terça-feira, 29 de novembro de 2011

Barragem de Santana I teve comporta aberta e foi esvaziada em Brejo da Madre de Deus

O Brejo da Madre de Deus está sofrendo com o abastecimento d'água e pra completar um boato de que a Barragem de Santana I (barragem velha) tinha estourado correu por toda cidade na manhã desta terça feira (29).

Uma equipe da Compesa foi deslocada para constatar a veracidade do fato e verificou que não foi estouro, e sim, alguém que em um ato criminoso abriu a comporta e esvaziou a barragem.

Imediatamente a comporta foi fechada pela equipe da Compesa
e o armazenamento e também o abastecimento voltaram ao normal ainda na manhã desta terça feira.

A Compesa vai investigar o caso.

 A comporta foi aberta e a barragem esvaziada por completo


O paredão da barragem está em ótimo estado

Fotos: J. Silas®
Reportagem: Atahanderson Mesquita

Ex-deputado Esmeraldo Santos fica ferido durante tentativa de assalto na BR-232

O ex-deputado estadual Esmeraldo Santos ficou ferido durante uma tentativa de assalto por volta das 23h dessa segunda-feira (28), na BR-232, Km 148 em São Caetano, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, quatro homens tentaram assaltar um caminhão que passava pela rodovia, mas como não conseguiram parar o veículo com a barreira que fizeram colocando pneus na pista, se prepararam para uma nova tentativa. A vítima dessa vez foi o ex-deputado que passava pelo local, quando percebeu a ação dos bandidos e reduziu a velocidade do carro, quando escutou um barulho forte.

“Eu ouvi um pipoco e achei que era um tiro. Foi um barulho muito alto, parecia um tiro de 12. Mas dentro do meu carro a polícia encontrou uma pedra, então pode ter sido uma pedrada", disse ele, assustado ao dar entrada em um hospital particular de Caruaru, com uma fratura no dedo esquerdo provocado pelos vidros quebrados.

Do NE10 Núcleo SJCC/Caruaru

Brejense foi encandiado por farol de xenon e perdeu o controle do carro na PE-145

Segundo informações de populares o Brejense Marcos Antônio Siqueira Tavares estava retornando para Brejo da Madre de Deus, quando foi encandeado pelo farol de xenon de uma moto. Ele perdeu o controle do veículo Golf de cor cinza, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. O acidente aconteceu por volta das 03h30min desta terça feira (29) na PE-145 próximo ao trevo na entrada da cidade. 

Marcos teve algumas escoriações e foi atendido no Hospital Dr. José Carlos de Santana e em seguida foi liberado.  

Reportagem e Fotos: Atahanderson Mesquita

Presa quadrilha que roubava carros em Santa Cruz do Capibaribe

A polícia foi informada anonimamente sobre um furto a um veículo Kadet no Moda Center Santa Cruz e que o ladrão teria abandonado o tal carro na conhecida rua dos Pacas, nesta cidade. De imediato a PM foi ao local e realizou a prisão do meliante Severino Francisco Pereira, o mesmo informou ao policiamento que estava em Santa Cruz para roubar carros com outros comparsas.

Numa operação conjunta: GATI, ROCAM e Serviço Reservado, foi localizado um veículo Gol preto com dois ocupantes, Rodrigo Barros de Santana e Jaildo Oliveira da Silva, que confessaram que faziam parte da quadrilha. Na ocasião, eles informaram que outro companheiro de nome José Márcio Lourenço Ferreira de 28 anos de idade e residente à rua Antonio Felix da Silva em Cumarú, estava com um Chevette que também fora furtado e que o mesmo estaria esperando numa estrada vicinal próximo a Surubim.

A polícia foi ao local e conseguiu capturar o meliante que iria com destino à cidade de Cumaru. José Márcio afirmou ser o líder da quadrilha e disse também que na residência de sua mãe tinha um revólver, então, a polícia foi até à casa de sua genitora e lá encontrou a referida arma. Com o quarteto, a PM encontrou várias peças de carros e também algumas peças de um Gol que também foi roubado em Santa Cruz do Capibaribe.

Todo material foi apreendido e conduzido à Delegacia de Santa Cruz. Todos os envolvidos são da cidade de Cumaru e estão à disposição do Delegado de plantão na Delegacia de Santa Cruz. A polícia recuperou dois Chevetes, um Kadet e peças de um veículo Gol.

Merece Destaque

50% da carne consumida em PE tem origem clandestina, diz Adagro

Um estudo da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) aponta que metade da carne consumida em Pernambuco tem origem clandestina. O Estado tem 156 matadouros públicos mantidos pelas prefeituras. O problema é que a maioria deles funciona precariamente em espaços improvisados e sem obedecer às normas da Vigilância Sanitária.

Só este ano, 17 matadouros foram fechados no estado, mas a Adagro, responsável pela fiscalização, diz que quase todos deveriam ser fechados. "Com certeza, dos 156, no mínimo 140 deveriam estar fechados", aponta Erivânia Camelo, gerente-geral da Adagro. "Com certeza, mais de 50% da carne consumida pelos pernambucanos é clandestina", completa.

No matadouro de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, dezenas de pessoas trabalham na informalidade. No local, os bois são abatidos no meio de muita sujeira e sem a inspeção de um veterinário, que deveria atestar se o animal está doente ou não. É um funcionário da prefeitura que coloca o carimbo de inspecionado. "Eu não acho que esteja nas condições adequadas, porque devia ter mais higiene", disse o servidor Everaldo Domingos.

As mulheres limpam as vísceras sem nenhum equipamento de proteção e usam cal, uma substância que pode queimar a pele. "Às vezes corta [a mão], mas fazer o quê?", comentou uma mulher. Quem mata os bois, a golpes de marreta, é um adolescente de 17 anos. "Acho esse um trabalho bom, só tenho esse mesmo", conta o jovem.

De acordo com o vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Henrique Filho, o adolescente que trabalha de forma irregular não tem vínculo com a prefeitura. Ele foi afastado e o administrador do matadouro será punido. Ainda de acordo com o vice-prefeito, um veterinário foi escalado para fiscalizar o abate de animais no local.

Do G1 PE

Acidente deixa cinco pessoas mortas e 12 feridas na PE-120 em Catende, as vítimas eram sulanqueiros

Um acidente envolvendo uma van Ducato deixou cinco mortos na manhã desta segunda-feira (28) na PE-120, no distrito de Laje Grande, em Catende.
 
De acordo com informações, o motorista da van, Marcilio  Kennedy Pereira da Silva, 30 anos perdeu o controle e capotou. Nove pessoas feridas foram trazidas para o Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru: Maria Zélia dos Santos, Josefa Elza da Silva, 54 anos Maria da Guia da Silva, 50 anos Joana Maria Silva Machado, 65 anos, Maria José da Silva de Oliveira, 49 anos Cremilda Maria da Silva, 62, Vanessa Vitória da Silva, 9 anos, Eliane Bonifácio de Araujo e Maria Virgínia Silva.
 
Morreram no local as irmãs Laudenice Maria da Silva, Lindaura Maria da Silva, Lucicleide Maria da Silva e sua filha Gabriele Felix Ferreira, 10 anos e o motorista. Os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.
 
As vítimas saíram por volta das 4 horas da manhã de Barreiros para a feira da Sulanca em Caruaru como fazem há anos e acabaram sendo acometidas por esta tragédia. Há quem diga que o motorista cochilou ao volante, mais algumas pessoas discordam e atribuem o acidente as péssimas condições da rodovia que há muito tempo precisa de uma atenção especial. Todos os corpos já foram liberados do IML de Caruaru.

adielsongalvão.com