domingo, 15 de abril de 2012

Toyoteiro tem infarto e morre no hospital em Brejo da Madre de Deus. Nézo era um dos mais antigos na praça

O Brejo da Madre de Deus perdeu neste domingo (15), um dos Toyoteiros mais antigos que fazia a linha Brejo/Caruaru. Veneziano Fernandes de Lima, mais conhecido por Nézo Toyoteiro, estava conversando com amigos na Praça Bom Conselho no centro da cidade por volta das 19h, quando teve um infarto e foi socorrido para o Hospital José Carlos de Santana.

Segundo informações de populares, Nézo foi socorrido por amigos e uma funcionária do hospital que não estava de plantão, todos os esforços foram feitos, mas não teve êxito.

A notícia da morte de Nézo chocou a cidade, muitos amigos e alguns toyoteiros foram até o hospital em busca de informações.

Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

Bíblia Sagrada já foi traduzida para 2.539 idiomas

O Relatório Mundial de Tradução de Escrituras revelou que até dezembro de 2011 a Bíblia foi traduzida para 2.539 línguas diferentes, podendo alcançar inúmeras pessoas com a Palavra de Deus.

Esse documento foi elaborado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) a partir de informações dadas pelo Museu da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e pelo setor de Bíblias das SBU na Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Essas instituições trabalham para que a mensagem bíblica alcance o maior número de pessoas no mundo e por isso elas fazem parcerias com tradutores e instituições missionárias para expandir a mensagem de Cristo.

Só nos últimos dois anos 30 edições inéditas foram lançadas, entre elas sete edições do novo testamento e dez da Bíblia completa. No total geral foram 1.241 Novos Testamentos, 823 porções bíblicas e 478 Bíblias completas.

Esse relatório foi elaborado por Erní Seibert, secretário de Comunicação da Ação Social da SBB e comenta que as Sociedades Bíblias não poupam esforços para fazer com que o Livro Sagrado alcance muitos povos. “Esses esforços em traduzir a Palavra de Deus para todos os povos devem ser motivos de agradecimento a Deus. No entanto, é preciso ter em mente que existem mais de 6,9 mil línguas no mundo e, portanto, há ainda inúmeras pessoas que não têm acesso à mensagem e aos valores bíblicos na língua que lhes fala ao coração”, disse.

O continente africano lidera o número de traduções tendo 743 línguas locais que já contam com exemplares da Bíblia. Em seguida vem o continente asiático com 618 idiomas. Nas Américas já foram feitas 515 traduções para diversas línguas e dialetos. Em quarto lugar está a Oceania, com 449 traduções e a Europa vem em seguida com 210.

Nesse documento não estão apenas os livros traduzidos e publicados pelas Sociedades Bíblicas Unidas, mas também por diversas organizações. Esse relatório tem como objetivo apresentar um panorama do trabalho que tem sido realizado para a difusão da mensagem de Deus.

Fonte: Gospel Prime

Municípios em alerta por causa da estiagem

A falta de chuvas castiga mais uma vez o Nordeste. Este ano, Pernambuco figura em terceiro lugar no ranking de Estados com maior número de municípios em situação de emergência. A Bahia é o caso mais crítico, com 160 cidades nesta situação, seguido do Piauí, com 54. Dos municípios pernambucanos, Taquaritinga do Norte, no Agreste, e Afrânio, Belém do São Francisco, Dormentes, Parnamirim e Petrolina, no Sertão, também já foram reconhecidos como em estado de emergência pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Para tentar amenizar o sofrimento das famílias, prefeituras, governo do Estado e o Exército se uniram para oferecer auxílio e planejar obras estruturadoras. Até o último dia 10, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já havia disponibilizado 557 carros-pipa para prefeituras do Sertão e Agreste.
“A ajuda depende da demanda. Se chove, desativamos os carros, se não chove, aumentamos a frota”, disse o diretor de extensão rural do IPA, Genil Gomes. Segundo ele, o instituto está elaborando um plano emergencial de ajuda aos municípios atingidos pela seca, que deverá ser enviado para aprovação do governador Eduardo Campos nos próximos dias.
A Operação Pipa também está sendo realizada pelo Exército Brasileiro e, atualmente, beneficia 86 municípios. Um deles é Salgueiro, no Sertão, que já enviou ofício à Secretaria Nacional de Defesa Civil para decretar estado de emergência. “A situação está muito delicada na zona rural, onde moram aproximadamente 12 mil pessoas. Na parte urbana o cenário é melhor, já que ela é abastecida pela adutora do Rio São Francisco”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Nilton Cavalcanti. Além dos carros-pipa, a Prefeitura de Salgueiro está construindo cacimbas, com a ajuda de escavadeiras para fornecer água aos moradores.
“Em parceria com o governo estadual vamos iniciar um sistema simples de abastecimento nas comunidade localizadas perto de mananciais e açudes. O projeto está pronto e estamos concluindo o levantamento das áreas”, explicou o secretário. Segundo ele, muitos agricultores ainda não conseguiram iniciar o plantio este ano.
Situação semelhante é encontrada em Afrânio, onde a prefeitura se reuniu com sindicatos de trabalhadores rurais para elaborar um plano de financiamento emergencial para o setor.
Em Petrolina, a prefeitura criou o Programa Água de Beber que atende cerca de 6.500 pessoas, através de 23 carros-pipa contratados em convênio com a Agência Reguladora do Município de Petrolina. Além disso, estão sendo recuperados 507 poços tubulares e outros nove foram perfurados nos últimos 30 dias.
Do Estação Notícias

Tribunal de Contas de Pernambuco rejeitou mais uma conta do Prefeito do Brejo da Madre de Deus

O Tribunal de Contas de Pernambuco rejeitou esta semana mais uma conta do atual Prefeito do Brejo da Madre de Deus, Jose Edson de Sousa, foi à conta de 2010.

Dos três anos que o Prefeito esta a frente da prefeitura, dois anos já tiveram suas contas rejeitadas pelo TCE-PE, primeiro foi a de 2009 e agora 2010, os conselheiros ainda não analisaram as de 2011.

Estas contas estão à disposição do cidadão no site do TCE-PE www.tce.pe.gov.br

Fonte: Vereador Carga Pesada

Faltam médicos em Caruaru

CARUARU – Entidades médicas denunciaram, ontem, em entrevista coletiva, a precariedade de atendimento na Maternidade Jesus Nazareno e no Hospital Regional do Agreste (HRA), nesta cidade do Agreste. A falta de profissionais é o problema mais grave e tem provocado transferências de doentes e colocado em risco a vida dos pacientes. Diante da situação, o sindicato da categoria cobra a realização de concurso público.
“Para se ter uma ideia, no sábado da Semana Santa não havia cirurgião no Regional”, disse o diretor regional do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Danilo Souza. Segundo ele, a situação é mais grave ainda no Jesus Nazareno. “O médico tem que escolher o paciente. É uma aventura fazer um parto na unidade.”
O vice-presidente do Simepe, Mario Jorge Lobo, disse que um relatório da situação será enviado ao Conselho Regional de Medicina. “Precisamos de uma discussão sobre a rede de maternidades em Pernambuco. Queremos um enfrentamento definitivo”, pontuou.
Segundo os médicos, a falta de profissionais é mais grave em algumas especialidades, como pediatria, cirurgia e ortopedia. A situação tem provocado, ainda de acordo com a categoria, a realização de plantões com equipes incompletas.
Sobre as denúncias do Simepe, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota afirmando que realizou concurso para médicos em 2009, que ainda está em vigor e os aprovados sendo chamados. “Portanto, não há razão para a realização de novo concurso neste momento.”
De acordo com a Secretaria de Saúde, para a demanda imediata por mais médicos, está sendo autorizada a convocação de 13 profissionais (oito neonatologistas e cinco obstetras) para o Jesus Nazareno. Para o HRA, estão sendo chamados um ortopedista e um intensivista.

Do Estação Notícias