segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Brejo da Madre de Deus recebe oficinas sobre gerenciamento de carreiras artísticas

Agentes culturais do Agreste pernambucano têm duas oportunidades de aprimorar conhecimentos e receber orientações sobre gerenciamento da carreira. O Programa Pernambuco Criativo, fruto de convênio entre a FUNDARPE (Governo do Estado) e o Ministério da Cultura chega ao município do Brejo da Madre de Deus neste mês de outubro, promovendo as oficinas “Organizando sua ideia, o Artesanato como fio condutor”; e “Oficina de Gestão Artística”.

A primeira será ministrada entre os dias 22 e 26 de outubro pela historiadora e especialista em Arte e Educação, Cristiany Loureiro. Na atividade, serão discutidos caminhos possíveis para organização da carreira profissional da(o) artesã (o), ao levantar questões como produção, gestão e comercialização de produtos artesanais. A oficina é aberta a profissionais da área ou a qualquer interessado no tema. Tem por finalidade a análise crítica dos conceitos sobre o que é Cultura, Arte, Artesanato, Economia da Cultura e Economia Criativa; e pretende identificar os trabalhos manuais e as tipologias que definem os tipos de artesanato, além da intervenção do Design no fazer artesanal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Já a Oficina de Gestão Artística acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, com a facilitação do músico e produtor cultural Salatiel D’Camarão. O curso tem por objetivo desenvolver, junto com as(os) participantes, um plano de negócio e fazê-las(os) entender sobre sua operacionalização, estratégias, discutir sobre perspectivas do mercado e projeções financeiras. Além disso, será discutido no encontro conceitos sobre produto e serviços artísticos, como se dá a organização do produto artístico, quais as táticas administrativas e operacionais e como um artista ou produtor cultural deve construir um plano de marketing para capitalizar o produto artístico. O conteúdo da oficina é dividido em seis eixos: Produto e Serviços Artísticos; Estrutura Organizacional; Plano de Marketing; Estrutura de Capitalização e Plano Financeiro. A metodologia de aprendizagem desta atividade inclui uma comunicação multimodal e inclui um intérprete de libras, para envolver o público surdo-mudo, uso de imagens, exposição de vídeos entre outros. As inscrições online podem ser realizadas aqui.

Ambas as atividades são gratuitas e vão acontecer na Casa de Câmara e Cadeia do Município. As inscrições online devem ser realizadas no Mapa Cultural de Pernambuco, uma plataforma colaborativa de mapeamento dos agentes, espaços, projetos e eventos culturais do Estado. O cadastramento na plataforma gerenciada pela Secult-PE colabora com o Sistema Estadual de Cultura como um todo. Dúvidas no cadastro ou preenchimento do formulário podem ser retiradas pelos telefones (81) 3184.3107 / 3184.3020 das 9h às 17h; ou e-mail [email protected] 

Salatiel D’ Camarão - Músico (cantor), produtor cultural e gestor de negócios, Salatiel D’Camarão é formado em História e acumula mais de 30 anos de carreira musical. É especialista do estilo musical Forró Pé de Serra e costuma dar palestras sobre o assunto.

Do Estação Notícias