sexta-feira, 2 de julho de 2021

Supostas vacinas aplicadas após vencimento: Prefeitura de Brejo da Madre de Deus emite nota informando erro em sistema do Ministério da Saúde

Um cruzamento de dados feito em duas bases de informações diferentes do Ministério da Saúde apontou que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina contra covid-19 da AstraZeneca teriam sido aplicadas no Brasil, segundo notícia publicada nesta sexta-feira (2) pelo site da Folha de S.Paulo. De acordo com a reportagem, os imunizantes fora do prazo seriam provenientes de lotes importados da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou adquiridos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

No município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, tornou-se público a informação de que duas doses teriam sido aplicadas após o prazo de validade.

A prefeitura de Brejo através da Secretaria de Saúde emitiu uma nota, informando que o erro está no sistema de informação do Ministério da Saúde, e será devidamente corrigido.

Confira a nota:

A Secretaria de Saúde de Brejo da Madre de Deus informa que os lotes:

4120Z005 

360 doses recebidas em 26/01/2021. 

(Vencimento em 14/04/2021)

4120Z025 

360 doses recebidas em 24/02/2021. 

(Vencimento em 04/06/2021)

CTMAV505 

80 doses recebidas em 26/03/2021. 

(Vencimento 31/05/2021) 

As doses dos lotes acima foram aplicadas dentro do prazo e obedecendo o plano municipal de imunização contra à covid-19. Já as doses que constam como aplicadas fora do prazo de validade, trata-se de um erro no sistema de informação do Ministério da Saúde, que será devidamente corrigido.

Assessoria de Comunicação

Do Estação Notícias 

7 novos casos de Covid foram confirmados em Brejo da Madre de Deus nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nas últimas 24 horas, 24 resultados de testes foram obtidos, destes 7 foram positivos e 17 foram negativos. Os casos confirmados são nas regiões:

04 – Sede

02 – São Domingos

01 – Barra do Farias

Agora são 1.934 casos confirmados desde início da pandemia, destes 1.853 já estão recuperados, 63 vieram a óbito e 11 atualmente estão em monitoramento domiciliar, 7 seguem internados.

Assessoria de Comunicação 

Subindo a GARGANTA da Serra do Ponto em Brejo da Madre de Deus

De volta... no Episódio 9 da série ‘Entre as Serras’ você vai conhecer como é a subida até o topo dos quase 1200 metros de altitude da Serra do Ponto pela GARGANTA, junto do grupo Campista Arretado. A trilha com escalaminhada é de nível 5, com áreas íngremes, altura considerável, subida e descida de pedra, trilha com exposição a natureza, sol e se chover fica escorregadio. A serra do Ponto é um planalto com altitude de quase 1200 metros, em seu ponto mais alto. Fica Localizada no município de Brejo da Madre de Deus, e detém uma das poucas reservas de mata atlântica do interior de Pernambuco, ao longo de uma vasta área de brejos de altitude.
Vale a pena assistir ao vídeo!

Mulher registra B.O após homem espioná-la por cima de muro no distrito São Domingos, em Brejo

Uma mulher registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, após flagrar o seu vizinho espionando a sua residência em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações, a mulher notou que a ‘espionagem’ do homem ocorria sempre que o esposo da mesma deixava o imóvel. A mulher acusa o proprietário do imóvel vizinho de espioná-la se arrumando ou lavando roupas. O caso está sendo investigado.

Do Estação Notícias / Bruno Muniz

Live: Arraial Solidário Adriana Viagens!

Acusado de tráfico de drogas é preso em Jataúba

O homem tentou se desfazer das drogas através do encanamento

Na tarde desta quinta-feira (01), denúncias anônimas informaram à Polícia Militar que na segunda travessa Liberdade, em Jataúba, estaria acontecendo a venda de drogas em plena luz do dia.

Uma viatura foi até o local e acabou avistando Manoel Anderson da Silva, conhecido por “Manezinho”, entregando um pacote a outra pessoa, na calçada de uma casa, a pessoa que recebeu o pacote, deixou a rua imediatamente.

Os policiais deram voz de prisão a Manoel, que entrou na casa e fechou a porta. O efetivo entrou na residência e acabou encontrando o acusado saindo do banheiro, no momento em que ele foi abordado.

O homem acabou negando que possuísse mais drogas e os policiais entraram no banheiro, onde perceberam que o vaso sanitário não estava fixado.

Policiais removeram o vaso e em uma primeira curva no encanamento encontraram pacotes com substância semelhante a maconha, além de R$ 154,45 (cento e cinquenta reais e quarenta e cinco centavos) na casa.

Manoel Anderson tentou fugir e acabou agredindo dois policiais, sendo capturado e conduzido até a Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, ficando à disposição da justiça.

Do Estação Notícias / Blog Polo +

Governo de Pernambuco libera realização de cirurgias eletivas que exigem internação hospitalar

A retomada da realização de cirurgias e procedimentos eletivos que demandem internação hospitalar está autorizada em Pernambuco. A decisão foi anunciada, nesta quinta (1º) pelo governo. As cirurgias eletivas são as que podem ser adiadas sem nenhum prejuízo à saúde do paciente. Elas tinham sido suspensas para assegurar leitos para pacientes com Covid-19.

A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Ela amplia a última portaria, divulgada no dia 18 de junho, que permitia apenas os procedimentos com anestesia local onde o paciente, a princípio, não necessitaria de intubação e internação hospitalar.

O governo afirmou que as cirurgias podem ser realizadas desde que as unidades de saúde tenham leitos disponíveis, além de insumos e medicamentos do chamado kit intubação no local onde o procedimento será feito.

As unidades de saúde terão que estabelecer medidas de gestão que possibilitem a organização dos fluxos e garantam a retomada dos serviços eletivos de forma gradativa.

As cirurgias marcadas estavam suspensas no estado, desde 8 de março. Ficaram mantidos os procedimentos considerados inadiáveis.

São as cirurgias oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente em caso de adiamento, além das cirurgias ambulatoriais que não demandam internamento hospitalar.

Do Estação Notícias

Mix Acaí

Governo de PE libera eventos sociais, flexibiliza atividades corporativas e amplia horários de bares e restaurantes

O governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta (2), a autorização para retomada de eventos sociais e flexibilização de atividades corporativas, em mais uma etapa de avanço no plano de convivência com a Covid-19. A partir de segunda (5), fica liberada, ainda, a ampliação do horário de comércio e serviços de academias, bares e restaurantes.

As novas medidas são válidas para todo o estado. Os horários de funcionamento de serviços dependem de cada região. Mesmo com esse novo avanço, os eventos culturais, como shows e festas, permanecem proibidos.

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva concedida pela internet. Participaram os secretários estaduais de Saúde, André Longo, de Turismo, Rodrigo Novaes, além da executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Segundo o estado, para liberar essas atividades, foram levados em conta os novos números da pandemia. Os dados mostraram a redução nos pedidos de leitos para casos graves.

Segundo a nova fase do plano, na Macorregião I, que compreende o Grande Recife e parte da Zona da Mata e Agreste, estão autorizados os eventos sociais com 50 pessoas, 30% da capacidade do espaço ou o que for menor.

São considerados eventos sociais aniversários, batizados e casamentos, por exemplo. Mesmo com a liberação dessas atividades, permanece proibida a música ao vivo. Eles podem acontecer das 8h às 23h, nos dias de semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana.

Nessas mesmas regiões, os eventos corporativos, que são as palestras, capacitações e feiras, por exemplo, podem receber 100 pessoas, 30% da capacidade do local, ou que for menor.

Também permanece proibida a música ao vivo. O horário é das 8h às 22h, em qualquer dia da semana.

Ainda segundo o plano, as colações de grau e cultos ecumênicos podem ter 100 pessoas, 30% da capacidade do local, o que for menor.

Para as festas de colação, ficam proibidos bebidas alcoólicas e alimentos, além de som ao vivo. Eles podem ser realizados das 8h às 23h, nos dias de semana, e 8h às 22h, nos finais de semana e feriados.

Cinema, teatro e circo podem receber 200 pessoas, 50% da capacidade do local ou que for menor. Os horários são das 9h às 23h, nos dias de semana, e 9h às 22h, nos finais de semana e feriados.

Museus e espaços culturais podem ter um visitante a cada 20 metros quadrados, nas áreas expositivas internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados, nas áreas expositivas externas. Os horários liberados são das 9h às 22h, em qualquer dia da semana.

O funcionamento de parques temáticos, aquáticos e infantis depende da regulamentação de cada município, segundo o governo.

Serviços

Academias de ginástica no Grande Recife e em partes do Agreste e Zona da Mata poderão funcionar com 50% da utilização dos aparelhos de cardio.

O horário permitido vai das 5h às 22h, em dias de semana, e das 5h às 18h, nos finais de semana e feriados.

Do Estação Notícias / G1

Em Brejo: Oposição aprova CPI para investigar denúncia sobre vacinas, mas se omite em votar CPI para investigar para onde foram os 8 Milhões das contas da Prefeitura no mês de dezembro de 2020

A proposição de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) é um instrumento facultado ao Poder Legislativo seja no Congresso Federal quando se cria uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), onde envolve membros do Senado e da Câmara Federal, ou por uma CPI proposta pelo Senado ou pela Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais de Vereadores.

Está escrito no artigo 58 e § 3º, da Constituição Federal de 1988, os requisitos para apresentar uma CPI, seja qual for à esfera do Poder Legislativo, são eles: Fato determinado e certo, assinatura mínima de 1/3 dos membros do referido Poder Legislativo e prazo determinado.

A Constituição Federal não exige aprovação do plenário para se iniciar uma CPI. Mas em Brejo o regimento da câmara desatualizado, exige mais que a Constituição, pois determina aprovação pelo plenário. A CPI é um instrumento do parlamento, e não da maioria, tem que se respeitar também a vontade da minoria em investigar supostos ilícitos.

Hoje na câmara de vereadores verificou-se como esse tema infelizmente está sendo tratado com desdém. Segundo se verificou das palavras do Ver. Jobson Barros e Robertinho Asfora, o Ver. Jobson Barros protocolou requerimento de uma CPI a mais de 20 dias, para investigar os gastos do mês de dezembro de 2020, ou seja, quem recebeu, o porquê recebeu, porque não foram pagos os servidores públicos e os aposentados de Brejo, se realmente houve prestação de serviços e para onde foi o dinheiro, os mais de 08 milhões de reais. 

Incrivelmente na sessão de hoje, depois de mais de 20 dias sem resposta o Presidente da Câmara Ver. Silvano do (PSD), decidiu não colocar em pauta o pedido de CPI do Ver. Jobson Barros, afirmando que um parecer do Procurador efetivo da Câmara recomendou pela ilegalidade, por não atender ao requisito mínimo de assinatura de 1/3 de vereadores, assisti razão o parecer, pois o vereador deveria ter observado as exigências da lei para apresentar a resolução. Pois um terço da atual composição da câmara é 04 vereadores, exatamente a quantidade mínima exigida na Constituição Federal, e também exatamente o número de vereadores de situação. 

Mas o mesmo Presidente ferindo de morte o princípio da impessoalidade e moralidade administrativa art. 37, caput, da Constituição Federal, colocou na pauta um requerimento de CPI, feito pela mesa diretora no dia de hoje, sem parecer jurídico, e sem demorar mais de 20 dias, com vários vícios de formalidade na criação da CPI. Fica a pergunta por que então não apareceu nenhum parecer jurídico para invalidar da mesma forma a CPI proposta hoje?  Porque o Presidente da Câmara e alguns vereadores estão usando de dois pesos e duas medidas quando votam? Se a CPI para investigar o não pagamento dos servidores era ilegal a de hoje também possui ilegalidades. 

Segundo o resumo da ordem do dia que é entregue a todos os vereadores, foi apresentado um requerimento para abertura de CPI, mas, o regimento interno da própria câmara de Brejo, explicita no artigo 54 que para propositura da CPI deve ser através de projeto de resolução e não requerimento, considerando que a proposta veio da mesa diretora. 

E não é justificativa plausível, dizer que foi erro de digitação, porque o requerimento está numerado corretamente de forma sequenciada, e não está a numeração das propostas de resolução. 

Mas com dois pesos e duas medidas, foi colocado de todo jeito hoje o requerimento, mesmo o vereador Jobson Barros tendo alertado durante a discussão que estava em desacordo com o regimento aquela proposição. A Casa das leis do município de Brejo da Madre de Deus, não pode ser responsável por criar normas e leis ilegais, nulas de pleno direto, nati – mortas.

Ainda vale dizer que é comum o desconhecimento do processo legislativo por parte da atual presidência, como ficou claro, quando o Presidente Silvano, negou sem fundamento algum o pedido de vista do Ver. Ismar a um projeto de lei, e depois de 20 minutos voltou atrás e disse que iria conceder porque estava equivocado. Deve-se observar ao disposto no artigo 25, caput da Constituição Federal, o princípio da Simetria.

Por fim sabe-se já passou da hora, dessa Câmara atualizar o seu regimento interno que está em total desacordo com a Constituição Federal de 1988, Legislação infraconstitucional, Constituição do Estado de Pernambuco, e jurisprudência do STF.

Do Estação Notícias

Ofertas da Semana da Frutaria CR Campos!


Jovem é assassinada a pedradas no Agreste de Pernambuco

A jovem era filha de um sargento da Polícia Militar e sonhava seguir a carreira do pai

Uma jovem que estava desaparecida foi encontrada assassinada na manhã desta quinta-feira (1º), no Sítio Guedes, área rural de Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco.

A vítima, Maria Vithória Braz de Souza, 19 anos, estava sendo procurada desde a terça feira (29/06), quando foi vista pela última vez por um mototaxista, que foi levado à Delegacia local para prestar depoimento. A jovem era filha de um sargento da Polícia Militar e sonhava seguir a carreira do pai.

De acordo com a perícia realizada pelo Instituto de Criminalística (IC), o corpo da vítima apresentava lesões no rosto, que podem ter sido provocadas por objeto contundente, provavelmente uma pedra. Ainda de acordo com os primeiros levantamentos, além dos sinais de luta corporal, a vítima foi encontrada com a saia levantada. Um exame sexológico será realizado para constatar se houve violência sexual.

A Polícia Civil está investigando o caso e após a realização dos procedimentos necessários, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.

Do Estação Notícias / Portal Agreste Violento

Devocional Diário

"Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração." Efésios 4:17-18

Pensamento: As pessoas vivem uma cegueira espiritual, obscurecidas de entendimento, em ignorância, alheios à vida de Deus. Esta cegueira causada pela dureza do coração e pela vaidade, impede que as pessoas vejam a necessidade de se aproximar de Deus. Mas a graça do Pai, e a Sua palavra são como colírios para nossos olhos. E nos fazem entender as coisas do Reino de Deus, e viver segundo o propósito do Senhor.

Oração: Obrigado pai, porque o Senhor abriu meus olhos e me mostrou a salvação através do Seu filho Cristo Jesus. Coloca mais deste colírio nos meus olhos, quero enxergar cada vez mais com os olhos da fé, e estar cada vez mais no centro da Sua vontade. Abre minha visão espiritual para que eu possa ver o caminho do Senhor, e me afastar das obras do inimigo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Chegou em nossa cidade o Laboratório de Análises Ytallo Marinho

Um ambiente moderno, aconchegante e com todo conforto para você, realizar seus exames de rotina, testes rápidos, exame citológico, ventosaterapia e auriculoterapia. Venha nos conhecer e desfrutar dos nossos benefícios para sua saúde!