segunda-feira, 7 de maio de 2012

Acidentes deixam 5 mortos em rodovias federais de Pernambuco


A Polícia Rodoviária Federal registrou um plantão agitado. Neste domingo (6), aconteceram 24 acidentes, com 38 veículos envolvidos, quatro mortos e 29 feridos. 
Na BR-104, em Taquaritinga do Norte, a capotagem de um Fiat Uno resultou em uma morte. Josefa Maria de Lima, 57 anos morreu no local do acidente, que também deixou duas pessoas feridas.

Na BR-424, em Caetés, Agreste Meridional, colisão entre carro e moto causou a morte do motociclista Amauri Ferreira da Costa, 28 anos.

Na BR-232, em Arcoverde, no Sertão, uma moto e dois carros se envolveram num acidente após atropelamento de um cavalo. Morreram o motociclista Charles Alves de Souza, 23 anos, e um homem não identificado que estava no animal.

E na madrugada desta segunda-feira (07), o tombamento de um caminhão resultou em uma morte na BR-423. A vítima foi identificada como Marcos Bezerra Fernandes.

O Corpo de Bombeiros registrou 75 ocorrências no Estado. Em Caruaru, foram 18 atendimentos realizados pelas equipes do 2º grupamento. Destaque para os acidentes em Caetés e Taquaritinga do Norte. O Samu Agreste registrou mais de 60 saídas de ontem pra hoje.

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade

Preço do açúcar e do álcool pode aumentar devido à seca


O preço do açúcar e do álcool poderá subir por causa da seca que atinge Pernambuco este ano, de acordo com informações da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP). A estiagem vem causando problemas não só no Sertão, região mais atingida, mas também no litoral, Zona da Mata e Agreste.

Por isso, nesta segunda-feira (7), integrantes da AFCP vão se reunir com especialistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para se informar mais sobre as condições e previsões para os próximos três meses. O encontro será realizado às 14h, na sede da AFCP, no bairro do Imbiribeira, no Recife.

Segundo a AFCP, a previsão inicial é de que a safra seja até 20% menor do que a do ano passado, o que pode aumentar os preços. “Acredito que isso pode refletir no preço para o consumidor, apesar de que esse déficit deve ser substituído pelos estados vizinhos e até pelo Sudeste. Mas o impacto na economia local é bastante grande. Para ter ideia, se a redução for de apenas dos 20% previsto, nós teremos impacto na ordem de meio bilhão de reais na economia do estado”, falou Paulo Guedes, vice-presidente da AFCP.

A reunião desta segunda com o IPA vai servir para esclarecer as previsões climáticas e o que os produtores podem esperar para safra. “Essa reunião é para dar essas informações do que vai acontecer nos 90 dias, para tomar algumas providências e conversar com o governo do estado e federal. Nós não aguentamos mais, saímos de uma seca parecida com essa há dois anos. Mais uma, pode ser a expulsão de grandes produtores”, informou Guedes.

A meteorologista do IPA, Francis Lacerda, adiantou que as previsões não são nem um pouco favoráveis. “Na realidade, previsão no próximo trimestre, principalmente no Agreste, litoral e Zona da Mata, que é onde ainda chove, é de que as chuvas sejam abaixo do padrão normal. O percentual de redução ainda há de ser definido. No Sertão, a probabilidade de chover é muito pequena. Pode ter uma garoa, mas nada significativo, que reduza o déficit. A previsão não é animadora”, comenta. Um dos motivos atribuídos aos baixos índices de precipitação é o resfriamento do Oceano Atlântico, o que impede a evaporação e formação de nuvens.

A chuva que atingiu a Região Metropolitana do Recife no final de semana não é sinal de melhora da situação do estado. “Essas chuvas são poucas. Está parecido com comportamento de final de inverno, no mês de agosto e setembro. É uma chuva fina, que chamamos de 'estratiformes' que não serve para acumular água no solo ou reservatórios”, explica Lacerda. Na última sexta-feira (4), o governador Eduardo Campos decretou situação de emergência nos 56 municípios do Sertão pernambucano.

Dentre as medidas tomada pelo governo para combater a seca, estão a liberação de crédito, o investimento para construção de poços e cisternas e a contratação de carros-pipas. Segundo Paulo Guedes, vice-presidente da AFCP, as atitudes não devem alterar o quadro preocupante do setor no estado. “Para nosso setor, essa solução não tem sentido prático. Estamos a 90 dias da safra, e a única coisa que podia ajudar é a chuva. Não há mais tempo hábil para fazer isso. Para essa safra, somente chuva”, concluiu.

Do G1 PE

Mulher se recusa a dormir com amante e é morta a facadas. Namorado flagra o crime


Uma mulher foi assassina dentro de casa pelo próprio amante, na madrugada desse domingo (6) em Lagoa Grande, agreste de Pernambuco.

De acordo com informações da Polícia Militar, Joseline Rodrigues Viana, 33 anos, estava dormindo quando a casa dela foi arrombada por Welton de Souza Silva, 18 anos, amante da vítima, que invadiu a residência e desferiu vários golpes de canivete até mata-la.

O namorado de Joseline, Marcondes Manoel dos Santos, 24, voltou para casa dela, por volta de 1h da manhã, quando percebeu que a janela estava arrombada. Ainda segundo a polícia, ele teria entrado à procura da namorada, quando flagrou o acusado matando a mulher.

Marcondes conseguiu conter o assassino, que acabou fugindo. Ele levou a namorada para o hospital da cidade, mas ela morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade de saúde.

A Polícia foi acionada por funcionários do hospital, foi até o local e iniciou as diligências atrás de Welton, que foi encontrado por volta das 5h num sítio nas proximidades de Lagoa Grande. O criminoso disse a polícia que tinha um relacionamento amoroso com a vítima e que nessa dia ela tinha se recusado a dormir com ele.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru