sábado, 17 de março de 2012

Enoque de Dutinha foi ao hospital e disse que não tinha médico para atendê-lo

O comerciante José Enoque Cordeiro, mais conhecido por Enoque de Dutinha do Senadinho Bar, machucou o pé na noite de sexta feira (16), e na manhã deste sábado (17), não agüentando mais as dores, foi em busca de atendimento médico no hospital José Carlos de Santana em Brejo da Madre de Deus, segundo Enoque, não tinha médico as 08h54min e teve que ir para a cidade vizinha Jataúba.

“Uma funcionária disse que não tinha médico no momento, o médico que estava de plantão tinha indo embora e o outro não tinha chegado, então, como não tinha médico para me atender e estava sentindo muitas dores, fui buscar atendimento em Jataúba”, disse Enoque.

O enfermeiro Adalmir de Souza, filho de Zé Ivã veterinário, que trabalha no hospital de Jataúba, foi quem levou Enoque no carro próprio.

“Ele teve uma fratura no tornozelo, o médico que o atendeu em Jataúba, solicitou um Raio X que foi feito na hora, imobilizou a perna, e o medicou. Ele ainda saiu com a medicação para tomar por 30 dias”, contou Adalmir.

O Estação Notícias entrou em contato com a prefeitura do Brejo e fomos informados de que o plantão ocorreu normalmente no hospital.

É bom saber: Jataúba é 37ª colocada no IDSUS com nota 5,64. O Brejo da Madre de Deus é o 183º colocado no IDSUS com nota 4,00.

Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

Merece destaque

No centro do Brejo da Madre de Deus todos os casarões estão tombados, estão dentro da área de preservação rigorosa fiscalizada pela FURDARPE, por isso aos poucos o comercio brejense está aumentando na Avenida Cleto Campelo, algumas casas estão sendo demolidas para virar ponto comercial.

A recuperação da casa do médico Luiz Carlos Mesquita na Avenida, está chamando a atenção de quem passa, além de preservar a história, sem dúvida deixa nossa cidade ainda mais bonita.
Segundo o proprietário, a casa foi construída em 1960 por Francisco Nicolau.

Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

Programação da Festa de São José 2012 em Brejo da Madre de Deus

DOMINGO - Dia 18 de março
PÁTIO DE EVENTOS
21h Show da Banda Forrozão Zero Grau
23h Show da Banda Brucelose
1h30 Show da Banda Forró do Vale

SEGUNDA - Dia 19 de março (Dia do Padroeiro)
16h Procissão do Padroeiro da cidade, "São José" pelas principais Ruas e Avenidas da cidade
PÁTIO DE EVENTOS
21h Show Mensagem com o Padre Edson Rodrigues

Realização:
Paróquia de São José e Prefeitura do Brejo da Madre de Deus

Geovani Barbosa

Vereador Avecino diz que secretária de saúde mentiu o tempo todo

O vereador de oposição Avecino Lima, entrou em contato com o Estação Notícias para falar de sua indignação com tudo o que ouviu da secretária de Saúde do Brejo da Madre de Deus, Drª Maria Cristina, na entrevista realizada na manhã de sexta feira (16) na Rádio Colinas FM.

 “Escutei toda entrevista, ela mentiu o tempo todo, é treinada para isso, aprendeu bem com o prefeito dela. Ela enrolou, botou a culpa em quem não tem, a culpa é de todo mundo menos dela nem do prefeito. Se ela não consegue médico é falta de competência dela e do prefeito, minha é que não é. Outra coisa que ela disse foi que Jataúba tem 100% de cobertura na saúde por que é pequena, eu cito como exemplo, Jaboatão dos Guararapes que é bem maior que o Brejo e teve nota bem acima da nossa, tem várias cidades que são maiores que o Brejo e a nota do IDSUS não foi tão baixa quanto a de Brejo. Fiquei indignado quando ela disse que o prefeito não tinha culpa nas filas para pegar fichas, pra mim isso é uma coisa desumana, o cidadão podendo pegar uma gripe, pneumonia ou até mesmo ser assaltado de madrugada. Os remédios básicos em todo canto tem menos aqui em Brejo, é um absurdo. A secretária disse que o ex-prefeito Roberto Asfora deixou a frota de veículos sucateada, o que eu não entendo é que no começo de 2009 em menos de 6 meses de administração, Dr. Edson leiloou uma ambulância com menos de 1 ano de uso, e hoje tem uma ambulância que está rodando em situação precária, com aproximadamente com 10 anos de uso.Se a unidade odontomédica não está rodando por falta de manutenção, foi culpa do prefeito que deixou o veículo parado no pátio da prefeitura durante esses 3 últimos anos. Na visão dela está tudo bem com  a saúde em Brejo, mas quem ouviu a entrevista sabe que a realidade aqui é outra, Drª Cristina mentiu o tempo todo na entrevista” desabafou o Vereador Avecino Lima.

Reportagem: Atahanderson Mesquita

Homens são presos suspeitos de assaltar ônibus de sulanqueiros

Dois homens foram presos em flagrante em ônibus que fazia o trajeto Bonito-Recife, na BR-232, nas proximidades de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul. Um deles, que estava armado com pistola de calibre 380, confessou praticar assaltos a grupos de sulanqueiros.

Segundo a polícia, que montou cerco policial nessa quinta-feira (15) após denúncia de um dos passageiros de que os homens tinham atitudes suspeitas, o principal alvo da dupla eram ônibus que saíam de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, para Caruaru ou Toritama, no Agreste.

Os dois, Dayvson Lima dos Santos, de idade não revelada, e Everton José de Lima, 25, foram autuados na Delegacia de Gravatá. R$ 1,5 mil foi apreendido com eles.

Do NE10

Mulher morre após ser atropelada por moto em Santa Cruz do Capibaribe

Uma mulher morreu atropelada no final da manhã desta sexta-feira (16), em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste pernambucano. Maria Severina Gomes, 68 anos, conhecida como “Dona Mariquinha”, foi atropelada por uma moto Titan 150 placa: KGD-9229, cor vermelha.

O acidente ocorreu na Avenida 29 de Dezembro. O condutor da motocicleta ainda não foi identificado.

Segundo populares, ela teria saído para comprar um remédio para o esposo, Lula do Xique Xique Bar, em uma farmácia e quando tentava atravessar a avenida, foi atropelada.

O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Caruaru.

Da Central de Jornalismo Rádio Liberdade de Caruaru

Brejo da Madre de Deus precisa municipalizar o trânsito, diz Max Sousa

O instrutor de trânsito Max Sousa, acredita que a municipalização do trânsito em Brejo da Madre de Deus, seria uma ótima opção para organizar a bagunça que está nas ruas da cidade e também, diminuiria os assaltos, já que haveria fiscalização entre carros e motos.

“Sem dúvida a municipalização do trânsito seria a melhor opção, na minha opinião, melhor até do que a guarda municipal. Os agentes de trânsito poderiam muito bem abordar pessoas de moto e suspeitas e coibir esse trânsito absurdo que está dando mais custo ao SUS do que outra qualquer coisa”, disse Max.

O trânsito está complicado na Avenida Cleto Campelo nos horários entre 12h e 18h e aos sábados no dia de feira livre. Mas a municipalização do trânsito em Brejo da Madre de Deus e vista pelos governantes, como gasto e nunca vista como investimento.  

Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

Secretária de Saúde do Município concede entrevista à Rádio Colinas FM


Demonstrando muito conhecimento, competência e naturalidade, a Secretária de Saúde do Município de Brejo da Madre de Deus, Dra Maria Cristina Paulino, esteve na manhã de hoje na Rádio Colinas FM, na sede do Município para conceder uma entrevista ao comunicador Atahanderson Mesquita. Marcada por muita descontração, a entrevista dada pela Secretária expôs todas as dificuldades encontradas pela gestão municipal, a crise da saúde no âmbito Nacional e os avanços da saúde em nosso Município.
Reformas estruturais na Saúde -
De forma clara e objetiva, A secretária de Saúde, Dra Cristina Paulino destacou os anos sem reformas estruturais nas unidades de saúde. Ela disse “Começamos pelo CEO, mas colocamos no chão o centro de saúde e vamos construir uma unidade moderna e depois faremos a tão esperada reforma do hospital”. A secretária deixou bem claro que não deseja fazer só os bicos improvisados, vai fazer reforma e deixar o hospital novo.
 Falta de medicamentos e recursos na saúde -
Dra Cristina esclareceu o motivo da falta de alguns medicamentos e as providências que estão sendo tomadas junto ao setor jurídico do município.
No caso especifico de Plácido, a secretária foi mostrar como funciona a saúde do Brasil, e deixou bem claro, “Determinação judicial não se discute, se cumpre”, e por isso o Prefeito esta obedecendo a justiça, porém a mesma justiça impede de comprar marcas, por isso Plácido tem de acessar o dinheiro para comprar diretamente, pois a Prefeitura não pode comprar diretamente, apenas por licitação.  Também falou sobre os PSF do município que, devido a dificuldade de se encontrar médicos disponíveis para ficarem as 40 horas semanais, foram transformadas em Unidades de Saúde, sem prejuízo para a população, que continua contando com o médico, dentistas e toda a rede da saúde.
A secretária comemorou o resultado apresentado por Atahanderson Mesquita de queda no número de internamentos no hospital, “saímos de 1200, para apenas 700 internamentos, isso é um resultado muito bom, isso mostra que nossa estratégia de saúde preventiva está funcionando com grande êxito, aproveito para parabenizar as equipes de saúde da família, NASF e ACS pelo importante trabalho desenvolvido”, destacou a secretária.  
Organização e planejamento –
Com muita segurança, Dra Cristina mostrou todos os recursos da saúde e como eles são gastos. Que cada verba vem destinada para um recursos especifico e que atende em parte as necessidades da secretaria, o restante é completado pelo Município.  Ela destacou ainda as ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola, que vem ganhando destaque, além do NASF que desde sua implantação tem atingido o seu objetivo que é tirar a sobre carga de atendimentos nas unidades de saúde. É bom lembrar, e aqui dizer que isso foi registrado pelo comunicador Atahanderson Mesquita, a Secretária falou sobre tudo isso, citando números, datas e outras informações sem levar um papel sequer para a entrevista, ela completou dizendo “quem faz sabe o que está fazendo, não motivo nenhum para mentir ou inventar. Fazemos tudo com seriedade. E só trabalho com Prefeito honesto, conheço José Edson de Sousa há mais de 20 anos, sei do seu caráter e de sua honestidade e também de seu compromisso com a saúde, foi isso que me fez voltar a administrar uma secretaria, e isso faço com prazer”.
 Filas na central de marcação –
A Secretária de Saúde lamentou as filas que acontecem não só em Brejo como em todo o país. Colocou a dificuldade de se conseguir serviços especializados na rede, onde pessoas têm marcação para mais de um ano devido a falta do profissional para o atendimento, não só na rede pública como na rede privada e nos planos de saúde. Citou vários exemplos a nível nacional de pessoas que entram nas filas e não conseguem agendar suas consultas ou exames. Porém no caso de Brejo, o objetivo é acabar com as filas nas calçadas, para isso ela está implantando um serviço de regulagem informatizado que terá sua sede instalada na nova policlínica. O objetivo é que o paciente assim que passar pelo médico, e se ele prescrever algum exame ou encaminhe o paciente para um especialista, ele já agenda com a atendente na própria unidade, no computador sem precisar ir a outro lugar para fazer esta marcação. O que será uma grande revolução no atendimento médico do município.     
 Frota da saúde –
 A Secretária Cristina Paulino voltou a lembrar o péssimo estado dos veículos encontrados pela atual gestão, no início de Governo. O sucateamento se deu devido à falta de manutenção periódica. Apesar de todo o esforço da atual gestão em adquirir novos veículos, alguns tem manutenção muito cara. Ela reconheceu que a unidade é importante, porém o estado em que se encontra o a unidade  odontomédica pede uma reflexão se vale a pena ou não recuperá-lo, ou vendê-lo para adquirir um mais moderno. Ela ainda anunciou a compra de mais uma ambulância para a rede de saúde
 IDSUS –
 A secretária com muita humildade, ao comentar o IDSUS, que leva em consideração o ano de 2008 e dados de 2009 e 2010, mostrou passo a passo como conseguir os resultado dos indicadores e como analisá-los. Foram justamente as notas obtidas em 2008 que puxaram os indicadores do IDSUS de Brejo para baixo, mas ela aproveitou para mostrar que apesar destes resultados, a saúde de Brejo vai muito bem, voltando a se recuperar e já pode ser visto um horizonte mais ameno, “tem muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”, declarou a secretária.
Dados da saúde –
Dra. Cristina Paulino aproveitou o espaço para mostrar, no ar, como obter as informações sobre a Saúde e como analisá-las, para assim poder, junto com a população fiscalizar o dinheiro da saúde. Disse ainda que a secretaria está de portas abertas para mostrar como é gasto o dinheiro da saúde e pediu que a população vá mais vezes as audiências públicas para obter mais conhecimento sobre o SUS. 
Policlínica de São Domingos –
A secretária destacou o bom funcionamento da  Policlínica de São Domingos, que desde a sua inauguração, pela primeira vez pode dizer que é sim uma policlínica e agora com funcionamento 24 horas. Além disso, a atual gestão recuperou o Raio-x da unidade  o que dá mais conforto aos pacientes que procuram o serviço e não precisam se deslocar para outras unidades.  
Audiência Pública –
A secretária Cristina Paulino afirmou que realiza todas as audiências públicas de forma continuada, inclusive, fez um breve relato da última, feita nesta quinta-feira, onde foram apresentados os avanços da saúde no ano de 2011. Agradeceu aos vereadores Wagner Bolão, Hilário, Laelson, Maria Jose e Josevaldo que estão sempre presentes nas reuniões, e lamentou a ausência dos outros que nunca compareceram.
 Avanços na Saúde –
A secretária acrescentou que a redução de crianças nascidas mortas, reforma do CEO, construção da Policlínica da sede, eficiência do atendimento do NASF, respeito e cumprimento dos direitos dos ACS, melhoria da frota e do serviço de locomoção dos pacientes para os diversos serviços de saúde em outras cidades, a casa de apoio de Recife, policlínica 24 horas em São Domingos, escala de médicos completa do hospital, construção da Policlínica da sede, melhoria na distribuição de medicamentos foram apontados como avanços na saúde de Brejo da Madre de Deus.
A secretária Cristina Paulino finalizou agradecendo a oportunidade e se colocando a disposição de vir outras vezes ao programa e esclarecer a população o que acontece na saúde de nosso município.  E declarou que não se esconde nem em sua casa, vai a todos os lugares e enfrenta todas as dificuldades com a verdade, caso não fosse assim não teria realizado 4 audiências públicas no período em que está a frente da secretaria de saúde de Brejo da Madre de Deus para ouvir as reclamações da população e apontar as soluções.

Da Assessoria

Edson Vieira confirma Dimas Dantas como vice

A Frente das Oposições em Santa Cruz do Capibaribe oficializou através de uma coletiva de imprensa, o nome do vereador Dimas Dantas (PP) como o vice na chapa de pré-candidatura de Edson Vieira (PSDB) para a eleição de outubro.

O auditório da Câmara de Vereador ficou lotado por eleitores e correligionários para festejar o anúncio do nome do vice que vinha sendo bastante esperado. Com a iniciativa, o grupo de oposição parte na frente e ganha tempo para ir as ruas levar sua proposta.

Nomes como o do ex-deputado e prefeito Augustinho Rufino, deputado estadual Diogo Moraes e vereadores de oposição, prestigiaram o evento.

M.M.