quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Advogado e ex-procurador da prefeitura do Brejo esclarece que certidão de quitação da Justiça Eleitoral, apresentada por Roberto Asfora, não lhe confere por si só o direito de disputar a próxima eleição.

Ytagibe afirma que se Roberto Asfora não apresentar documentação necessária, estará dando motivos para alegar que o mesmo está enganando o povo do Brejo.

A divulgação por parte do ex-prefeito Roberto Asfora de uma certidão de quitação da Justiça Eleitoral, movimentou a política brejense nesta quinta-feira (08), e muitos eleitores questionaram se de fato aquele documento dava mesmo condições de o “Amarelinho de Ouro” disputar a próxima eleição.

Sobre este assunto o advogado Ytagibe Silva, que já foi secretário de Obras e de Educação no primeiro mandato do ex-prefeito Roberto Asfora e também procurador da prefeitura do Brejo da Madre de Deus na administração do ex-prefeito Dr. Edson Sousa, se manifestou através de uma rede social.

A RESPEITO DE UMA CERTIDÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

Por Ytagibe Silva

Um político bastante conhecido em nosso município, porque já foi Prefeito em três oportunidades, apresentou, em alguns blogs de nossa cidade, como prova de sua condição de elegibilidade, uma certidão de quitação fornecida através da Justiça Eleitoral.

Sem querer entrar no mérito das suas condições de aptidão para a disputa eleitoral que se aproxima, porque não tenho conhecimento de sua situação perante a Justiça, entendo que é conveniente que se esclareça a população de que aquela certidão apresentada não lhe confere por si só o direito de disputar as eleições vindouras.

Aquele documento atesta tão somente as condições que explicita, quais sejam: o regular exercício do voto, a inexistência de multas, a ausência de condenações criminais sem possibilidade de recursos e a ausência de condenações por improbidade administrativa.

Quanto ao caso de rejeição de prestação de contas, tanto de gestão, como de convênios, o documento em comentário não se presta para tal.
Essa certidão deve ser retirada junto à Câmara de Vereadores e Tribunais de Contas.

Dito isto.

Entendo que seria bastante elucidativo para a população Brejense que o citado político, em respeito ao povo, trouxesse a público certidões fornecidas através dos órgãos acima citados aonde se constatasse a ausência de quaisquer fatos impeditivos de sua candidatura.

Desse modo, a população poderia saber com clareza absoluta a real condição das possibilidades de sua candidatura, desfazendo por completo as insinuações e as fofocas tão comuns em períodos eleitorais.

Se não houver essa iniciativa por parte do referido cidadão a sua inércia dará motivos de sobra para se alegar que o mesmo está enganando o povo dessa terra.

Do Estação Notícias