quarta-feira, 28 de março de 2012

Nova Jerusalém ganha espaço cultural Diva e Plínio Pacheco

Nas ruas largas e sem calçamento da vila de Fazenda Nova o comerciante Epaminondas Mendonça começou a escrever a história da Paixão de Cristo, no Agreste Pernambuco. Era 1951 quando a encenação teve início durante a Semana Santa.

Era uma maneira de atrair hóspedes ao hotel da família Mendonça e aquecer o comércio local, que logo se encantaram com o espetáculo que mostrava a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O modesto projeto contava com uma forte aliada: Sebastiana, esposa de Epaminondas, de veia artística cultural e teatral que cuidava da direção do espetáculo. De maneira simples, porém criativa, as apresentações contavam ainda com a participação de familiares, na maioria mulheres, e amigos que juntos contracenavam nas ruas utilizando-se do cenário local.

No ano de 1956, Plínio Pacheco chega à Fazenda Nova e encanta-se pela atriz Diva Pacheco, filha de Epaminondas. Doze anos depois, em 26 de março de 1968, a Paixão era encenada pela primeira vez no maior Teatro ao Ar Livre do Mundo, graças ao idealizador Plínio Pacheco.

45 anos já se passaram e o mega espetáculo bate recorde de público a cada ano. Parte desta bela história será conhecida a partir de hoje, no Espaço Cultural Diva e Plínio Pacheco, com inauguração marcada para as 20h30, nas dependências da Pousada da Paixão.

“O espaço que abrigava o acervo de Plínio agora vai dividir o seu ambiente com o acervo da grande dama do teatro pernambucano, Diva Pacheco. Está sendo um grande desafio para mim conciliar essa nova linguagem, no intuito de recuperar peças e fotografias e mobiliário para criar uma harmonia, com uma apresentação diferenciada”, ressaltou o historiador e consultor cultural , Walmiré Dimeron.

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade

Menina de 10 anos é morta a tiros ao lado do tio em Toritama. Ex-presidiário era o alvo dos assassinos

Uma criança e um homem foram mortos a tiros na tarde dessa terça-feira (27), em Toritama, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a polícia, o ex-presidiário Cícero Tarcísio da Silva, 28 anos, estava em frente de uma casa com a sobrinha Ivania Maria da Silva, 10 anos, quando dois homens não identificados passaram em uma moto vermelha e começaram a disparar contra Cícero. Os dois foram atingidos pelos disparos e morreram no local.

Após a ação, os dois homens fugiram e até agora não foram localizados. A polícia não tem informações sobre a motivação do crime. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao IML de Caruaru.

Foto: Adielson Galvão.com
Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

Imigrante suíço residente em Brejo é preso por tentar subornar agentes da PRF

Nessa segunda-feira (26), por volta das 15h45, agentes da Polícia Rodoviária Federal de Garanhuns deram voz de prisão ao imigrante suíço Josef Markus Frank, 55 anos, residente em Brejo da Madre de Deus, quando este, ao ser fiscalizado no Km 92 da BR-423 em Garanhuns, foi verificado que o mesmo não tinha Carteira de Habilitação, bem como conduzia uma motocicleta com licenciamento atrasado.

Ao ser informado que seria autuado por falta de habilitação e licenciamento atrasado, e que sua motocicleta seria apreendida para regularização, o mesmo ofereceu aos PRF's a quantia de R$ 100, momento em que recebeu imediatamente voz de prisão por corrupção ativa, Art. 333 do Código Penal Brasileiro.

Portal +AB