quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeitura promove intercâmbio Cariri - Paraíba - Assoc Terra Fértil - Brejo Madre de Deus

Nos dias 27 e 28 de Setembro, 24 pessoas entre agricultores e técnicos, parceiros do Projeto Dom Hélder Câmara PDHC, do território do Cariri da Paraíba (municípios de Monteiro, Serra Branca, Livramento e Coxixola) realizaram um Intercâmbio sobre a Produção Agroecológica de Sementes de Hortaliças, com agricultores da Associação dos Produtores Orgânicos Terra Fértil de Brejo da Madre de Deus, nas comunidades do Amaro e Escorrego. O intercâmbio foi acompanhado pela Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Agricultura do Município e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

Esse foi o segundo Intercâmbio organizado pelo parceiro do PDHC, a AMAS Associação Menonita de Assistência Social, com a participação de técnicos e agricultores acompanhados pela COOPAGEL, Vínculus, CUT-PB e FETAG-PB.

Além da produção de hortaliças, conheceram a Meliponicultura (abelhas sem ferrão), com a participação do Sr. Geraldo Oliveira, da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Brejo da Madre de Deus – BREJO MEL,  por último conheceram a Piscicultura, com a criação de peixe tilápia, num tanque na propriedade da família Oliveira. 

Os participantes, tanto por parte dos visitantes, como por parte de quem recebeu, afirmaram que foi um dia muito proveitoso, com muita troca de experiências e conhecimento, que irá ajudar a Produção Agroecológica em Brejo da Madre de Deus, como no Cariri da Paraíba, a se tornar ainda melhor.


Fonte: Beth Secretaria da Agricultura