segunda-feira, 25 de março de 2019

Desembargador do TRF-2 manda soltar o ex-presidente Michel Temer


O desembargador Antônio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determina a soltura do ex-presidente Michel Temer. A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco.

Athié é relator do habeas corpus dos advogados de Temer, que contestam o decreto de prisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, responsável pela Operação Lava Jato.

Temer foi preso na última quinta-feira (21), por ordem do juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. Na ação, ainda foi preso o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco. As investigações apontam que a quadrilha liderada pelo ex-presidente da República Michel Temer teria movimentado R$ 1,8 bilhão em propinas pagas e prometidas a órgãos públicos e empresas privadas, ao longo de 40 anos.
A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco

A operação foi desencadeada após acordo de delação premiada feita por José Antunes Sobrinho, dono da construtora Engevix, empresa envolvida nos esquemas de lavagem de dinheiro ilícito. Na delação, Antunes contou que pagou pouco mais de R$ 1 milhão ao ex-presidente Temer.

Os procuradores utilizaram dados da Receita Federal, relatórios do COAF e dados do Tribunal de Contas da União para embasar a denúncia. Ao todo, 8 mandados de prisão preventiva, 2 de prisão temporária e 26 de busca e apreensão foram expedidos para o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Distrito Federal.

Do Estação Notícias / Band News