quarta-feira, 21 de março de 2018

Apagão atinge todas as cidades de Pernambuco


Apagão ocorreu em 13 estados do Norte e do Nordeste

Um apagão provocou falta de energia em todas as 184 cidades de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (21), de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O problema, iniciado por volta das 15h50, ocasionou transtornos à população, com a suspensão das operações no metrô da capital e semáforos sem funcionar.

Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou "o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento".

No texto, o ONS afirmou também que as causas do desligamento estão sendo investigadas e que as equipes estão "dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso". De acordo com a Celpe, a recomposição do fornecimento de energia elétrica no estado ocorre de maneira gradativa desde às 16h47.

Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas. A Chesf está em processo de apuração das causas junto ao ONS.

Do Estação Notícias / G1