quarta-feira, 21 de abril de 2021

Brejo da Madre de Deus registra 06 casos da covid-19, nas ultimas 24h


A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nas últimas 24 horas, 14 resultados de testes foram obtidos, destes 06 foram positivos e 08 foram negativos. Dos casos de hoje, 05 foram da Sede do município, 01 da Zona Rural. 

Agora são 1.425 casos confirmados desde início da pandemia, destes 1.352 já estão recuperados, 49 vieram a óbito e 15 atualmente estão em monitoramento domiciliar, 09 seguem internados.

Do Estação Notícias / Assessoria

Polícia prende em Caruaru três homens suspeitos de aplicar golpes contra idosos

Uma quadrilha suspeita de aplicar golpes foi desarticulara nesta terça-feira (20), em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Após informações passadas por um idoso no bairro Indianópolis, policiais militares localizaram um veículo com placas de Maceió, Alagoas, ocupado por três suspeitos de estelionato.

José Alexandre Machado da Silva Santos, 26 anos; André Machado da Silva Santos, 34; e Miguel Alves Neto, 46 anos, foram presos em flagrante. Eles são de Alagoas estavam em Caruaru há vários dias aplicando golpes principalmente em idosos.

De acordo com a polícia, o grupo ligava para as pessoas se passando por uma operadora de crédito dizendo que os cartões estavam vencidos e precisavam ser trocados. Os suspeitos iam na casa das pessoas e pegavam os cartões e senhas afirmando que logo entregariam novos cartões.

Um casal que participava dos golpes conseguiu escapar do cerco policial. Os três homens presos e o veículo apreendido foram apresentados no Plantão da Polícia Civil, que seguirá com as investigações.

Do Estação Notícias / Central de Jornalismo Liberdade

Câmara aprova texto-base de Projeto de Lei que torna escolas serviços essenciais

A Câmara dos Deputados aprovou, o texto-base do projeto de lei que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município.

Os parlamentares analisam agora destaques apresentados pelos partidos e que, se aprovados, podem mudar o texto.

O projeto de lei torna a educação infantil, os ensinos fundamental e médio e a educação superior serviços essenciais, que são aqueles que não podem ser interrompidos durante a pandemia.

O texto prevê ainda, como estratégia para o retorno às aulas, critérios como prioridade na vacinação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas e a prevenção ao contágio de estudantes, profissionais e familiares pelo novo coronavírus.

Do Estação Notícias

Parceria entre Roberto Asfora e deputado André Ferreira traz dois respiradores para Hospital de Brejo

O Prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, solicitou respiradores para os pacientes de Covid-19 a serem atendidos no Hospital José Carlos de Santana, localizado na sede do município. Em conversa com o deputado André Ferreira, dois respiradores foram doados ao hospital brejense, desafogando a rede de atendimento em saúde pública.

Segundo o deputado “é importante que todos os prefeitos se unam em combate à Covid-19, em todas as linhas de frente possíveis, tanto na aquisição de equipamentos, a exemplo desses respiradores, quanto na aquisição de remédios e vacinas. Só assim conseguiremos vencer este vírus”.

Já Roberto Asfora considera a aquisição essencial para ajudar a rede municipal de saúde: “Nossa união nos foratalece para enfrentar essa grave pandemia que vem tirando tantas vidas. Dois respiradores para o município do Brejo faz uma enorme diferença para melhor equipar nossas UTI’s e salvar os pacientes da morte”, disse o prefeito.

Do Estação Notícias / Assessoria

Feiras agropecuárias e vaquejadas estão liberadas em Pernambuco

Autorização para realização de eventos devem ser solicitadas com 30 dias de antecedência

A partir da retomada gradual das atividades sociais e econômicas escalonadas no novo plano de convivência com a Covid-19, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), informa que as feiras agropecuárias e as vaquejadas podem ser realizadas em todo o Estado, desde que estejam devidamente regularizadas junto à Adagro e que respeitem todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Pernambuco possuía 23 feiras agropecuárias em 2020, antes da pandemia, e todas foram canceladas durante o primeiro lockdown. Deste total, a Adagro já liberou as atividades em 14 municípios, sendo eles: Cachoeirina, Surubim, Águas Belas, São Bento do Una, São João, Caruaru, Limoeiro, Capoeiras, Buíque, Ouricuri, Tabira, Afogados, João Alfredo e Custódia.

“Defendemos a retomada dos eventos agropecuários porque entendemos que são de extrema importância para a economia dos municípios do interior e para a sobrevivência de muitas famílias pernambucanas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins Filho.

Para solicitar a autorização para realização de feiras e vaquejadas, é necessário enviar requerimento com antecedência mínima de 30 dias para qualquer unidade da Adagro, pagar as taxas e licenças próprias, garantir que o evento tenha um médico veterinário como responsável técnico, além de assegurar o acesso à internet para emissão remota das guias de trânsito animal (GTAs) de saída, garantindo o distanciamento social. O controle de acesso de pessoas, o distanciamento e demais protocolos sanitários também são de responsabilidade da entidade promotora.

A solicitação deve ser encaminhada pela entidade promotora, quer seja a prefeitura municipal ou a iniciativa privada.  Após a análise dos documentos, uma vistoria técnica definirá a retomada ou as medidas corretivas.

“Lembramos que a competência da Adagro nas feiras e vaquejadas está restrita às questões agropecuárias, como a sanidade animal e a guia de trânsito animal (GTA) de entrada que é emitida nas nossas unidades ou através do sistema Siapec 3, disponível via aplicativo de celular ou no portal: www.adagro.pe.gov.br

Do Estação Notícias / Assessoria

 

Mulher foi encontrada morta em estado avançado de decomposição na zona rural de Caruaru

Na tarde desta terça-feira (20), o corpo de uma mulher em avançado estado de decomposição foi encontrado num matagal ao lado da estrada do Sítio Caldeirão, próximo ao distrito de Lajes, na zona rural de Caruaru. não foi encontrada nenhuma lesão ou perfuração no corpo da vítima, porém algo que chamou a atenção foi o fato dela está com as mãos amarradas com um enforca-gato.

O delegado Dr. Elton Rodrigues da 20ª Delegacia de Homicídios de Caruaru, informou que o caso está sendo tratado como “Morte a Esclarecer”, no entanto, há uma grande probabilidade de que tenha sido crime de morte. O corpo foi encaminhado para o IML do Recife e o exame tanatoscópico poderá ser conclusivo e o perito criminal afirmou que a vítima estava morta há mais de 10 dias.

Possivelmente a vítima é, Andréia Luana de Lima, de 26 anos, que é de Caruaru e está desaparecida desde o dia 09 deste mês, após ter saído de casa dizendo que iria à cidade de Santa Cruz do Capibaribe, inclusive os familiares reconheceram as roupas e uma tatuagem no braço, mas a confirmação científica só poderá ser confirmada através do exame de DNA e esse resultado só teremos nos próximos dias.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão

Devocional Diário

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados." 2 Coríntios 4:8

Pensamento: Que tremendo esse versículo, Paulo estava sendo acusado, perseguido, foi preso e mesmo assim não desanimou. Às vezes questionamos Deus, porque estamos desanimados, enfrentamos algumas lutas e humilhações, mas devemos ficar firme na certeza que tudo vai passar. Muitas vezes não agradecemos, só vemos as dificuldades, mas devemos parar e pensar que tudo tem seu propósito e tudo contribui para nosso crescimento.

Oração: Pai querido, agradeço a Ti por tudo que eu tenho passado, pois sei que é para o meu crescimento. Mesmo que eu esteja enfrentando lutas e dificuldades, sei que é passageiro e logo o Senhor dará a vitória. O Senhor conhece meu coração, por isso eu lhe entrego todo sentimento negativo de desânimo, de angustia e de ansiedade, e peço que por favor, o Senhor traga paz e descanso ao meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mega Feirão das Mães na Arthur Eletromóveis

Soares Design