sexta-feira, 20 de maio de 2022

'Recomendamos que os pais não levem os filhos até 5 anos à escola por 14 dias', diz médico de Caruaru sobre doenças respiratórias

As unidades de saúde estão com superlotação nos casos de doenças respiratórias em crianças no município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O Hospital da Unimed, no bairro Universitário, conta com cerca de 150 leitos, e todos estão ocupados, sendo a maior parte crianças. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) conta com nove leitos e também estão todos ocupados. Ainda conforme o presidente, essa lotação máxima exige esforços de todos. "Todos estão empenhados para atender a alta demanda, pretendemos abrir mais leitos, adiar cirurgias eletivas. E recomendamos que os pais não levem os filhos abaixo de cinco anos para a escola pelo menos por 14 dias", reforçou. Essa é uma medida necessária para conter a circulação viral constatada atualmente.

No Hospital Santa Efigênia, no bairro Maurício de Nassau, a média tem sido de oito encaminhamentos por dia de crianças para a UTI pediátrica. E pela procura e lotação está sendo necessário fazer encaminhamentos para unidades de saúde de outros estados.

Na rede municipal, os atendimentos pediátricos, no mês de abril, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) dos bairros Vassoural, Boa Vista, Rendeiras e Salgado também cresceram. No Hospital Mestre Vitalino, a UTI pediátrica conta com 20 leitos e a enfermaria com 22, e todos estão com 100% de ocupação.