segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Bandidos explodem entrada de presídio na Paraíba e mais de 100 detentos fogem

Entre os fugitivos estão assaltantes de banco e carros-fortes que agiam em todo pais

Cerca de 105 detentos fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, o PB1, em uma ação quase cinematográfica durante a madrugada desta segunda-feira (10), em João Pessoa.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, até as 7h50, 30 detentos haviam sido recapturados. O presídio tem capacidade para 660 presos e atualmente tinha 680 detentos.

A ação de “resgate” dos fugitivos começou logo após a meia-noite, segundo moradores da região. Cerca de 20 homens em quatro carros chegaram ao PB1 e fizeram disparos com armas de grosso calibre em direção às guaritas. O alojamento e o portão principal foram derrubados após uma explosão com dinamite. Houve troca de tiros entre os bandidos e policiais militares e agentes prisionais.
Em outra ação, que acontecia ao mesmo tempo que a invasão no presídio, um grupo fechou a rodovia estadual PB-008. Um tenente da PM, de 36 anos, foi baleado na cabeça e levado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo o boletim do hospital, o tenente Moneta segue internado em estado de saúde grave.

A Polícia Civil investiga o caso e as primeiras informações apontam que o objetivo do ataque ao presídio PB1 era resgatar quatro homens que foram presos no mês passado em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, após um ataque a um carro-forte.
Eles são acusados de integrar uma quadrilha que atua em todo o país na explosão de caixas eletrônicos e carros-fortes.

Do Estação Notícias / TNH1