terça-feira, 24 de janeiro de 2012

André Passos agora é da Onda Azul

Um dos locutores mais requisitados na política brejense agora está em um time novo. André Passos já marcou sua história na política de Brejo da Madre de Deus, é dinferente, eclético, competente e já empolgou multidões em passeatas e comícios além de ser uma voz forte no distrito de Fazenda Nova. O profissional que durante muitos anos prestou serviços para o grupo Asfora, hoje ele presta serviços para o ex-deputado Pedro Corrêa e acaba de confirmar que vestirá a camisa da onda azul na próxima campanha.

Em 2010 André não foi bem aproveitado pelo grupo jacaré na campanha de Diogo Moraes, fato este que deixou uma parte dos seguidores do partido amarelo chateados. Procurado pela nossa reportagem André confirmou ter aceitado o convite do grupo de situação e prestará seus serviços profissionais ao prefeito Dr.Edson.

André vai se juntar aos colegas Hamilton França (Pitombinha) Rony Batista, Cloves Tabosa, Sivaldo Chaves, Marcelo Santa Cruz e Marcondes Moreno para formar a equipe de comunicadores que fará a campanha de Dr. Edson Sousa em 2012. Nos próximos eventos realizados pelo grupo de Boca Preta, André Passos marcará presença e prestará seus serviços como locutor.

Fonte: Marcelo Santa Cruz

Aprovado projeto para legalização dos loteiros em Brejo da Madre de Deus

A Câmara de vereadores do Brejo da Madre de Deus aprovou por unanimidade o projeto de Lei que vai beneficiar os proprietários de Kombi,Van, Toyota e similares com placas vermelhas (aluguel ). 

Com a sanção do prefeito Dr. Edson Sousa, agora o Brejo tem transporte alternativo amparado por Lei.

Reportagem: Atahanderson Mesquita

Livros didáticos com áudio para portadores de deficiência visual

A tecnologia a serviço da educação e cidadania. O simples e precioso ato da leitura diária de um jornal, revista, livro, conteúdo de redes sociais pode parecer comum para a maioria da população. Um grupo, entretanto, sofre com as limitações de não enxergar as palavras. São os portadores de deficiência visual, população estimada em Pernambuco, segundo dados do IBGE/2000, em mais de 344 mil pessoas. Garantir o acesso destas pessoas à formação pessoal e profissional é a proposta do projeto de lei, em tramitação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, de autoria do deputado estadual, Diogo Moraes (PSB).

A norma determina que as editoras disponibilizem livros técnicos e didáticos, no Estado, em formato digital acessível ao deficiente visual, com software que permita a função sonora através de computadores. O material será comercializado com a devida proteção aos direitos do autor, e deve  apresentar compatibilidade com programas leitores de tela gratuitos, distribuídos ou não pelo editor da obra. O editor fica obrigado a atender a demanda em formato digital acessível, via download ou qualquer outra mídia. É também facultado ao editor da obra o lançamento de livros com função sonora direta em substituição ao livro digital.

“O portador de deficiência visual tem o braile como ferramenta indispensável de leitura, sendo esta a principal via de acesso ao conhecimento. No entanto, a função sonora pode facilitar o aprendizado do braile e a memorização dos textos lidos. Toda essa tecnologia possibilita, cada vez mais, a inserção do deficiente visual na sociedade, com mais independência para exercer as atividades do cotidiano”, explica Diogo Moraes. 

O projeto de lei número 484/2011 está na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça. Passa ainda pelas seguintes Comissões:  Adminsitração Pública; Educação e Cultura; Ciência Tecnologia e Informática; Cidadania e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Da Assessoria

Emancipalistas de todo pais pretendem abrir o processo legislativo com movimente na capital federal durante o mês de Fevereiro

Emancipalistas de todo pais mais uma vez prepara movimento para abrir as discutições na capital federal no inicio do processo legislativo, agora em fevereiro o movimento prepara novo encontro em Brasília para pressionar a pauta da minuta do projeto apresentado pelo governo federal, até então apenas um prospecto pré-elaborado criando critérios objetivos para regulamentar a criação das novas cidades em todo pais. O projeto do governo prevê o estudo de viabilidade econômica para atestar as condições de vida própria para evitar cidades que sobrevivam tão somente do FPM. Outro critério imposto no projeto é a apreciação popular (plebiscito) agora não apenas na área emancipada, mas em toda a cidade mãe.

O movimento espera que este seja protocolado em uma das casas legislativa e que inicialmente venha a ser a Câmara Federal e em seguida no Senado. A sociedade civil vem pressionando a mais de 16 anos para que seja regulamentada a exigência imposta na emenda 15/96 que tirou a prerrogativa dos estados legislar sobre a matéria e que este seja regido por uma edição de lei complementar federal que regulamente a edição das leis estaduais até então omisso pelo congresso nacional. O movimento defende as emancipações como forma de dividir os recursos públicos sendo aplicáveis para as comunidades com características já consolidadas para ser um novo enter federativo, o que seria mais desenvolvimento para o país.

Por Alberes Xavier

Ação contra obesidade infantil atingirá 2.999 escolas de Pernambuco

O Ministério da Saúde intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em 2.999 escolas públicas de Pernambuco. A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos 103 municípios do estado que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípios brasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.

OBESIDADE - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos educandos de 5 a 19 anos. A iniciativa foi integrada ao Programa Brasil sem Miséria, lançado pela Presidência da República em 2011.

Valor liberado para o Brejo da Madre de Deus aderir ao Programa Saúde na Escola: R$ 26.800,00

Fonte: Portal +AB

Dois pesos e duas medidas

O Senador Armando Monteiro é engraçado, ele acha que o Governador Eduardo Campos, não deve participar da campanha em cidades que ambos os lados apoiaram ele, Eduardo, para o governo de Pernambuco.

No entanto o Senador vai apoiar vários candidatos em varias cidades onde o mesmo teve apoio dos dois lados, Santa Cruz do Capibaribe é um dos exemplos, ele foi apoiado por José Augusto, Diogo Moraes e Edson Vieira, na terra da sulanca ele já firmou seu apoio a o grupo taboquinha de José Augusto.

Outro exemplo em nossa região é Toritama, ele recebeu o apoio de todos os grupos políticos e já escolheu um para apoiar este ano.

Se o Senador quer que Eduardo Campos não apareça nestas cidades, ele deveria dar o exemplo, e se ausentar das regiões onde recebeu o apoio de mais de um candidato.

Fonte: Vereador Carga Pesada