quinta-feira, 6 de maio de 2021

Pernambuco prorroga medidas restritivas por mais 15 dias, para conter avanço do coronavírus

Atravessando um momento de estabilidade em índices elevados de novos casos e mortes da Covid-19, Pernambuco anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), a prorrogação, por mais 15 dias, das atuais medidas restritivas em vigor.

"Em função dos altos índices que o Estado ainda apresenta em relação à Covid-19, com 97% de ocupação nas UTIs. Por isso, o Governo de Pernambuco julgou ser prudente manter essas medidas e continuar as análises diárias dos indicadores”, justificou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.

Confira como está o funcionamento de cada setor:

Comércio de praia
O comércio de praia segue permitido, exclusivamente de segunda a sexta, das 9 às 16h. É obrigatório o cumprimento dos protocolos de distanciamento entre os guarda-sóis, além do limite de ocupação das barracas. O retorno ainda é proibido durante os fins de semana.

Comércio de bairro
O comércio dos bairros segue funcionando com limite de dez horas contínuas durante a semana e de oito horas contínuas nos fins de semana. Na prática, as lojas desse perfil podem abrir a partir das 8h de segunda a sexta. As unidades que optarem por esse horário precisarão encerrar as atividades às 18h.

Quem optar por abrir às 9h fechará às 19h. Já quem abrir às 10h terá que fechar às 20h. Nos fins de semana, o funcionamento poderá ocorrer até às 18h, mas só poderão funcionar até esse horário as lojas que abrirem às 10h. Portanto, quem abrir às 9h continuará encerrando a atividade às 17h, cumprindo o limite de oito horas de operação contínua.

Escritórios, bares e restaurantes
Aos fins de semana, bares e restaurantes podem escolher funcionar das 9h às 17h ou das 10h às 18h.

Academias e igrejas
Para as academias, inclusive nas unidades localizadas dentro dos clubes sociais e esportivos, o funcionamento pode ser até às 18h, mantendo a abertura a partir das 5h. A medida também vale para igrejas.

Do Estação Notícias / Folha de Pernambuco

Vacina Brejo: Pessoas de 60 a 65 anos são vacinadas em São Domingos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue acelerada em Brejo da Madre de Deus. O município deu início à aplicação do imunizante em pessoas de 60 a 65 anos no distrito de São Domingos.   

Um mutirão foi realizado hoje (06) nesta manhã pela Secretaria de Saúde. Toda uma estrutura e organização foi pensada para não deixar as pessoas aglomeradas. Além disso, para entrar na quadra onde estava sendo realizado o mutirão, as pessoas precisavam estar com máscara, higienizar as mãos e testar a temperatura.

Do Estação Notícias / Assessoria

Delegado Bruno Bezerra assume titularidade em Brejo da Madre de Deus

O delegado Bruno Bezerra assumiu o posto de titular na delegacia de Brejo da Madre de Deus. O oficial, que esteve à frente da Associação dos Delegados de Pernambuco (ADEPPE) também passa a responder pelo município de Jataúba.

A delegacia em Brejo estava sem titular desde a morte do delegado Anderson Liberato, assassinado em Jataúba em 17 de abril deste ano.

Dr. Bruno esteve na manhã desta quinta-feira (06), na 17ª Delegacia Seccional (DESEC) de Santa Cruz do Capibaribe, onde conversou com a imprensa e traçou para sua gestão.

O delegado Dr. Bruno Bezerra iniciou sua carreira na segurança pública em 2008. Entre seus trabalhos, teve uma passagem de quase cinco meses como delegado adjunto na 21ª Delegacia de Polícia de Homicídios (DPH) de Santa Cruz do Capibaribe.

Do Estação Notícias / Polo +

Bebês em estado grave com Covid-19 sofrem à espera de vagas em UTI no Recife: "clima de guerra"

Médicos do Hospital Barão de Lucena (HBL), que fica localizado no bairro da Iputinga, no Recife, relatam a preocupação diante do aumento de casos de Covid-19, que também tem provocado impactos na faixa etária pediátrica. Os profissionais se preocupam cada dia mais com a alta dos registros de coronavírus divulgados nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) e com a realidade que enfrentam no dia a dia no atendimento aos pacientes.

De acordo com a SES-PE, até março de 2021 haviam sido registrados 632 casos de Covid-19 em pacientes com até 9 anos de idade. Em 5 de abril, haviam sido registrados 654 registros de quadros graves da doença, 22 a mais do que no mês anterior. Em maio, o numero é ainda superior, com 686 casos, 32 a mais em comparação ao mês de abril. Referência no atendimento a bebês e crianças com sintomas respiratórios, o HBL começou a última quarta-feira (5) com cenário de superlotação de leitos.

"Na emergência pediátrica do Estado onde eu trabalho tem, neste momento, 10 bebês em respiração mecânica esperando vaga de UTI (unidade de terapia intensiva). Outros cinco precisando de intubação, mas não tem mais tubo nem ventilador. As famílias do interior que não têm onde ficar estão dormindo no chão do lado de fora da emergência", descreveu uma médica do HBL em uma rede social. "A equipe está exausta; várias pessoas afastadas por depressão", comentou.

Falta de material e insumos

Outra profissional do HBL contou ao JC que faltam respiradores e máscaras para fazer a ventilação não invasiva, conhecida como VNI, que é utilizada como medida para evitar a intubação dos pacientes."Os profissionais estão muito sobrecarregados. Hoje (ontem) está sendo um dia muito difícil. Estamos vendo o caos novamente no HBL. É um clima de guerra", relatou a médica.

A médica explicou que o hospital tem 12 leitos de UTI para crianças que apresentarem sintomas respiratórios graves, mas estas vagas não são suficientes para a atual demanda. "A emergência tem recebido um número muito maior nos últimos dias. No sábado, por exemplo, eram 37 pacientes, e parte deles em vermelho (classificação que indica risco de gravidade)."

Resposta da SES

Questionada pela reportagem do JC, a SES-PE informou por meio de nota que há reforço nos plantões da emergência pediátrica para atender a demanda atual. "Com isso, a escala, que era feita com quatro profissionais, passou a ser feita com seis, além de mais um médico evolucionista", diz o texto. A Secretaria informou ainda que, enquanto aguarda a transferência, o paciente recebe a assistência devida, om suporte ventilatório, quando necessário, e acompanhamento de equipe multiprofissional, inclusive com fisioterapeutas.

"Mensalmente acolhe mais de 500 crianças em sua emergência e que muitos casos são de baixa complexidade, ou seja, deveriam receber a assistência nas unidades sob gestão municipal. Contudo, não nega atendimento, acolhendo e dando o devido encaminhamento para cada caso", frisa a nota. A direção do HBL destacou que o serviço está abastecido de medicamentos e insumos, além de realizar exames normalmente.

Do Estação Notícias / JC Online

Renan do Gás

Grupo empresarial utilizava "laranjas" para fraudar dívidas trabalhistas e tributárias

Alvo da Operação Background, deflagrada pela Polícia Federal, com apoio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 5ª Região e da Receita Federal nesta quarta-feira (5), um dos maiores grupos empresariais do Nordeste utilizava laranjas para fraudar dívidas trabalhistas e tributárias acumuladas desde 2015. A prática foi responsável por gerar um prejuízo de cerca de R$ 8,6 bilhões aos cofres públicos.

Atuando com a produção de cimento, empresas de táxi aéreo e imobiliárias, o grupo é investigado por praticar crimes tributários, financeiros, contra a organização do trabalho e de fraude à execução, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa. 

De acordo com o delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Alexandre Alves, a investigação da PF teve início em 2018, quando o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal procuraram o órgão com a informação de que um grupo empresarial estaria impedindo a execução desses débitos trabalhistas por meio da omissão de patrimônio. "Passamos a fazer uma análise com quebra de sigilo bancário e fiscal. Identificamos uma movimentação considerável de valores em diversas contas das empresas com suas filiais, por meio de um sofisticado sistema contábil-financeiro de vazão desses valores, com esvaziamento patrimonial do grupo”. 

Segundo a PF, o objetivo era ocultar patrimônio para sonegar impostos e não realizar o pagamento de direitos trabalhistas. Para fraudar as dívidas, o dinheiro era transferido para outras empresas do grupo, sócios ou laranjas. 

Procurador Geral da Dívida Ativa da União e FGTS, Cristiano Morais afirma que os débitos foram acumulados por falta de interesse da empresa em realizar os pagamentos. “Não estamos diante de uma empresa que por conta da situação da competição ou dificuldades do mercado acumulou dívidas, estamos falando de um devedor que não tem interesse em pagar”.

Atualmente, a dívida trabalhista acumulada pelo grupo empresarial em Pernambuco é de R$ 70 milhões. No estado, 13 empresas foram acionadas pelo MPT no primeiro momento. Com o andamento das investigações, a Polícia Federal descobriu que mais de 40 empresas estavam interligadas e faziam parte do esquema criminoso. A estimativa é de que as ações do grupo tenham prejudicado mais de 7 mil trabalhadores espalhados pelo Brasil, sendo 500 deles apenas no escritório da capital pernambucana. “Quando conseguirmos liquidar o que foi encontrado pela PF, vamos garantir que os trabalhadores sejam pagos”, concluiu.

Por causa da idade avançada de alguns investigados, a Polícia Federal não solicitou a expedição de mandados de prisão contra os gestores do grupo. “No momento, a recuperação patrimonial é mais importante do que o cerceamento da liberdade. As obras de arte apreendidas serão encaminhadas para os museus. As jóias serão levadas para a Caixa Econômica Federal, enquanto os veículos e outros bens apreendidos seguirão para a alienação antecipada”, concluiu o delegado Alexandre Alves.

Do Estação Notícias / Assessoria

Devocional Diário

"O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere." Provérbios 11:17

Pensamento: Como é possível alguém fazer mal a si mesmo? Acredito que seja pela ignorância e pela falta de discernimento. Por exemplo um viciado, que busca prazer no seu vício, mas prejudica seu próprio organismo. Há também aqueles que não sabem controlar sua língua, e causam danos a si mesmos, através de palavras mal ditas. Portanto, tenhamos a bondade dentro de nós, que vem através de Cristo Jesus, e façamos bem aos outros e a nós mesmos.

Oração: Pai querido, ajuda-me a ser bom, seguidor do exemplo de Cristo, este corpo que o Senhor me deu, que eu seja zeloso para com ele. E a minha história, minha vida, que está sendo escrita por mim, que haja testemunho cristão, exemplos de bondade, eu oro em nome de Jesus, amém.

Cláudia Moda Fitness

Projeto da ‘Escola de Turismo Plínio Pacheco’ em Nova Jerusalém é apresentado

Em audiência, o Ministro da Educação Milton Ribeiro, o Presidente da Fundação Joaquim Nabuco,  Antônio Campos, o  Presidente da STFN - Sociedade Teatral de Fazenda Nova - Nova Jerusalém , Robinson Pacheco e o assessor de Projetos Especiais Vanderlei Gonçalves, apresentaram o Projeto da ‘Escola de Turismo Plínio Pacheco’, onde serão ministrados cursos de capacitação de pessoas do município do Brejo da Madre de Deus, e municípios vizinhos ,  para trabalharem no megaevento Paixão de Cristo de 2022.

Serão oferecidos cursos técnicos de hotelaria e turismo, teatro, cinema, costura, design, gastronomia, cantaria, dentre outros.

Todos coordenados pela STFN com o apoio do Ministério da Educação, Ministério do turismo e a Fundação Joaquim Nabuco.

Do Estação Notícias

Risen Engenharia - Energia Solar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (27), um reajuste médio de 8,99% para os clientes atendidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Faça como nosso cliente recém proprietário de uma usina de energia solar e adquira o seu kit economizando em até 95% de sua energia!

Nossas instalações são acompanhadas pelo engenheiro eletricista responsável Carlos Henrique - CREA 1817028936 PE- com larga experiência no ramo e vários sistemas instalados em Alagoas e Pernambuco, desde 2016 . 

Estamos com kit´s em promoção, com descontos de até 14%. Essa promoção é válida até durar o estoque. 

Faça um orçamento conosco através do revendedor autorizado Joel Júnior na rua Dr José  Nery, número 264, centro de Brejo da Madre de Deus; telefone (81)9 7306 7022.