quarta-feira, 21 de março de 2012

Presidente do SINDIBREJO disse que os professores ainda tem o que negociar


O Brejo da Madre de Deus paga o piso nacional a seus professores, a Lei 11.738/2008, que regulamenta o piso salarial dos professores, foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada em julho daquele ano pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Brejo da Madre de Deus (SINDIBREJO), Wilma Azevedo, disse em entrevista na Rádio Colinas FM nesta quarta-feira (21), que os professores municipais do Brejo da Madre de Deus decidiram não aderir à paralisação nacional que aconteceu na semana passada, mas a categoria ainda tem o que negociar.

“O Brejo da Madre de Deus paga o piso nacional desde agosto de 2009, foi uma grande conquista nossa. Precisamos negociar ainda o enquadramento, quinquênio e horas perdidas, vamos fechar com o gestor municipal”, disse.

Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

José Augusto Maia participa de encontro com Ministro Fernando Pimentel

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participou na manhã desta quarta-feira (21), de uma reunião (café da manhã) com o Ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior). O deputado pernambucano participou do encontro atendendo a um convite da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Na oportunidade, o deputado solicitou ao Ministro, apoio ao projeto de instalação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Santa Cruz do Capibaribe-PE, sede do segundo maior Polo de Confecções do Brasil, que emprega atualmente, direta e indiretamente, mais de 200 mil trabalhadores.

José Augusto Maia informou também que, quando da realização do Seminário de Desenvolvimento Regional, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior estiveram no município pernambucano e puderam ver de perto a realidade do Polo de Confecções, sendo assim, para ele, é de extrema importância para o desenvolvimento do Polo a implantação de uma ZPE.

O Ministro mostrou-se bastante interessado na proposta, ele informou que encaminhará aos órgãos diretamente ligados a essa área, diretrizes para que os mesmos analisem o pedido. Ele destacou que são ações nesse sentido, que fazem com que o Brasil se desenvolva e cresça ainda mais.

“Os grandes empresários chegam com facilidade ao Ministro, mas os pequenos e micros, não tem esse mesmo acesso ao Ministério, no entanto, tem acesso ao seu deputado, por isso é importante uma região ter seu representante direto, pois através dele as demandas e os problemas são apresentados e através do seu representante (deputado), chegam ao Ministério mais facilmente. Aqui podemos destacar a participação do deputado federal José Augusto Maia, que de forma incansável vem representando esse Polo com tanta veemência e obstinação”, destacou o ministro Fernando Pimentel.

Da Assessoria

Tentativa de homicídio em São Domingos

No final da manhã de quarta feira, dia 21 de março, moradores da Rua da Roseira em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus, viveram momentos de terror com uma tentativa de homicídio em plena luz do dia.

Segundo informações repassadas a reportagem do Agreste Notícia, é que o Ex-Presidiário Alexandre Araujo da Silva de idade não informada e que reside na rua acima citada, estava chegando em casa, quando foi alcançado por um elemento em uma bicicleta que sacou um revolver e efetuou cinco disparos contra Alexandre que correu e conseguiu escapar sem ser atingido. Os disparos acertaram as paredes de algumas residências.

Alexandre foi preso em 2010 por furto e cumpriu presídio, porem acredita que a tentativa contra sua vida não seria por causa disso. Afirmou que não é usuário de drogas. Ainda disse a Polícia que esteve no local, que não conhece o autor dos disparos, nem tampouco sabe o motivo da investida.

A Polícia Militar realizou rondas para localizar o meliante, mas não obteve êxito.

Do: Jornal Agreste Notícia

Em entrevista, Moraes ressalta trabalho de Eduardo

O vice-líder do PSB na Assembleia Legislativa, o Deputado Diogo Moraes, esteve nas rádios VALE AM e São Domingos FM fazendo um balanço das principais ações do governador em Santa Cruz do Capibaribe.

Diogo fez questão de enfatizar que Eduardo Campos trabalha intensamente para a região e que ele vem dando uma atenção especial para Santa Cruz do Capibaribe. “A elevada aprovação de Eduardo vem de uma pauta voltada ao trabalho”.

Dentre as principais ações do Estado, Moraes citou:

Redução do ICMS no Pólo (de 10% para 4%);
Publicidade para o Pólo (2,5 milhões);
Apoio a eventos da moda;
Construção da escola técnica (5,5 milhões)
Construção do Fórum;
Implantação da Escola de Referência no Luiz Alves;
Terra Pronta – Horas Máquina / Semestre / 10 Poços Artesianos;
Duplicação da PE-160;
Policiamento (Transformação da 3ª CIPM em Batalhão + 80 Policiais);
Asfaltamento da Avenida 29 de Dezembro (700 mil);

Ainda revelou que as obras da cadeia pública e do esgotamento sanitário estão paradas porque as empresas vencedoras da licitação decretaram falência, e que os trâmites legais para a retomada no caso da Cadeia e início do esgotamento sanitário, estão em fase de análise.

Da Assessoria

Brejo da Madre de Deus acumula recordes negativos, temos a 4º pior gestão fiscal de Pernambuco

Recentemente os brejenses tomaram conhecimento de dados lamentáveis, o Brejo da Madre de Deus tem a 3º pior saúde de Pernambuco, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Saúde, o IDSUS. Agora, outro dado triste acaba de ser divulgado, o Brejo da Madre de Deus tem a 4ª pior Gestão Fiscal do estado, segundo dados do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal.

IFGF: PERNAMBUCO (2010)
POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING
Nacional
Estadual
IFGF
UF
Município
5238º
176º
0.1453
PE
Brejo da Madre de Deus
5243º
177º
0.1360
PE
São Joaquim do Monte
5245º
178º
0.1332
PE
Itambé
5246º
179º
0.1320
PE
Paudalho

OBS: Devido a dados incertos, Altinho, Araçoiaba, Caetés, Primavera, Verdejantes e o Arquipélago de Fernando de Noronha aparecem sem notas.

IFGF: quase 65% dos municípios do país têm gestão fiscal difícil ou crítica

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras. Os dados são do IFGF (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), criado pelo Sistema FIRJAN para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.
Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Os quatro primeiros têm peso de 22,5% sobre o resultado final. O IFGF Custo da Dívida, por sua vez, tem peso de 10%, por conta do baixo grau de endividamento dos municípios brasileiros.

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

Em sua estreia, o IFGF avaliou 5.266 cidades brasileiras, onde vive 96% da população. Dos 5.565 municípios do país, 297 não apresentaram seus dados fiscais ao Tesouro Nacional até o fechamento do trabalho, em setembro do ano passado. São 43 municípios da Bahia, 34 do Pará, 33 de Minas Gerais, 29 do Piauí, 23 do Maranhão, 22 de Goiás, oito do Rio de Janeiro, além de 105 de outros 19 estados brasileiros.

Apesar de 2010 ter sido o ano de maior crescimento econômico do país desde 1986, o IFGF aponta que os municípios brasileiros estão, em média, em uma situação fiscal difícil. O índice Brasil atingiu 0,5321 pontos, influenciado pelo crítico desempenho do indicador de Receita Própria (0,2414 pontos), além da difícil situação retratada pelo IFGF Liquidez (0,5719) e pelo IFGF Gasto com Pessoal (0,5773).

Por outro lado, o IFGF Investimentos atingiu seu maior nível desde 2006 (0,6163 pontos), enquanto o IFGF Custo da Dívida manteve a melhor pontuação entre os cinco indicadores avaliados pelo estudo (0,8055 pontos).

Diva Pacheco recebe Medalha José Mariano

Diva Pacheco, que juntamente com o seu marido Plínio Pacheco, transformou uma peça teatral amadora encenada nas ruas de Fazenda Nova, na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o mega espetáculo já assistido por mais de 3 milhões de pessoas, vai receber a comenda “José Mariano”, a maior homenagem da cidade do Recife, pela sua contribuição à cultura e ao turismo de Pernambuco. A entrega da medalha será quinta-feira, às 16h, na Câmara de Vereadores.

Além de ter uma participação destaca em todo o processo de construção da cidade-teatro de Nova Jerusalém e na montagem do espetáculo teatral, Diva também atuou como atriz não só na Paixão de Cristo, mas também em filmes e novelas da Rede Globo. Em parceria com o figurinista Vítor Moreira, também deu importante contribuição para a criação das mais de 800 peças que compõem o figurino do espetáculo de Fazenda Nova.

MG Comunicação