quarta-feira, 30 de maio de 2012

Combatendo a seca: Eduardo inicia construção de 15.500 cisternas em PE


Os homens e mulheres do campo de 87 municípios do Semiárido vão poder contar agora com o abastecimento regular de água para aumentar e melhorar a qualidade da produção de alimentos. A garantia de que essa reinvindicação será cumprida foi dada nesta quarta-feira (30/05), durante o lançamento do Projeto Pernambuco Mais Produtivo realizada em Pesqueira. Na presença de centenas de agricultores Eduardo anunciou a construção de 15,5 mil cisternas do tipo calçadão.

A construção dos reservatórios para captação de água é hoje, segundo o secretário executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, uma “inovação tecnológica e social” que vai garantir a segurança hídrica para os agricultores que vivem no Semiárido. 

Quando estiverem prontos, os reservatórios vão beneficiar 85 mil pessoas de 40 cidades do Sertão e 47 do Agreste pernambucano.

Na passagem por Pesqueira, Eduardo destacou que a construção dos reservatórios se soma a outras ações que estão sendo tocadas pelo Governo do Estado no enfretamento à estiagem. “Numa situação como a que estamos vivendo não tem solução única. Nós encontramos a solução nas cisternas, nas adutoras, nos sistemas simplificados de abastecimento de água e, em outras localidades, no abastecimento monitora do dos carros-pipas”, detalhou.

De Brejo da Madre de Deus participaram na solenidade o prefeito, Dr. Edson, o Sr. Francisco de Assis (Secretário de Agricultura), o Sr. Jaelson Araújo, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável CONDESB, o Sr. Laelson Cordeiro Vanderlei (presidente) do Sindicato dos Trabalhadores Rurais acompanhados por 35 agricultores e a Sra. Elizabeth, Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura. 

Cerca de 185 das cisternas calçadão serão construídas no município do Brejo, por famílias que já construíram a primeira cisterna com capacidade para 16.000 litros. A vigência do projeto será de 15 meses. 
Além disso, 500 cisternas com capacidade para 16.000 litros d’água cada serão construídas no segundo semestre deste ano, numa parceria entre o Prorural – MDS – CONDESB em 15 comunidades rurais da região semiárida do município, completando 1.800 cisternas, sendo que já foram construídas 1.200 cisternas nos últimos dez anos pela Articulação no Semiárido ASA e Prorural, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CONDESB e comunidades rurais.

Da Assessoria

TCE e MPPE armam ação contra o "voto político" nas Câmaras


Araçoiaba é considerado um caso emblemático. Neste município da Região Metropolitana do Recife (RMR), o prefeito afastado Severino Alexandre Sobrinho (PMDB) teve sua prestação de contas referente ao ano de 2005 rejeitada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas, sem maiores explicações, a Câmara Municipal resolveu ir de encontro à decisão do órgão de controle e aprovar a mesma prestação.
A partir de agora, numa ação conjunta do TCE com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), as Câmaras Municipais que aprovarem contas de gestores que tenham sido antes rejeitadas pelo Tribunal de Contas terão que justificar a decisão, sob pena de os presidentes das casas legislativas também serem acionados por improbidade administrativa.
Além disso, as Câmaras terão um prazo de no máximo 60 dias para realizarem seus julgamentos. O intuito é acabar com o chamado “julgamento político” das legislativos municipais que, muitas vezes, aprovam contas de prefeitos pelo simples fato de serem aliados.
“O voto dos vereadores tem que ser igual ao do Poder Judiciário, o voto motivado, fundamentado. Quando a Câmara dos Vereadores aprovar uma conta (rejeitada anteriormente pelo TCE), cada vereador terá que dizer porque está aprovando, com a fundamentação legal. Não pode simplesmente rejeitar, sim ou não”, argumenta o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon.
Com relação ao prazo de 60 dias para que as Câmaras Municipais façam o julgamento do Executivo, o intuito é não apenas fazer cumprir uma determinação da Constituição Estadual – que é esquecida na maioria das vezes –, como também evitar que se repitam casos absurdos como alguns que existem ainda hoje.
Dos 184 municípios do Estado, nada menos que 52 têm uma ou mais prestações de contas rejeitadas pelo TCE que, ou não foram ainda julgadas pelo Legislativo, ou, se foram, o resultado do julgamento não foi enviado de volta para o TCE.
“É preciso deixar claro que o parecer do Tribunal de Contas prevalece enquanto as contas não forem julgadas pelas Câmaras Municipais. Então, essas contas que estão aí que não foram julgadas, mas que têm parecer conclusivo do Tribunal, se foi pela rejeição, elas serão encaminhadas ao TRE para ser analisadas pelo Ministério Público Eleitoral. Isso, possivelmente, tornará inelegível o gestor”, diz a presidente do TCE, Teresa Duere.
Do Jornal do Commercio

Domingo agitado em Brejo da Madre de Deus


Ainda comemorando os 260 anos, a cidade de Brejo da Madre de Deus recebeu o Circuito Nacional DB Champions de Carros rebaixados, tunados, paredões e som automotivos. O 1º Brejo Tuning Car, que aconteceu no Complexo 3 Clube, reuniu mais de 800 pessoas, com a participação de  expositores e competidores  que mostraram suas máquinas modificadas e seus potentes sons, fazendo com que mais uma vez, nossa cidade fosse elogiada pela tranquilidade e a organização do evento. 

Visitantes das cidades de Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Maceió, Jataúba, Pesqueira, Recife, Campina Grande, Belo Jardim, Toritama, Bezerros entre outras cidades prestigiaram junto aos brejenses o campeonato, com destaque para os competidores Rennan Pessoa (mini moto) Hugo Canibal, (categoria rebaixados) Messinho/Teta (som automotivo) Guilherme e Pinto Branco (moto rebaixada) ambos da nossa cidade. 

Segundo os organizadores Guga Barros e Nildo Pessoa, o objetivo foi alcançado, “trabalhamos intensivamente para divulgar o evento na região, além da mídia convencional, utilizamos bastante a mídia eletrônica, as redes sociais e os blog´s que foram grandes parceiros no sucesso do 1º Brejo Tuning Car, alcançamos turistas inclusive de outros Estados”, comentou Guga Barros. 

Além do campeonato, o público prestigiou também o encontro dos melhores paredões da região, montados pela equipe Erisson (Caruaru) que agitou a galera até altas horas, junto com o Dj Manoel Nunes, na Tenda Eletrônica montada na área da piscina, com os melhores hits do momento. 

O Brejo da Madre de Deus seguramente está no circuito, afirma Nildo Pessoa, prometendo ainda este ano trazer novamente o Campeonato Nacional, com mais e melhor estrutura, “foi excelente a parceria Bloco Amo Brejo/DB Champions, pois nosso nome além de sério e respeitado, é sinônimo de qualidade, e desde os primeiros contatos até a homologação percebi que a DB Champions é bastante profissional, o resultado não poderia ser diferente” comenta.

A dupla organizadora promete mais eventos inéditos para Brejo, e em breve, estarão realizando as prévias do 7º Brejo Fest, que será sem dúvidas a festa mais badalada de todas as edições.
Do Estação Notícias

Rui Medeiros e Walmir preparam o plano de governo de Roberto Asfora para a segurança do Brejo da Madre de Deus


Em uma reunião recente na residência de Roberto Asfora, ficou definido que o Comissário Rui e o Agente Walmir, serão os responsáveis pelo Plano de Governo de Roberto Asfora para a segurança do Brejo da Madre de Deus.

Os dois ficaram conhecidos pelo trabalho realizado no Distrito de São Domingos na administração de Roberto Asfora, quando chegaram a Brejo, colocaram os marginais para correr, em um combate diário contra a criminalidade que, na época, mandava m São Domingos.

Ninguém podia ficar depois das 18 horas na rua que os assaltantes atormentavam a vida dos cidadãos, depois que os dois chegaram à paz voltou a reinar no distrito e nos sítios, hoje a população clama pela volta de Rui e Walmir.

A entrevista completa com Rui e Walmir você poderá ouvir neste sábado no Programa Carga Pesada, na Farol FM.

Da Assessoria 

Socialista quer imagem de acidentes de trânsito nas garrafas de bebidas alcoólicas com o slogan “Bebida também mata”


A perigosa combinação de álcool e direção tem elevado o número de acidentes com vítimas fatais nas estradas brasileiras nos últimos anos. O Estado sofre os reflexos dessa violência no trânsito, arcando com os custos da recuperação das vítimas e benefícios da Previdência Social. De olho neste quadro, o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) apresentou, na quarta-feira (22), o Projeto de Lei nº 3840/12, que torna obrigatória a impressão de imagem de acidentes de trânsito nas garrafas de bebidas alcóolicas.

Com o slogan “Bebida também mata”, o deputado atenta para esse infortúnio de dimensões globais e a importância de seguir exemplos que deram certo. “Dentre as experiências mais bem sucedidas de combate à prática de dirigir sob o efeito do álcool foi implementada na Austrália. Em 1989, o país iniciou uma campanha baseada na veiculação de imagens realistas de acidentes nas estradas provocados pelo uso de bebidas alcoólicas. O resultado foi uma redução de mais de 50% nas vítimas fatais”, argumentou o deputado. 

A regulamentação em vigor no Brasil determina apenas que os rótulos das embalagens contenham advertência alertando o consumidor para evitar o consumo excessivo de álcool. A proposta é semelhante ao que se pode notar nas embalagens de cigarro, desde 2008, que mostram imagens chocantes daquilo que pode se tornar o consumo do produto. 

“Esta medida, além de harmonizar-se com as mais modernas e eficientes práticas utilizadas no mundo para desestimular o consumo do álcool, também está em sintonia com o texto constitucional, que atribui ao Poder Público, a competência para estabelecer normas de esclarecimento à população sobre os malefícios do consumo excessivo do álcool”. O deputado Pastor Eurico concluiu lembrando que a medida proposta terá custo praticamente nulo, tendo em vista que os fabricantes deverão arcar com a impressão das imagens nos rótulos.

O projeto em questão altera a Lei nº 9.294/96, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígenos, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas.

Da Assessoria

Vaquejada no Parque Inacinho


Brejo da Madre de Deus abre espaço para promover a cultura nordestina através da festa de gado. O parque Inacinho, localizado no bairro Boa Esperança, será palco de mais um grandioso bolão de vaquejada neste dia 02 de Junho, com premiação para as categorias Profissional e Amador tropa de elite. Haverá troféu de participação.

A corrida contará com boiada nelore de primeira qualidade garantida pelo promotor do evento, o Flavinho Pressão. 

Aos torcedores e amantes da festa do gado, a organização do evento promete muito som automotivo para descontrair a torcida e patrocinadores. 

Para contatos, ligue 9618-0733 e diga que valeu!
Fonte: Geraldo Silva

Policiais civis de Pernambuco cruzam os braços por 24 horas


Os policiais civis de Pernambuco iniciaram nesta quarta-feira (30) uma greve de 24 horas, dando continuidade a campanha salarial deste ano. A categoria pretende realizar uma passeata até o Palácio do Campo das Princesas. A concentração será na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), no Recife, a partir das 14h.

De acordo com o presidente do Sinpol, Cláudio Marinho, os serviços essenciais e emergenciais serão mantidos, como flagrante, local de crime, liberação de corpos e condução de preso. 

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade

Mulher é preza com um quilo de pasta base de cocaína em Caruaru


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite de segunda-feira (28) um quilo e meio de pasta base de cocaína em Sertânia, Sertão de Pernambuco. Segundo a PRF, a abordagem aconteceu às 21:30h no posto rodoviário de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia.

A droga estava com Juliete Pereira da Silva, de 23 anos, em um micro-ônibus que vinha de Princesa Isabel, na Paraíba, com direção à cidade de Toritama, no Agreste de Pernambuco. Após a apreensão, o micro-ônibus foi liberado.

Ainda segundo a PRF, Juliete Pereira foi abordada através de denúncia, mas ela já vinha sendo monitorada pela Polícia Federal. Por isso, a suspeita foi levada junto com a droga para a delegacia da PF em Caruaru, no Agreste do Estado.

Do NE10 Foto Adielson Galvão