terça-feira, 6 de agosto de 2019

Morador filma alegando que apenas um inalador está disponível, e segundo ele é necessário esperar a outra pessoa tomar inalação para poder usar o equipamento na UPA de Brejo.


Um cidadão ainda voltou para casa, por que iria ter que esperar duas pessoas usarem o cilindro de oxigênio.

Viralizou nas redes sociais, um vídeo onde um cidadão está no interior da UPA Mestre Camarão em Brejo da Madre de Deus. Ele alega que é necessário esperar muito tempo para utilizar o equipamento.

No vídeo uma senhora está tomando inalação e outra mulher já estava esperando com a máscara na mão para utilizar o aparelho. Em seguida um cidadão vai embora, porque supostamente iria ter que esperar as duas pessoas terminarem de usar o equipamento, para chegar à sua vez.

Quem necessita do aparelho de inalação geralmente tem pressa, pois além de alívio respiratório, o uso do equipamento trata doenças respiratórias como asma e bronquite.

O vereador de oposição Wagner Assunção (Bolão), postou o vídeo em suas redes sociais. Perguntado se havia algo a dizer sobre o caso, Bolão nos enviou a seguinte nota: “Não é de hoje que recebemos reclamações sobre os descasos que acontecem na UPA Mestre Camarão, em Brejo. É lastimável ver o sofrimento da nossa população que diariamente recorre aos socorros médicos que deviam ser prestados em excelentes condições, tendo em vista que o hospital não está funcionando, e os recursos que seriam destinados ao atendimento do hospital, são somente para UPA. Porém, ao chegar lá, o cidadão pode observar e constatar que infelizmente não existe administração com os recursos públicos. Com isso, nós nos deparamos com a seguinte pergunta: qual o motivo do hospital ainda não ter sido reaberto? Ora, se a UPA está nessa situação caótica, a qual corresponde a 30 por cento do funcionamento do hospital, imaginem como estaria o atendimento do mesmo se estivesse no seu funcionamento normal? Na realidade, o que o povo clama, é por uma saúde que atenda aos serviços básicos e não com falta de medicamentos (principalmente os controlados), curativos, e, agora, inalação sendo dividida, ou seja, usada de forma coletiva.”

Questionado sobre tal situação e o que houve, o assessor do Secretário de Saúde Frailan Mota relatou o seguinte: “Uma inalação dura em média de 15 a 20 min. Esse é o mesmo período que o paciente fica aguardando para a voltar a fazer quando é recomendado mais de uma inalação.
Como a gente não dispõe de pontos de O2, a gente disponibiliza através de torpedos de oxigênio. O que houve foi apenas uma questão de logística, colocando apenas um torpedo na sala, quando a demanda era apenas de 2 pacientes.”

Do Estação Notícias