quinta-feira, 22 de agosto de 2019

TBT Estação TV - Em 1992 Brejenses submetidos a trabalho escravo no Paraguai foram resgatados a pedido do ex-prefeito Zé Inácio.

Hoje é mais uma quinta-feira, dia de TBT. E o nosso quadro TBT Estação TV está sendo um grande sucesso, trazendo recordações da nossa cidade e fazendo muita gente de fato “voltar ao passado”. Hoje iremos lembrar de uma história pouco conhecida, mas, que é de grande importância.

Na década de 90, muitos brejenses já se deslocavam à outras regiões do país, em busca de emprego. Hoje em dia com o avanço da tecnologia é mais fácil saber a situação de empresas e das localidades em que existem emprego, mas antigamente as vezes o destino era um lugar totalmente desconhecido, fazendo com que os trabalhadores dessem um “tiro no escuro”.

Um desses destinos desconhecidos, gerou um enorme dilema com brejenses que foram para o estado do Mato Grosso do Sul à trabalho, porém, ao chegar foram obrigados a exercer trabalho escravo no Paraguai.

O que os brejenses recebiam mal dava para sobreviver, muito menos voltar a cidade natal. Sabendo disso, prefeito na época, muito influente e com a força do povo ao seu lado, o saudoso Zé Inácio imediatamente mobilizou para que fosse feito o resgate dos brejenses no Paraguai.

Assista este vídeo, e confira a chegada dos trabalhadores no ano de 1992 em Brejo da Madre de Deus. Um momento em que a cidade parou, com um momento histórico de muita alegria para eles e suas famílias.

Do Estação Notícias