sábado, 16 de fevereiro de 2019

Chuvas intensas causam alagamentos e princípio de tornado em Sanharó-PE

De acordo com a Apac, nas últimas 24 horas, choveu cerca de 140 milímetros, quase o triplo do previsto para todo o mês de fevereiro

Moradores de Sanharó, no Agreste de Pernambuco, viveram uma sexta-feira de muita chuva, e o rastro do excesso de precipitações deixou ruas alagadas, famílias ilhadas e causou falta de energia no município. Um dos bairros mais atingidos foi Salgado, um ponto que tradicionalmente já se complica mesmo com chuvas mais fracas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), nas últimas 24 horas, choveu 140 milímetros, quase o triplo do previsto para todo o mês de fevereiro, que seria 55 milímetros. Para agravar o drama da população, um fenômeno meteorológico também foi flagrado em meio aos relâmpagos. Uma nuvem do tipo funil pairou pela cidade. Se tivesse tocado o solo, se transformaria em um tornado. Se tivesse alcançado uma superfície com água, seria uma tromba d’água.
Confira o registro do fenômeno
“Durante o dia, houve várias quedas de energia na cidade, porque teve bastante relâmpago, mas agora está tudo bem com a energia das casas. Como aqui é bastante plano, também não há informações sobre deslizamentos”, comentou o nutricionista Bruno Almeida, que viajou para Sanharó para passar o fim de semana com a família.Segundo a meteorologista Zilurdes Lopes, da Apac, houve uma chuva bem isolada nesta sexta no Agreste. “Esse tipo de chuva possibilita que fenômenos assim aconteçam, como a tromba d’água ou até mesmo o tornado. Havia condições porque eles só ocorrem com nuvens bem desenvolvidas e com muito volume de chuva”, detalhou a especialista. A previsão é de que a chuva continue no município no fim de semana, mas com intensidade mais fraca e, provavelmente, sem ventos fortes.
Pelas redes sociais, muitos moradores divulgaram as imagens da água varrendo a cidade e também do fenômeno atípico.
Do Estação Notícias / OP9