sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Enquete encerrada: 52% gostariam que o Brejo tivesse 3 candidatos a prefeito na próxima eleição

Durante uma semana fizemos a seguinte pergunta no Estação Notícias: Você acha que o Brejo deveria ter 3 candidatos a prefeito na próxima eleição?

O resultado foi o seguinte:

Sim     (52%)

Não     (47%)

A votação foi apertada, mas o resultado deixa claro que os brejenses gostariam sim de uma 3ª via, mais opções, mais propostas, mais candidatos buscando o melhor para a nossa terra.

A ultima vez que o Brejo teve 3 candidatos a prefeito foi em 1996, quando Santos de Josa saiu como terceira opção. Em 1996 Zé Inácio (PFL) foi eleito com 7.220  votos, Roberto Asfora (PSB) apareceu politicamente pela primeira vez neste ano e obteve 6.270 votos, Santos (PT) obteve 471 votos. A diferença de Zé Inácio para Roberto Asfora em 1996 foi de 950 votos.

No ano 2000, teríamos outra vez 3 candidatos disputando as eleições em Brejo da Madre de Deus, o então desgastado Zé Inácio (PFL) tentando a reeleição, Roberto Asfora (PPS) disputando pela 2º vez e Dr. Edson (PSDB) que tinha rompido com Zé Inácio e seria a terceira opção. Zé Inácio queria Dr. Edson como vice, mas o Dr. queria sair candidato a prefeito, esse foi o motivo do rompimento, e como consequencia desta briga, Dr. Edson não pode sair candidato neste ano, comenta-se que a pedido de Zé Inácio, o deputado federal Bruno Araújo, então presidente Nacional do PSDB, não permitiu a candidatura de Edson, revoltado, o Dr. apoiou Asfora que venceu a eleição com 8.523 votos, Zé Inácio obteve 6.378. Em 2000 a diferença de votos entre Roberto Asfora e Zé Inácio foi de 2.145 votos.

Já em 2004 apenas 2 candidatos disputaram a eleição em Brejo, Roberto Asfora (PMDB) foi para a reeleição e desta vez enfrentou Dr. Edson Sousa (PTB). Roberto conseguiu ser reeleito com 10.037 votos, Dr. Edson teve 8.057 votos , uma diferença de 1.980 votos em 2004.

Na eleição de 2008 Roberto Asfora tinha que fazer um sucessor, o escolhido foi Alexandre Asfora que juntamente com Fátima Sales não agradaram a maioria dos eleitores, resultado, Dr. Edson (PTB) foi eleito com 10.545, Alexandre Asfora (PPS) teve 10.015, a diferença foi de apenas 530 votos.

Em 2012 a chance de 3 candidatos disputarem a eleição por enquanto é mínima, mas existe. Muita coisa ainda vai acontecer no cenário político em Brejo da Madre de Deus, o ano está apenas começando, mas nos bastidores da política, o clima já está esquentando.

Reportagem: Atahanderson Mesquita

Birinha e Manezinho falaram da São Silvestre

Dois brejenses participaram da corrida de São Silvestre realizada em são Paulo no dia 31 de dezembro do ano passado. Birinha e Manezinho deram entrevista no Programa Mistura de ritmos na Colinas FM,  na manhã desta sexta feira (13), e contaram da emoção e a experiência de correr a São Silvestre.
 
“É muita emoção, eu me arrepiei todo, em São Paulo as pessoas incentivam muito, a recepção foi maravilhosa. Só um probleminha aconteceu, faltando 10 km para o final da prova, um maluco alcoolizado esbarrou em mim, eu fiquei machucado e terminei a corrida no sacrifício. Minha categoria foi de 40 a 44 anos e minha colocação foi 630, terminei o percurso em 1 hora e 20 minutos. Estou satisfeito, quero agradecer as pessoas que nos ajudaram e agora vou me preparar ainda mais para em breve voltar a São Silvestre se Deus quiser”, contou o veterano Birinha.
 
“Eu ainda estou maravilhado com tudo o que vivenciamos na São Silvestre, correr com mais de 25 mil pessoas é muito emocionante. No começo eu senti um pouco de dificuldade, mas logo me adaptei e terminei em 1 hora e 12 minutos, minha categoria foi de 30 a 34 anos e fiquei na colocação de numero 292. Também vou continuar me preparando e se der tudo certo estarei lá para correr neste ano Deus quiser” falou Manezinho.
 
Reportagem e Foto: Atahanderson Mesquita

Molhos em recipiente de plástico estão proibidos em Caruaru

Entra em vigor no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco a lei municipal 5.122 de 2011, que proíbe a estabelecimentos como lanchonetes e bares oferecer molhos em dépositos de plástico. Produtos como maionese, catchup e mostarde devem ser servidos em saches. 

Neste momento a cidade vive uma etapa educativa, onde 10 inspetores estão trabalhando com a orientação, mas no final deste prazo os estabelecimentos que descumprirem a medida serão penalizados.

Do NE 10

Aprenda a identificar e prevenir as doenças mais comuns do verão

Olá comunidade virtual, vamos iniciar um quadro de informações no que se diz respeito ao bem estar de nossa comunidade, inicialmente como estamos no verão vamos falar de algumas doenças que tornam-se mais frequentes, devido às características próprias desta estação.
Exposição prolongada ao sol, também consumo de alimentos em locais de lazer, exposição a aglomerados de pessoas e vários outros fatores de risco são mais comuns no verão e exigem cuidados para prevenir doenças e garantir que a diversão não acabe mais cedo.
Considerando que somos um município rico em turismo e cheio de piscinas e clubes espalhados nos quatro recantos é necessário ficarmos alertas para essas informações. Boa leitura.
Pano branco ou pitiríase versicolor
Essa micose é muito comum em climas tropicais. O causador dela é o fungo Ptyrosporum ovale, que existe normalmente no meio ambiente, mas que só causará problemas de saúde se tiver condições adequadas para isso. O pano branco só aparece quando a pessoa está com baixa imunidade, e quando o fungo se encontra em um ambiente úmido e de bastante calor.
Os sintomas são manchas brancas na pele, mas em alguns casos as manchas podem ser castanhas ou avermelhadas.
Desidratação
O risco de ter uma desidratação é maior no verão, pois nessa estação do ano transpiramos mais e existem mais chances de se comer uma comida estragada por má conservação.
A desidratação se caracteriza pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Quando o organismo está funcionando normalmente perde-se em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina e fezes, seja pelo suor ou pela respiração. Essa perda pode se tornar excessiva por vários motivos. O simples aumento da transpiração ou uma intoxicação alimentar podem ser fatores determinantes na hora de se ficar doente.
Uma pessoa desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fica muito tempo sem urinar. Existem algumas coisas que você pode fazer para prevenir a desidratação, como usar roupas leves, ingerir constante mente líquidos, não comer alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira, por exemplo, e sempre preferir ficar em lugares arejados e frescos.
Na próxima semana teremos mais sobre doenças mais frequentes no verão. Um abraço e até outra edição do Estação Noticias.
Por: José Ademilson da Silva Raposo
Técnico de Enfermagem: Coren 512355

Adolescente desaparecida em Caruaru

Está desaparecida desde a manhã desta quinta-feira (12), a estudante Maysa Isabele, 16 anos, que mora no bairro Riachão em Caruaru.

Segundo familiares a menor foi flagrada pela mãe com um namorando, por isso a mãe resolveu cortar da menor o acesso á internet, e confiscou o telefone celular, o que revoltou a adolescente que saiu de casa e até agora ninguém sabe do seu paradeiro.

Se você sabe onde ela está, por favor, informe através dos telefones 9150-0343 ou 9195-9540.
Ajude uma mãe desesperada!

Fonte: Adielson Galvão.com