sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Após 70 anos, Livraria Estudantil fecha as portas em Caruaru

LIVRARIA ESTUDANTIL - Um pedaço da história de Caruaru se despede nesta quinta-feira. A Livraria Estudantil fecha suas portas nesta data 27 de Dezembro de 2018. A livraria do Dr. Galvão Cavalcanti, após 70 anos de atividades atuando como líder na região do agreste sucumbe vítima dos mesmos problemas que fecharam dezenas de livrarias em todo o país.

A Estudantil marcou época com lançamentos de livros e encontros literários. A nata da intelectualidade sempre se encontrava no primeiro andar daquela casa. Seu proprietário Galvão Cavalcanti teve participação importante na vida social de Caruaru como dirigente do SESI, Senac e da ACIC-Associação Comercial e Industrial de Caruaru e até o seu falecimento, comandou os destinos da Livraria Estudantil. Um birô estrategicamente instalado na porta de entrada da sua casa comercial, Dr. Galvão recebia a todos com esmerada educação. Cabelos alinhados, barba impecável, bem vestido e tendo como marca registrada os suspensórios que lhes seguravam a calça também impecavelmente bem engomada.

A Livraria Estudantil, por muitos anos distribuiu as revistas O Cruzeiro, A Cigarra e Manchete, com caminhões semanais descarregando os exemplares para venda ao público. A Estudantil do Dr. Galvão, na Rua Duque de Caxias 7, praticamente ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores dá o seu adeus, passando a fazer parte da história do passado da terra dos Condé. Perde Caruaru, perde a região do agreste pernambucano, a referência máxima em cultura. Lamentável. Estamos todos órfãos.

Do Estação Notícias / José Torres Cond. Solar de Brasília 27/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário