sexta-feira, 16 de julho de 2021

Torre de transmissão de energia cai e deixa ao menos sete mortos no Pará

Ao menos sete pessoas morreram na queda de uma torre de transmissão de energia elétrica na tarde desta sexta (16) entre os municípios de Anapu e Pacajá, sudoeste do Pará. A torre estava sendo construída na comunidade Bom Jardim.

Seis pessoas morreram no local do acidente e uma no hospital, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Pacajá. Pelo menos outras cinco pessoas ainda estão recebendo atendimento médico na unidade. Ainda não há notícias sobre o estado de saúde dos feridos. A unidade de saúde teve bastante movimentação durante a tarde.

O Núcleo Avançado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Tucuruí foi acionado para a remoção dos corpos, no entanto, nenhuma vítima foi identificada, até então.

As autoridades em Pacajá também informaram que a torre estava sendo construída por uma empresa particular, que faz parte de um projeto para levar energia elétrica da usina hidrelétrica de Belo Monte para o estado do Amapá.

Vítimas atingidas por torre de transmissão são levadas para Hospital Municipal de Pacajá, no Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal

A reportagem ainda tentava contato com a empresa, mas não havia obtido resposta até a última atualização da matéria.

Já a assessoria da Norte Energia, responsável por Belo Monte, disse por telefone que a empresa não é terceirizada da concessionária.

Testemunhas afirmam que a torre ainda não estava finalizada e nem energizada no momento do acidente. Segundo os relatos, ao menos 26 pessoas estavam na torre no momento da queda.

Do Estação Notícias / G1 Pará

Coronavírus: 04 novos casos são confirmados em Brejo da Madre de Deus nas últimas 24h

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nas últimas 24 horas, 11 resultados de testes foram obtidos, destes, 04 foi positivo e 07 foram negativos. Os casos confirmados hoje são das seguintes regiões.

02 – Fazenda Nova

01 – Mandaçaia

01 – Barra do Farias

Agora são 1.967 casos confirmados desde início da pandemia, destes 1.889 já estão recuperados, 65 vieram a óbito e 08 atualmente estão em monitoramento domiciliar, 05 seguem internados.

Do Estação Notícias / Assessoria

Agenda Semanal do Instituto São Jerônimo!

Ligue ou envie mensagem via WhatsApp para o Instituto São Jerônimo através dos números:

(81) 3747-1978 / (81) 99407-9341 / (81) 99668-4735.

Instituto São Jerônimo – promovendo saúde e desenvolvimento

Venda de gás clandestina é interrompida em Toritama

Botijões estavam armazenados de maneira irregular 

Na última quarta (14) a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária de Toritama receberam uma denúncia de venda clandestina de GLP (gás de cozinha) na cidade.

Foi realizada uma vistoria e as autoridades acabaram constatando a venda clandestina em um estabelecimento.

Local não possuía licença de funcionamento 

Os botijões estavam armazenados de maneira irregular e o estabelecimento não possuía licença de comercialização.

O estabelecimento inspecionado foi notificado e a fiscalização deu um prazo para a regularização do empreendimento.

Do Estação Notícias / Polo +

Pernambuco recebe mais de 184 mil vacinas da AstraZeneca e pode reduzir faixa etária da vacinação

Na madrugada desta sexta-feira (16), Pernambuco recebeu mais 184.250 vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. As doses chegaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e foram levadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem e, em seguida, distribuição para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Os municípios devem receber as doses ainda nesta sexta. 

“Vamos destinar toda essa nova remessa para aplicação da primeira dose em quem ainda não tomou. Assim, estaremos ampliando o número de pernambucanas e pernambucanos que iniciam o esquema vacinal. Sempre lembrando que a segunda dose é absolutamente necessária para que a imunização esteja completa”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Com a declaração do governador, espera-se que os municípios reduzam a faixa etária da população geral vacinada. Com as doses recebidas, o Estado totaliza mais de três milhões de vacinas apenas da Astrazeneca. O quantitativo recebido deve ser utilizado para imunizar a população geral e trabalhadores bancários e dos Correios.

“Os municípios devem ficar atentos e utilizar esse lote apenas com a finalidade de aplicação da primeira dose”, reforçou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo. A segunda dose do imunizante da Astrazeneca pode ser aplicada entre 60 e 90 dias após a primeira, mas só deve ser feita com as vacinas que forem encaminhadas com essa finalidade.

Vacinas recebidas em Pernambuco

Ao todo, o estado já recebeu 6.060.650 doses de imunizantes. Foram 3.051.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen. Pouco mais de 5 milhões de doses foram aplicadas em Pernambuco.

Do Estação Notícias / Folha de Pernambuco

Agenda Semanal - Clinica Mais Viver

Publicada lei que permite indústrias veterinárias a produzirem vacinas contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quinta-feira (15), com veto, a Lei nº 14.187, de 15 de julho de 2021, que autoriza estabelecimentos fabricantes de vacinas veterinárias a produzir imunizantes contra a covid-19 e o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), no Brasil, desde que cumpram todas as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos estabelecimentos destinados à produção de vacinas para uso humano.

A lei publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16) prevê também que todas as fases relacionadas à produção, ao envasamento, à etiquetagem, à embalagem e ao armazenamento de vacinas para uso humano deverão ser realizadas em dependências fisicamente separadas daquelas utilizadas para a fabricação de produtos destinados a uso veterinário.

O texto diz ainda que, quando não houver ambientes separados para que o armazenamento seja feito, as vacinas contra a covid-19 poderão ser armazenadas na mesma área de armazenagem das vacinas de uso veterinário, mediante avaliação e anuência prévias da autoridade sanitária federal e desde que haja metodologia de identificação e segregação de cada tipo de vacina.

Veto
O artigo 5º foi vetado pelo presidente da República. O texto estabelece que ato do Executivo poderia prever incentivo fiscal destinado às pessoas jurídicas que adaptassem suas estruturas industriais destinadas originalmente à fabricação de produtos de uso veterinário para a produção de vacinas contra a covid-19.

“Embora se reconheça a boa intenção do legislador ao autorizar benefício de natureza tributária, a propositura legislativa encontraria óbice jurídico por violar dispositivo na Constituição da República que determina que benefícios tributários só podem ser criados por lei em sentido estrito”, diz o documento.

Ainda de acordo com a justificativa do veto, “a propositura legislativa acarretaria renúncia de receitas sem apresentação da estimativa do impacto orçamentário e financeiro e das medidas compensatórias, em violação à Lei de Responsabilidade Fiscal e à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021”.

Do Estação Notícias / Folha de Pernambuco

Ofertas da semana na Frutaria CR Campos


Balanço: 8 pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas em Pernambuco

Foto: Arquivo

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nesta quinta-feira (15), o número oficial dos homicídios ocorridos no mês de junho deste ano em Pernambuco. Foram assassinadas no Estado 254 pessoas. 

Com isso, o primeiro semestre de 2021 fechou com 1.680 assassinatos. Segundo a SDS, houve uma redução de 14,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram mortas 1.963 pessoas. 

Durante as últimas 24 horas, foram registrados 8 homicídios em Pernambuco. Neste mês de julho são 123 assassinatos no Estado e de janeiro até agora 1.803 crimes.

Em Caruaru, um jovem foi assassinado a tiros dentro de casa no Sítio Posse, zona rural do município, na frente da esposa e de uma filha. Marivaldo Cândido Vieira, 22 anos, trabalhava como estampador em São Caetano. A vítima teve um irmão assassinado há quase 3 anos no bairro Cidade Jardim. 

Este foi o 5º homicídio do mês de julho em Caruaru. De janeiro até agora mataram 63 pessoas no município. 

Acidentes 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 6 acidentes no plantão 24 horas, em rodovias federais de Pernambuco, com 12 veículos envolvidos. Sete pessoas ficaram feridas. Ainda no balanço, 19 testes de alcoolemia e 147 autos de infração.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade

Devocional Diário

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46:1

Pensamento: Enquanto estivermos nesse mundo, não estaremos livres das adversidades, mas esse versículo nos traz uma boa notícia! Deus é o nosso refúgio, por isso ao enfrentarmos um problema o lugar para onde devemos ir é a presença de Deus. Ele também é a nossa fortaleza, nosso muro de proteção, nosso escudo e nos protege do perigo! E ainda é aquele que nos socorre bem no meio dos problemas. Esse é o nosso Deus, aquele que certamente nos livrará das situações difíceis e impossíveis.

Oração: Obrigado Pai, posso ter tranquilidade e segurança pois eu sei que o Senhor é poderoso parar livrar-me de qualquer situação, e jamais me deixará desamparado. Perdoa pelas muitas vezes que não busquei Sua presença ao enfrentar um problema, e acabei impedindo que o Senhor pudesse agir. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Estamos chegando Brejo!

O Rapidim Delivery é um aplicativo, que permite para os usuários usufruirem de diversas categorias no segmento alimentício, farmácias, material de construção e bebidas.

Além de ser super prático de utilizá-lo, ele acolhe principalmente os micro-empreendedores, que estão buscando visibilidade para seu estabelecimento, e assim cada vez mais, aumentar o seu faturamento.

Nos sigam nas redes sociais!

Instagram: @Rapidim_delivery

Facebook: @Rapidim_delivery