quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Exclusivo: A Saúde do Brejo da Madre de Deus se encontra na UTI e o Samu 192 está abandonado

Funcionário relata o caos no Samu em São Domingos e diz que não tem sequer uma pia para lavar equipamentos e falta até Oxigênio (O2)

Graças ao trabalho realizado com muita dedicação e responsabilidade, o Blog Estação Notícias conquistou a credibilidade na imprensa da região e a população brejense tem confiado neste, que é um dos principais meios de comunicação do município, para realizar as denúncias e dar um “grito de socorro”.

Um funcionário do Samu do distrito São Domingos, enviou fotos para a nossa redação e relatou o abandono que se encontra este importante serviço para salvar vidas.
Local em que os plantonistas fazem a limpeza dos equipamentos após realizarem o socorro

Confira o que disse o funcionário e também o apelo que faz para que os problemas sejam resolvidos:

Nos últimos dias e anos a população de Brejo da Madre de Deus está entregue a calamidade pública. Abandono, este é o nome que recebe o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Há falta de medicamentos, tala de imobilização, gazes e soros de todas as fórmulas, seringas, alimentação, manta térmica e o expurgo para realizar a limpeza do contaminado nunca teve, e o pior, a falta de Oxigênio (O2), isso mesmo, falta até oxigênio nas viaturas e na Policlínica de São Domingos.

Os fardamentos dos profissionais fazem vergonha, estão rasgados, coturno não se fala, faz mais de 5 anos que nunca entregaram, e olha que a verba é Federal, não tem se quer contrapartida da prefeitura.

Os profissionais não atualizam seus cursos de Atendimento pré-hospitalar há anos e a viatura está com o seguro de cobertura obrigatório pelo Ministério da Saúde atrasado. Não se admite isso não! O IPVA da viatura do Samu faz mais de três anos que não pagam!
A limpeza do local não está sendo realizada

As vidas dos profissionais estão em risco por falta de manutenção da viatura que está com os amortecedores traseiros estourados, mas para o Prefeito e sua equipe, tudo está bom.

A população tem que acordar e cobrar seus direitos. Os vereadores que se dizem representantes do povo têm de fiscalizar; venham em nossa base fazer uma visita e comprovar este descaso. O Ministério Público, o sr. Promotor, tem que agir e ver a que ponto está a saúde do Brejo, que até barata tem na base do Samu, porque a anos que não realizam a dedetização.
Baratas na base do Samu em São Domingos

Texto funcionário anônimo --> Estou no plantão com medo de ter um acidente e não poder realizar os procedimentos aqui, pois não temos se quer água oxigenada. Para poder fazer a assepsia para dar medicação, tive que buscar álcool na UPA de Santa Cruz do Capibaribe. Não posso falar por medo de perseguição e humilhação.

Hoje fica aqui o manifesto e a denúncia que essa gestão está apenas brincando de Saúde Pública. Acorda Brejo da Madre de Deus, ajuda o Samu a trabalhar.
Os equipamentos não tem um lugar especifico para secar

Do Estação Notícias