sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Lotações são organizadas em novo local em Caruaru

Visando desafogar o trânsito nas proximidades do Giradouro Major Clementino a Autarquia Municipal de Defesa Social Trânsito e Transportes (Destra) remove as lotações localizadas na linha férrea da Rua Rui Barbosa, no Centro da cidade, para um novo ponto, também na mesma rua, nas proximidades do INSS, nesta quinta-feira, 1º de setembro. O novo local fica a menos de 200 metros do antigo.

A Destra demarcará o espaço das 14 praças, para embarque e desembarque de passageiros. Uma placa com o nome das cidades, para as quais cada lotação viaja, também será fixada no local. "Assim, os usuários deste transporte localizarão, facilmente, os veículos de cada cidade", afirmou Sérgio Cardoso, Diretor de Trânsito e Transportes. Ainda de acordo com o diretor as alterações foram comunicadas e acordadas com os loteiros.

Vale ressaltar, mais uma vez, que a alteração é provisória já que dois terminais modernos serão construídos para o transporte alternativo. Um deles, localizado no bairro Nossa Senhora das Dores, próximo da ponte nova, está com a obra bem adiantada.

Confira abaixo as praças instaladas no novo espaço:
1. Ameixas
2. Brejo da Madre de Deus
3. Cachoeirinha
4. Cumaru
5. Frei Miguelinho
6. Juá
7. Maniçoba
8. Rafael
9. Riacho das Almas
10. Santa Cruz do Capibaribe
11. Surubim
12. Taquaritinga

Do Caruaru 360º

Polícia fecha clínica clandestina de aborto em Caruaru

Uma clinica de aborto foi fechada nesta quarta-feira (31) em Caruaru, Agreste Pernambucano. O crime foi descoberto após a investigação de policiais civis da Delegacia da Mulher.

A denúncia da suposta clínica foi comprovada quando a estudante de enfermagem, Débora Lopes de Melo Vieira, 19 anos, gestante de quatro semanas foi pressionada pelo jovem Luiz Felipe Lopes Santos, 20,  com o qual teve um relacionamento rápido a realizar o procedimento abortivo com a cozinheira Iarajane Cavalcante da Silva, 38. O intermediador do processo foi o empresário Rinaldo Júnior de Araújo, 40, que indicou a cozinheira para a realização da curetagem.

De acordo com a delegada da Mulher, Sérvula Walleska, a polícia atuou de forma ágil. “O endereço da clínica não será divulgado para não atrapalhar o restante da investigação”, falou a delegada. Todos os envolvidos foram presos e encaminhados à Delegacia Especializada da Mulher, com sede em Caruaru. Após pagar a fiança no valor de R$ 20 mil, Débora Lopes foi liberada.

Luiz Felipe e Rinaldo Júnior foram encaminhados à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru. Iarajane Cavalcante foi transferida para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste pernambucano.

Fonte: Rádio Liberdade de Caruaru

Laudo conclui que garoto morreu de queda após choque em parque de diversões em São Domingos


Depois de receber uma descarga elétrica ao tocar no corrimão de um brinquedo de um parque de diversão, Jairo Domingos dos Santos, 10 anos, tombou da escada e sofreu um traumatismo que o levou à morte, no dia 10 do mês passado, em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano. Em decorrência da queda, o garoto sofreu uma lesão na medula espinhal, cuja função principal é a comunicação entre o cérebro e o restante do corpo. Esta foi a causa da morte apontada pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Com o resultado da perícia em mãos, o delegado Edvan Gomes optou por indiciar o proprietário do parque, Adriano Pinheiro de Torre, e o operador do brinquedo, conhecido como Surf, José Ailton Ferreira da Silva, por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Os dois responderão em liberdade. Caso sejam condenados, podem pegar de um a três anos de reclusão. Ambos não têm antecedentes criminais.

Segundo o delegado, as testemunhas afirmaram em depoimento que o operador não desligou o brinquedo imediatamente após a descarga elétrica.

Embora o menino tenha morrido logo depois da queda, seu corpo ainda chegou a ser levado ao Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão, no município próximo de Santa Cruz do Capibaribe, por um rapaz que estava no local. E em seguida foi para o IML de Caruaru.

Já o proprietário do parque acabou responsabilizado por ter montado o parque sem a supervisão de profissional habilitado. "Depois do acidente, o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) foi ao local e perguntou pelo engenheiro responsável. Não havia ninguém. O dono do parque disse que ele mesmo montou o brinquedo, com a ajuda de alguns funcionários", explicou Edvan Gomes. O brinquedo foi desligado e o parque, interditado para o trabalho de perícia.

Do Jornal do Comercio

Acidente na BR-232, no Agreste, deixa dois mortos e dois feridos


Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente na BR-232, no Agreste pernambucano, na última quinta-feira (1º).  Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o carro capotou próximo à entrada de Caruaru, às 13h, e saiu da pista.

A PRF ainda não sabe o que teria provocado o acidente. As primeiras informações dão conta de que a motorista teria perdido o controle da direção. A condutora do veículo, que não teve o nome divulgado, morreu no local.

Outras três pessoas foram levadas para o Hospital Regional do Agreste. A aposentada Josefa Maria da Silva, de 71 anos, não resistiu aos ferimentos. Claudinete da Silva Soares, de 43 anos, está internada em um hospital particular. E Caetano Liberato Soares, 66, foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, onde permanece internado.

Foto: Reprodução/TV Globo
Da Redação do pe360graus.com

Criança envenenada em Jataúba já está em casa


Após longos e inesquecíveis 15 dias, o menor de apenas 4 anos de idade Elizandro voltou ao convívio de familiares e coleguinhas da rua onde nasceu no bairro Bom Jesus na Cidade de Jataúba.
Elizandro ao passar amanhã da quarta feira, dia 17 de agosto, na Cheche Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde estuda com outras 100 crianças, reclamou de dores e vomitou, sendo levado ao hospital

Local e logo transferido para Caruaru e em seguida, um helicóptero foi utilizado para levar a criança até o hospital Otávio de Freitas no Recife.
Internado na UTI, Elizandro ficou em coma até o último sábado quando voltou a um quadro de melhora surpreendente para a equipe médica que o acompanhou. Já no domingo, teve alta da UTI e foi colocado em uma enfermaria para acelerar o processo de desintoxicação. O diagnóstico apresentado pelos exames feitos na criança, mostrou que o menor ingeriu veneno de rato em pequena quantidade, não sendo o famoso e fatal chumbinho.

A criança foi visitada pela tripulação do helicóptero que o socorreu, quando emocionados choraram abraçados com o menor, festejando a recuperação de Elizandro que não ficou com nenhuma seqüela.
Uma recepção recheada de bolas coloridas e muitos fogos foi oferecida ao garoto que ficou logo rodeado pelos coleguinhas.
Nos braços do pai Marcone, a criança ainda reclamou de dores no ombro direito, local ainda dolorido por ter sido usado para injetar medicação por uma das veias principais para rápida ação no organismo.
Nenhuma medicação para ser usada no dia a dia foi receitada pela equipe que acompanhou Elizandro.
Para a família, a chegada do garoto que aconteceu ontem às 17h00min, foi como se um pesadelo estivesse saindo para sempre. Agora é vida nova e cuidados redobrados no cotidiano de Elizandro.

Fonte: Geraldo Silva

Toyoteiros protestam contra disciplinamento do trânsito


Cerca de 20 motoristas de lotações que fazem as linhas para Brejo da Madre de Deus, santa Cruz, Toritama, Taguaritinga do Norte, entre outras cidades, realizaram um protesto no final da manhã da última quinta-feira, no giradouro Major Clementino. O fato ocorreu por volta das 11h30 causando muita confusão, engarrafamento em pelo menos 30 ruas, além de deixar muitas pessoas assustadas. Alguns estabelecimentos comerciais fecharam suas portas depois que cinco pneus foram queimados impedindo o acesso à Avenida Rui Barbosa (nas proximidades da Associação Comercial e Industrial de Caruaru- Acic).

Desde que foi criada há pouco mais de dois anos, a Destra vem intensificando a municipalização do trânsito e depois de regulamentar e organizar o setor de mototaxi, agora está investindo na desobstrução de ruas e na fluidez do trânsito.

Há vários meses uma mudança considerável vem acontecendo para a melhoria, entre elas, a criação de binários no centro, ampliação da Zona Azul, investimento pesado em sinalização vertical e horizontal, proibição de circulação de caminhões de carga e descarga em horário comercial, além da colocação de semáforos em alguns setores.

Mesmo assim, em alguns locais e horários, o trânsito não anda e entre eles está justamente o fluxo de veículos no giradouro Major Clementino, local estratégico já que praticamente divide a cidade em setores.

A fluidez é pior nas ruas Tiradentes e parte da Rui Barbosa. Por conta do excesso de lotações, nas ruas Frei Caneca, Manoel de Freitas e adjacências, o trânsito também trava em horários de pico.

Modificações para melhorar o fluxo – Com objetivo de melhorar a fluidez nas principais ruas que dão acesso ao Centro comercial, a Destra está modificando algumas praça de lotações com a remoção das lotações localizadas na linha férrea da rua Rui Barbosa, para as proximidades do INSS, na mesma rua.

De acordo com autarquia, o novo local fica a menos de 200 metros do antigo. " A mudança também faz parte da modernização e reorganização do trânsito. Ela proporcionará um espaço maior para os usuários e garantirá um deslocamento mais rápido para a BR 104", informou Sérgio Cardoso, diretor de Transportes e Trânsito.

O assunto já vinha sendo debatido com a categoria há meses, mas na hora da saída, alguns deles se recusaram a mudar de local descumprindo um pré-acordo, já que a colocação na linha férrea foi provisória.

A Destra remarcou o espaço das 14 novas praças que vão beneficiar os moradores de Ameixas, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Cumaru, Frei Miguelinho, Juá, Maniçoba, Rafael, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim e Taquaritinga do Norte.

Os visitantes terão algumas facilidades com a mudança, entre elas, o acesso ao posto do INSS, como foi informado pela própria Destra.

Nota oficial – Sobre o protesto que ocorreu nesta quinta, a Destra informou que os veículos tinham como ponto provisório de embarque e desembarque a antiga linha férrea, mas nos horários de pico, esta configuração estava provocando ‘grandes congestionamentos e o risco permanente de acidentes’. "Realmente estava muito bagunçado aqui e até os taxistas estavam tendo prejuízo", disse um motorista de táxi que atua na Praça do sertanejo. "Depois que as lotações vieram prá cá, nosso movimento caiu mais de 50% e tem mês que nós não conseguimos nem pagar a letra do carro", completou outro taxista.

Do Blog do Magno