Aposentados não devem fornecer informações ao receber este contato
OInstituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa
tratar-se de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida
online, por causa da pandemia.
Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada
uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um
documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura.
Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse
tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. O INSS
não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.
Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a
ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de
aplicativo. Saiba mais sobre no endereço: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/prova-de-vida/inss-amplia-e-simplifica-prova-de-vida-digital.
Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:
O INSS entra em contato com o cidadão em situações
específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de
requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita
qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.
O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou
ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de
atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado
como 280-41.
O segurado é contatado por meio das informações fornecidas
em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que
mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A
atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS,
o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para
confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo
das informações.
Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma
dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais
informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da
assistente virtual do INSS, a Helô.
Do Estação Notícias / Assessoria