sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Retrospectiva 2018: Alerta sobre novo golpe que se espalha pelo WhatsApp

Mais de 300 mil pessoas já foram afetadas

Um novo golpe que circula pelo WhatsApp já fez milhares de vítimas nesta semana. De acordo como laboratório de cibersegurança da PSafe, mais de 340 mil pessoas foram afetadas.

A técnica ilegal atrai cliques para uma falsa retrospectiva de 2018 do aplicativo de mensagens instantâneas. O texto que acompanha o link malicioso afirma que o usuário poderá relembrar “fotos antigas, status e conversas”.

O objetivo da mensagem é gerar lucro por meio de publicidade online. O link também redireciona o usuário para falsas páginas que solicitam dados pessoais.
“Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano. Essa é uma das formas mais comuns de tentar dar credibilidade para o link que está sendo compartilhado e as pessoas precisam estar sempre atentas", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Continuou: "Por isso é muito importante checar com as empresas se qualquer promoção, serviço ou ação de marketing de fato é verdadeira".

Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não.

Do Estação Notícias / Metro Jornal