levado em estado grave para o Hospital da Restauração, no Recife. De acordo com a assessoria do Hospital, Janaílton teve traumatismo craniano e respira com a ajuda de aparelhos.

Os outros feridos foram levados para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns. Ainda segundo a PRF, a carreta não foi localizada e possivelmente o motorista nem tenha percebido que a peça se soltou do veículo provocando o acidente.

Do NE10

Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia presente em lançamento do SINDIPRO Leite PE


O Deputado Estadual Diogo Moraes, vice-líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da implantação do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco. O evento de apresentação e posse da diretoria aconteceu no sábado (09) em Águas Belas, agreste meridional do Estado.

Estiveram presentes prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região, bem como o presidente da comissão de agricultura, pecuária e política rural da ALEPE, Claudiano Martins Filho (PSDB) e o deputado federal e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Em seus discursos, os membros da diretoria ressaltaram a importância de ações estratégicas e tecnológicas para que o homem do campo possa se preparar para períodos de estiagem. No mesmo sentido, Moraes, que é presidente da Comissão de Tecnologia afirmou que com os estudos e investimentos adequados os produtores de leite terão mais possibilidades para enfrentar períodos de seca, “nossa comissão irá atuar de forma engajada com a de agricultura, para que possamos avançar e dar mais força para esse sindicato que acaba de se formar, como o próprio slogan diz, “a força que vem do leite” e temos que apoiar de todas as formas essa entidade” finalizou.

Da Assessoria

Programação do São João 2012 em Brejo da Madre de Deus é reprovada pela juventude

A população brejense esperava que o São João 2012 fosse o melhor de todos os tempos, já que algumas bandas de nome estiveram na Semana Santa deste ano, mas para decepção da juventude brejense, a programação deixou a desejar, nada de Mastruz com Leite, Gatinha Manhosa, Aviões e nem Garota Safada, confira a fraca programação deste ano.

Fazenda Velha
Dia 13 de junho 21h Banda Forró do Quilo

São Domingos
Dia 16 de junho 21h Banda Chuva de Verão

Mandaçaia
Dia 17 de junho 21h Banda Dimentrose

Brejo Sede

Dia 14 de junho
17h Trio Elétrico Pixote e Banda Forró do Vale

Dia 20 de junho 
22h30 Savinho do Acordeom
01h Banda Forrozão Tropykalia

Dia 23 de junho
22h30 Cangaceiros do Forró
01h Banda Gata Fogosa

Dia 24 de junho
22h30 Banda Brilho do Forró
01h Banda Companhia do Forró

Dia 28 de junho
22h30 Forrozão Zero Grau
01h Jocélio Vilela em Banda

Do Estação Notícias