domingo, 15 de abril de 2012

Municípios em alerta por causa da estiagem

A falta de chuvas castiga mais uma vez o Nordeste. Este ano, Pernambuco figura em terceiro lugar no ranking de Estados com maior número de municípios em situação de emergência. A Bahia é o caso mais crítico, com 160 cidades nesta situação, seguido do Piauí, com 54. Dos municípios pernambucanos, Taquaritinga do Norte, no Agreste, e Afrânio, Belém do São Francisco, Dormentes, Parnamirim e Petrolina, no Sertão, também já foram reconhecidos como em estado de emergência pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Para tentar amenizar o sofrimento das famílias, prefeituras, governo do Estado e o Exército se uniram para oferecer auxílio e planejar obras estruturadoras. Até o último dia 10, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já havia disponibilizado 557 carros-pipa para prefeituras do Sertão e Agreste.
“A ajuda depende da demanda. Se chove, desativamos os carros, se não chove, aumentamos a frota”, disse o diretor de extensão rural do IPA, Genil Gomes. Segundo ele, o instituto está elaborando um plano emergencial de ajuda aos municípios atingidos pela seca, que deverá ser enviado para aprovação do governador Eduardo Campos nos próximos dias.
A Operação Pipa também está sendo realizada pelo Exército Brasileiro e, atualmente, beneficia 86 municípios. Um deles é Salgueiro, no Sertão, que já enviou ofício à Secretaria Nacional de Defesa Civil para decretar estado de emergência. “A situação está muito delicada na zona rural, onde moram aproximadamente 12 mil pessoas. Na parte urbana o cenário é melhor, já que ela é abastecida pela adutora do Rio São Francisco”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural do município, Nilton Cavalcanti. Além dos carros-pipa, a Prefeitura de Salgueiro está construindo cacimbas, com a ajuda de escavadeiras para fornecer água aos moradores.
“Em parceria com o governo estadual vamos iniciar um sistema simples de abastecimento nas comunidade localizadas perto de mananciais e açudes. O projeto está pronto e estamos concluindo o levantamento das áreas”, explicou o secretário. Segundo ele, muitos agricultores ainda não conseguiram iniciar o plantio este ano.
Situação semelhante é encontrada em Afrânio, onde a prefeitura se reuniu com sindicatos de trabalhadores rurais para elaborar um plano de financiamento emergencial para o setor.
Em Petrolina, a prefeitura criou o Programa Água de Beber que atende cerca de 6.500 pessoas, através de 23 carros-pipa contratados em convênio com a Agência Reguladora do Município de Petrolina. Além disso, estão sendo recuperados 507 poços tubulares e outros nove foram perfurados nos últimos 30 dias.
Do Estação Notícias