sábado, 29 de maio de 2021

Agenda Semanal Instituto São Jerônimo

PRF recolhe cerca de 200 veículos irregulares durante Operação Maio Amarelo no Agreste de PE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização de trânsito e as ações de combate ao crime durante a Operação Maio Amarelo 2021, que ocorreu de forma integrada entre os órgãos de segurança pública nas rodovias que cortam Pernambuco. Um balanço da Delegacia de Caruaru, no Agreste, aponta que entre os dias 01 a 28 de maio foram recolhidos 198 veículos por diversas irregularidades.

Nesse período, as equipes fiscalizaram 864 veículos e 937 pessoas, registraram 445,7 toneladas de excesso de peso e nove crimes tributários em conjunto com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE). Ao todo, foram emitidas 1.786 autuações por diversas infrações, sendo 108 pelo não uso do cinto de segurança, 90 por ultrapassagens em local proibido, 51 pela falta do capacete, 28 por alcoolemia, 27 pelo uso do celular ao volante, 25 pela ausência da cadeirinha, dentre outras.

As ações de combate ao crime resultaram em nove pessoas detidas por receptação de veículo roubado, porte ilegal de arma e uso de documento falso. Também foram recuperados seis veículos com registro de roubo ou furto, apreendidas duas armas e 31 munições. Durante a operação, as ações educativas alcançaram 141 pessoas, com orientações que buscam salvar vidas no trânsito. Além disso, os policiais prestaram auxílio a 31 motoristas, que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítima.

Do Estação Notícias / Liberdade

Sorvete é na Mix Açaí

Casos suspeitos de chikungunya têm aumento de 135% em Pernambuco

Os números de casos suspeitos de chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti assim como a dengue, apresentaram um aumento muito grande em Pernambuco desde o ano passado. O crescimento foi de 135,8% para a primeira infecção e de 61,8% para a segunda.

O registro dos dados ocorre no pior momento da pandemia de Covid-19, o que pode agravar o colapso no sistema de saúde, já bastante pressionado pelo avanço do novo coronavírus.

As informações constam do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). De acordo com a pasta, entre 3 de janeiro e 15 de maio deste ano, foram notificados 3.417 casos suspeitos de chikungunya em 89 municípios. No mesmo período de 2020, foram 1.449.

Em relação à zika, o órgão contabilizou 1.176 pacientes com suspeita da doença em 2021 e 727 no ano anterior. Também de janeiro até este mês, foram confirmados 717 casos de chikungunya e nove de zika vírus.

Pandemia desviou o foco
Consultora em biossegurança da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sylvia Lemos diz que esse cenário é uma realidade não só de Pernambuco, mas de todo o País. Na avaliação dela, a pandemia tomou o foco de todos os setores, o que desviou a atenção que antes era dada a outras doenças.

A chegada do período de chuvas no Litoral e na Zona da Mata de Pernambuco, que facilita o acúmulo de água nas residências, é outro fator que contribui para o aumento.

“Há um ano nós só estamos vendo Covid. As pessoas esqueceram esse problema dentro das suas próprias casas e comunidades, e tivemos um declínio das campanhas e das vistorias dos agentes sanitários por causa dos riscos de pegar Covid”, afirma. “E agora todo aquele processo que faz os mosquitos permanecerem, como água parada nos quintais, pneus e vasos de planta, propiciou [o crescimento]”.

Em meio à maior crise sanitária do século, com uma pandemia que matou mais de 450 mil brasileiros em pouco mais de um ano, o crescimento das epidemias das arboviroses torna ainda complexo o diagnóstico dos casos, já que a fase inicial da Covid-19 tem sintomas parecidos com os da dengue, zika e chikungunya, além de se confundir com o resfriado e a gripe comum.

“Hoje, se eu tenho um caso suspeito, seja lá de dengue ou de chikungunya, tenho que investigar a Covid. E tenho que deixar essa pessoa isolada. Isso pesa sobre o sistema de saúde porque são mais exames diferentes que nós temos que fazer”, conta a especialista.

Diante disso, é preciso que a população, além de seguir as medidas de prevenção à Covid-19, incluindo o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, mantenha os cuidados com as arboviroses.

“Não acumular água, fazer uma varredura no quintal, tirar os entulhos”, orienta a infectologista.

Do Estação Notícias / Folha de PE

Dois homens são mortos e mulher baleada em Pesqueira

As vítimas estavam em uma oficina mecânica

Dois homens foram assassinados e uma mulher baleada na tarde desta sexta-feira (28), no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

As vítimas estavam em uma oficina mecânica na Rua Pio XII, quando dois homens chegaram em uma moto e efetuaram disparos de armas de fogo.

Severino dos Ramos dos Santos Alves, de 32 anos e Severino Barbosa da Silva, de 43 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Carla Andreia de Farias, de 27 anos, foi alvejada e socorrida para a emergência do Hospital Dr. Lídio Paraíba, o estado de saúde de Carla não foi informado.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a identidade dos autores e a motivação são desconhecidas.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão

Pernambuco garante fornecimento de oxigênio para municípios do interior

O governador Paulo Câmara anunciou, na noite desta sexta-feira (28), que o governo de Pernambuco montará uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife para normalizar o abastecimento de oxigênio nas unidades municipais que atendem pacientes com a Covid-19. De acordo com o pronunciamento do governador, o apoio será feito de forma emergencial até que os municípios regularizem seus contratos e o estado vai disponibilizar o fornecimento de oxigênio em 30 mil metros cúbicos para as redes municipais de saúde.

“A partir da tarde deste sábado, vamos montar uma central emergencial de fornecimento de gases hospitalares no Recife, que irá disponibilizar 30 mil metros cúbicos de oxigênio, o suficiente para abastecer até 3 mil cilindros das redes municipais de saúde. Esse suporte emergencial será dado enquanto as prefeituras ajustam seus contratos e regularizam o fornecimento de seus serviços médicos. Ressalto que a Secretaria Estadual de Saúde não tem problemas de abastecimento de oxigênio nas 66 unidades que administra.”, informou o governador Paulo Câmara.

As remessas de oxigênio para as cidades do interior vão estar à disposição na tarde de sábado (29), de acordo com a necessidade apresentada pelas prefeituras. Em comunicado aos gestores municipais, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou a importância da comunicação com antecedência para que o órgão estadual possa efetivar o apoio aos municípios em tempo oportuno.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que o problema em algumas cidades do interior de Pernambuco não diz respeito à escassez de oxigênio. “Todas as unidades de saúde estaduais, bem como os hospitais com contrato para a rede, estão com o abastecimento regularizado e sem risco. A questão diz respeito a fornecedores menores que atendem aos municípios, que estão com problemas logísticos para garantir o abastecimento. Já neste final de semana, vamos reforçar o abastecimento também para os municípios pernambucanos”, ressaltou Longo.

Do Estação Notícias / Diario de Pernambuco

Devocional Diário

"Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete." Mateus 18:21-22

Pensamento: Perdoar não é opcional! Se alguém te feriu, e você guarda alguma mágoa dessa pessoa, saiba que Jesus assim como ele morreu para perdoar os teus pecados, ele também morreu pelos pecados dessa pessoa. Mesmo que seu coração não queira, faça uma oração a Deus e entregue a vida dessa pessoa nas mãos do Senhor, e peça a Deus que retire todo sentimento ruim que há dentro de você. Há poder no perdão, Deus se agrada quando perdoamos, milagres acontecem, o perdão faz bem a nós mesmos.

Oração: Pai querido, se tenho algo contra alguém, mostra-me quem é essa pessoa e ajuda-me a perdoá-la. Se há algum sentimento de ódio, vingança, amargura, retira-os de mim, e torna-me a dar a alegria plena de comunhão com o Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.