segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Secretaria de Saúde de Pernambuco investiga primeira morte por sarampo em 2019.

Menino de sete meses morreu com suspeita da doença em Taquaritinga do Norte. (Imagem ilustrativa)

A Secretaria Estadual de Saúde investiga a primeira morte por sarampo de Pernambuco em 2019. Um menino de 7 meses, residente em Taquaritinga do Norte, no Agreste, morreu com suspeita da doença.

A Vigilância Epidemiológica da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) e do nível central da SES já estão investigando o caso e irão encaminhar as amostras laboratoriais da criança para análise, com o intuito de confirmar ou descartar a hipótese.

"Desde a semana passada, passamos a vacinar as crianças a partir dos 6 meses em 9 municípios, para ampliar nossa rede de proteção, e continuamos com doses para atender a população de 1 ano até os 49 anos em todo o Estado. A vacina é gratuita e a medida mais eficaz para evitar que haja a reintrodução do vírus da doença em nosso Estado", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Vacina

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. Em 2019, em Pernambuco, até 27 de julho, 85% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral e 63%, a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura, levando em conta o público de todas as idades.

A imunização deve seguir o seguinte esquema:
Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
Ainda é indicada a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 1 ano que vão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo. A imunização deve ser feita pelo menos 15 dias antes da viagem.

Do Estação Notícias / G1