sexta-feira, 1 de março de 2019

Carnaval - Pernambuco deve receber dois milhões de turistas

A estimativa do governo do estado é receber dois milhões de turistas em Pernambuco no carnaval deste ano. No ano passado, passaram pelo estado 1,7 milhão de turistas. “Temos o carnaval de rua legítimo, mais democrático do país. Com nossa roupa, nosso sotaque, nosso jeito”, afirmou Rodrigo Novaes, presidente da Empetur.

Segundo cálculos do governo, entre os brasileiros que curtiram a festa em Pernambuco no ano passado, os paulistas foram maioria, sendo 27,52% do total de visitantes. Entre os estrangeiros, os argentinos foram líderes, com 39,19% do total. O gasto médio individual diário foi de R$ 231,37. O tempo médio de permanência foi de quatro dias. A taxa de ocupação nos equipamentos hoteleiros dos municípios ficou em 89,83%.

O Ministério Público de Pernambuco recomendou ao comando geral da Polícia Militar uma série de medidas ao efetivo que vai atuar no policiamento ostensivo no período do carnaval. Entre as medidas, aplicar o uso da força policial com base nos princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade, além de uso de identificação nas fardas. Foi destacada, ainda, a necessidade de assegurar o direito à livre manifestação dos jovens da periferia ao se expressarem por meio da música e dança.


Do Estação Notícias / Diário de Pernambuco