sábado, 22 de maio de 2021

Brownie da Mix Açaí

Tribunal de Contas recomendou à Câmara Municipal a rejeição das contas do ex-prefeito Dr. Edson Sousa, relativas ao exercício financeiro de 2015

O presidente Silvano Pereira já foi oficializado por duas vezes pelo TCE para colocar as contas em julgamento

A Constituição Federal atribuiu ao Poder Legislativo a fiscalização do Poder Executivo, e uma das formas de exercerem essa fiscalização da aplicação do dinheiro público, está no julgamento de contas do Poder Executivo prestadas anualmente ao respectivo Tribunal de Contas, por exemplo. Um momento bastante importante para uma Câmara Municipal de Vereadores, mas ainda, para a população em geral tomar ciência do que foram recebidos, quais os gastos, ou seja, da execução orçamentária, por exemplo, de uma gestão.

Assim temos as contas de governo referentes ao exercício de 2015 de Brejo da Madre de Deus sob o nº. 16100077-0, com relator o conselheiro Valdecir Pascoal, contas essas que já estão transitadas e julgadas. Essas contas foram julgadas irregulares pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, onde ao fim do julgamento se emitiu parecer prévio recomendando a Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus a rejeição das contas do gestor da época, o senhor Jose Edson de Sousa (ex-prefeito).
Caso a Câmara de Brejo confirme a decisão do parecer prévio, Dr. Edson ficará inelegível por 08 anos. Para que sejam aprovadas as contas rejeitando o parecer do tribunal, se faz necessário que 09 vereadores votem contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado.

O estranho, é que desde o dia 17 de março de 2021, através do oficio nº TCE/DP/NAS/GEEC Nº 0122/2021 o Tribunal de Contas de Pernambuco solicitou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus, o senhor Silvano Pereira, que atualizasse o sistema do E-TCEPE-, para que iniciasse o procedimento para análise e votação das contas do exercício de 2015, ano em que o Dr. Edson era o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores de Brejo, não acatou e não atualizou o sistema.

E mais uma vez o TCE-PE notificou a Câmara de Brejo da Madre de Deus, dessa vez no último dia 30 de março para que presidente da Casa José Cupertino de Souza atualizasse no prazo de 05 dias o sistema para que a Câmara de Brejo, composta por 13 vereadores, tenham o direito de analisar e votar as contas do Dr. Edson.

Até o presente momento o sistema de consulta de prestação de contas não revela se o presidente Silvano Pereira acatou a notificação ou não do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), e se as contas já estão ou não na Câmara, de toda sorte, se revela muito estranho um Presidente de Câmara, receber no início de sua gestão duas notificações para atualizar o sistema. Imperícia no sistema do tribunal não justifica, pois a empresa que presta serviço contábil e análise que tem experiência junto ao TCE, NAAP, é a mesma empresa que prestou serviço durante o mandato do ex-prefeito Hilário Paulo.

Diante dessa falta de atitude por parte do Presidente do Legislativo Municipal, fica no ar a pergunta: Porque será que o Presidente Silvano não quer colocar em votação as contas do Dr. Edson?

Do Estação Notícias

Consultório Odontológico Dra Eloá Souza

Usuário de drogas é detido e assume arrombamento na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Na tarde desta sexta-feira (21), a Guarda Civil Municipal e policiais do Malhas da Lei, e da Delegacia de Homicídios de Santa Cruz do Capibaribe, capturaram o suspeito de ter praticado um arrombamento seguido de furto contra a Câmara de Vereadores local na madrugada da última segunda-feira (17).

Em depoimento à Polícia Civil, “Jefferson” confessou ter praticado desordem dentro da Casa de Lei, onde teria subtraído um notebook, dois aparelhos celulares e um fone de ouvido, e que havia trocado os objetos por quatro peças de roupas e R$ 50,00 em espécie.

Segundo a Polícia Civil, o jovem é de Palmares, tem passagens pela polícia e usuário de drogas. Ele foi localizado em um sinal de trânsito na Avenida 29 de Dezembro e revelou que seria morador de rua.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Devocional Diário

"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." Filipenses 2:14-15

Pensamento: Hoje em dia no mundo em que vivemos e da maneira que o mesmo caminha, realmente nos vemos em um meio totalmente corruptível, mas como servos do Senhor cabe a nós esta missão de brilharmos como estrelas e não passarmos como meros espectadores, mas fazermos a diferença, e como verdadeiras estrelas brilharemos na vida dessas pessoas que precisão sair dessa vida de escuridão. O Senhor nos chama a brilhar como estrelas. Vamos fazer a diferença.

Oração: Senhor, que nossos corações estejam abertos a receber mais de Ti neste dia, e que como estrelas do Senhor nós possamos brilhar na vida das pessoas que precisam do Senhor, que sejamos instrumentos em suas mãos, usa-nos conforme tua vontade, que sejamos canal de benção do Senhor. Em nome de Jesus. Amém.