quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Curso de Fabricação de Doces de Frutas realizado no Sítio Tabocas – Brejo da Madre de Deus pelo SENAR

Entre os dias 05 a 07 de Dezembro, a Sra. Cleide B. Campos, instrutora do SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, ministrou um Curso de Fabricação de Doces de Frutas, na sede da Associação dos Produtores Rurais do Sítio Tabocas, para 11 agricultoras e 1 agricultor daquela comunidade.  O curso foi organizado e apoiado pela Secretaria da Agricultura e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus CONDESB. O objetivo do curso foi para beneficiar as frutas da região que muitas vezes se perdem.

O município de Brejo, incluindo a comunidade de Tabocas, ainda é um grande produtor de mais de vinte tipos de frutas como Acerola, Azeitona, Banana, Cajá, Caju, Coco, Goiaba, Graviola, Ingá, Jaboticaba, Jaca, Jambo, Laranja, Limão, Mamão, Manga, Maracujá, Pinha, Pitanga, Pitomba, Seringuela e Umbu.
No primeiro semestre de 2011, a ONG AMAS Associação Menonita de Assistência Social, atendendo uma demanda da comunidade, apoiou a construção de uma Unidade de Beneficiamento da Produção Agrícola nos fundos da sede da Associação de Tabocas, onde foi realizado o curso.  Os alunos foram orientados sobre Higiene na preparação de alimentos. Durante os três dias do curso aprenderam fazendo, o lema do SENAR, neste caso, a processar as frutas da época (acerola, banana, caju, goiaba, laranja, mamão, manga), com leite, em deliciosos doces e geléias.

O próximo passo é a aprovação da Unidade pela Vigilância Sanitária da Prefeitura, certificando a qualidade dos produtos, para que possam vender no comércio local e regional a ganhar uma renda a mais para as suas famílias. Só precisamos ter cuidado em não consumir muito doce, mas um pouco não faz mal!

Elizabeth Szilassy
Assessora Técnica                                         
Secretaria da Agricultura

“2012 será de consagração do Pólo”

Nesta quarta (07), o deputado socialista utilizou a tribuna da ALEPE para destacar o comprometimento do Poder Executivo com o desenvolvimento da atividade têxtil por meio de algumas iniciativas. A redução do ICMS, colaborando com a formalização de dez mil empresas e aumentando a arrecadação estadual, foi um dos exemplos citados. “A duplicação da BR-104, a construção de hospitais e a melhoria do saneamento básico são outras ações relevantes. O ano de 2012 será de consagração do Polo”, enfatizou.

Assessoria de comunicação

Taxista é vitima de latrocínio em Caruaru. O veículo queimado pelos assaltantes

Um crime cruel foi registrado pela polícia na manhã desta quarta-feira (07) em Caruaru. O taxista José Barbosa da Silva, o seu ‘Barbosa taxista’ como era conhecido, tinha 57 anos e morava na Rua Armistrong, no bairro Caiucá e trabalhava na Praça da Boa Vista (na entrada das Cohab´s 1 e 2).

Segundo familiares, ele saiu de casa por volta das 5hs da manhã após receber um chamado por telefone para fazer uma corrida.  Por volta das 7h populares ligaram para a Polícia Militar informando que um popular teria sido assassinado por três homens que estavam em um Taxi Fiat Uno de cor prata. Quando os policiais foram verificar, encontraram o cadáver do taxista ao lado de uma estrada de terra no loteamento Parque da Cidade no bairro Luiz Gonzaga.

O taxista foi morto provavelmente a pauladas ou pedradas e a polícia acredita que ele reagiu com os assaltantes, que além de matar a vítima acabaram levando o carro um Fiat Uno de cor prata, ano 2011/2012, placa PEF-1479, que foi localizado na manhã desta quinta-feira (08), ao lado do cemitério Parque dos Arcos em Caruaru. Os bandidos atearam fogo no carro que ficou totalmente destruído. Embaixo do banco do motorista e do banco traseiro foram encontrados 3 tijolos de 6 furos que provavelmente foram usados para matar a vítima. Ao lado do carro foi encontrada uma garrafa pet que foi usada para jogar gasolina no veículo.

De acordo com amigos a vítima era uma pessoa pacata e não era de reagir a assalto, os bandidos também levaram o dinheiro e documentos do cidadão. O corpo do taxista foi encaminhado para o IML de Caruaru. Este foi o 1º homicídio do mês de dezembro e o 142º do ano em Caruaru. 

O IC (Instituto de Criminalística) periciou o carro e o local a fim de colher pistas que possam ajudar na elucidação do latrocínio.

Fonte: Adielson Galvão.com

Tribuna do Leitor: Estradas do Brejo da Madre de Deus estão acabadas

"Caro amigo Magno Martins”

A população do Brejo da Madre de Deus Mora em sua maioria na zona rural e as estradas estão acabadas, sem nenhum trabalho de conservação, nosso município tem 850 Km² e a prefeitura não toma as providencias necessárias para facilitar a vida dos agricultores que utilizam estas estradas diariamente, me deparei hoje (07), às 11 horas da manhã com um fato lamentável, a máquina da prefeitura, adquirida na gestão passada pelo ex-prefeito Roberto Asfora, estava parada no posto de combustíveis de Fazenda Nova, e o pior, sem óleo diesel, não acreditamos e fomos de imediato procurar algumas pessoas que nos confirmaram a noticia.

Ainda bem que existe este espaço em seu blog para denunciarmos os desmando de nosso Prefeito, pois em nossa cidade, Brejo da Madre de Deus, a maioria dos órgãos de imprensa está no bolso da prefeitura.

Agradeço a sua atenção e me coloco a sua inteira disposição."

                                        João Gonçalves Neto
                                          “Carga Pesada”
                                               Vereador

Fonte: Blog do magno Martins

Estrela ganha do Peñarol e está na final do Campeonato Brejense

O Estádio Municipal Valdomiro Silva recebeu um excelente publico na semifinal do Campeonato Brejense, nesta quarta feira (07), o grande jogo foi o clássico Estrela x Peñarol, para muitos uma final antecipada. Para o Estrela o empate era suficiente e para o Peñarol só a vitória interessava para sonhar com o titulo.

Em campos as duas equipes fizeram uma ótima partida, mesmo estando desfalcadas, 7 desfalques no Alvo e Rubro e 3 desfalques na Máquina, mesmo assim, o que se viu foi um jogo eletrizante com muitos gols, lindas defesas e pressão dos dois lados.

O Peñarol saiu na frente com Mizael, mas o Estrela logo empatou com Paulinho e em pouco tempo conseguiu virar a partida com Gonçalves e complicar a vida do Peñarol. De pênalti Gonçalves ampliou para o Estrela 3x1. A partir daí o Peñarol botou pressão, teve dois jogadores expulsos e mesmo com dois a menos conseguiu partir pra cima do Estrela, Vassoura perdeu um gol de pênalti para o Peñarol, mas em seguida conseguiu se redimir marcando um belo gol. Já no fim do segundo tempo Renato marcou mais um para o Estrela e deu números finais a partida, Estrela 4x2 Peñarol.

A arbitragem foi muito criticada pelos torcedores, jogadores e comissão técnica do Peñarol, eles reclamaram das expulsões e várias faltas não marcadas a favor do Peñarol.
“Fomos assaltados hoje, isso foi demais, é uma palhaçada o que fizeram com a gente, colocaram um arbitro muito fraco, ele prejudicou o nosso time, além do mais, quase fui expulso só por que entrei em campo para atender um jogador machucado, é pura perseguição política, a política já passou, mas infelizmente tem gente que ainda vive de politicagem, se continuar assim no ano que vem não colocaremos o Peñarol no campeonato”, desabafou Léo de Bia, massagista e integrante da Diretoria do Peñarol.

Mesmo com 7 desfalques o Estrela mostrou quem tem uma ótima equipe e  vai com tudo para a final.
“Entramos muito confiante neste jogo, tivemos 7 desfalques, perdemos ótimos jogadores para esta partida, mas o nosso time é bom , os jogadores que entraram em campo cumpriram com o seu papel e substituíram a altura, gostei do que vi, agora vamos pra cima do Flamengo ou Maitá, venha quem vier, disse Santos de Josa”

Com o passaporte garantido para a final do campeonato, agora o Estrela aguarda o vencedor de Flamengo de Fazenda Nova e Maitá de São Domingos que jogam nesta quinta feira (08).

O trio de arbitragem foi composto por Armando (Arbitro), Coquinho (Auxiliar) e Melado (Auxiliar). Publico pagante foi de 890 pessoas e a renda foi de R$ 4.439,50.

 Gonçalves marcou dois gols e foi o cara do jogo

Reportagem e Fotos: Atahanderson Mesquita