quinta-feira, 18 de julho de 2019

FIG 2019 tem início nesta quinta-feira (18) em Garanhuns.

Conhecida como Suíça Pernambucana, Garanhuns registra em seus termômetros temperaturas mais baixas do que no resto do Estado.

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) tem 21 polos de animação e 500 atrações, entre elas grandes nomes da música como Barão Vermelho, Alcione, Zélia Duncan, Céu, Maria Rita, Lenine, etc, entre outros. Os shows no polo principal, a Praça Mestre Dominguinhos, começam na sexta-feira (19).

A programação também tem teatro, artesanato, moda, literatura, música, dança, entre outras manifestações artísticas. O evento homenageia o músico Jackson do Pandeiro e segue até o dia 27 de julho.
Conhecida como Suíça Pernambucana, Garanhuns registra em seus termômetros temperaturas mais baixas do que no resto do Estado. Algumas noites de julho já marcaram 15°C. Cerca de 600 mil pessoas devem circular pela cidade durante o evento. Com isto, os setores de serviço e comércio estão esperançosos para alcançar números melhores do que no ano passado.

Perfil dos visitantes

De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer/Empetur, o evento atrai milhares de turistas pernambucanos e dos Estados de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba. Uma pesquisa divulgada pela Empetur em 2018 revelou que a grande maioria do público que vai ao festival é de pernambucanos: 73,3%. Na sequência, vêm os alagoanos (9,8%), potiguares (3,3%), sergipanos (2,7%) e paraibanos (2,5%).

A faixa etária do público é entre 32 e 35 anos e 52% são mulheres. O FIG é responsável por 68% dos visitantes que passam pela região durante os 10 dias de evento. Os turistas e excursionistas - que fazem bate e volta - optam por viajar com familiares (45,8%) ou amigos (40,4%). Destes, 53,8% hospedam-se na casa dos amigos e familiares.

Do Estação Notícias / NE10