terça-feira, 17 de março de 2020

A pandemia de Coronavírus - “Trata-se de um momento delicado, que exigirá de todos nós um grande esforço para que juntos possamos vencer todas as dificuldades", disse Roberto Asfora

O ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, demonstrou preocupação com a pandemia de Coronavírus que atinge neste momento praticamente todo o planeta e que tem os primeiros casos suspeitos na região do Polo de Confecções, inclusive no Brejo. Para Asfora, é fundamental que a população esteja bem informada e amparada pelas autoridades e instituições competentes. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus é uma família de vírus que provocam infecções respiratórias, que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19.

“Trata-se de um momento delicado, que exigirá de todos nós um grande esforço para que juntos possamos vencer todas as dificuldades. A sociedade terá que cumprir com o seu papel, adotando medidas preventivas e que garantam a segurança de cada um. Dúvidas têm sido esclarecidas e orientações têm sido passadas por autoridades sanitárias e deverão ser observadas e cumpridas por cada cidadão”, disse Asfora, que seguiu, “Em Brejo da Madre de Deus sabemos que a Secretaria de Saúde é o epicentro de um grande problema político entre o prefeito e o ex-prefeito (Dr. Edson), mas, sinceramente espero que neste instante eles coloquem suas disputas e interesses próprios em segundo plano e evidenciem o povo do Brejo, que tem que está sempre em primeiro lugar”.

Fique ligado - Os sintomas mais comuns da COVID-19 são: febre, cansaço e tosse seca. Houve alguns relatos de sintomas gastrointestinais (náusea, vômito e diarreia) antes da ocorrência de sintomas respiratórios, mas esse é principalmente um vírus respiratório. Alguns pacientes podem também apresentar dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. Os sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. A maioria das pessoas que fica doente se recupera do COVID-19. O tempo de recuperação varia e, para pessoas que não estão gravemente doentes, pode ser semelhante ao período de duração de uma gripe comum. Pessoas que desenvolvem pneumonia podem levar mais tempo para se recuperar (dias a semanas).

Do Estação Notícias / César Mello