sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Brejo da Madre de Deus está entre os 10 municípios que descumprem Lei de Responsabilidade Fiscal

Resultado de imagem para tribunal de contas de pernambuco
Exatamente 92 prefeituras do estado, gastam mais de 54% com a folha de pagamento. É o que diz o levantamento divulgado nessa quinta-feira (23), pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), sobre o segundo quadrimestre de 2017.  54% é o limite máximo recomendável na lei.

De acordo com o levantamento, apenas 29 municípios conseguiram cumprir a LRF. Outros 66 tiveram despesas no ‘limite de alerta’.

Segundo o TCE, a situação é praticamente a mesma registrada no ano de 2016, quando 91 municípios descumpriram a LRF, 63 ficaram entre o limite alerta e o máximo, e 30 conseguiram manter as despesas abaixo do percentual estabelecido.

Segundo o tribunal ao atingir o limite alerta, o Poder Público tem que acompanhar com mais rigor a despesa com pessoal e evitar variações superiores às receitas. Mas o estudo mostra que as prefeituras não vêm cumprindo essa boa prática.

Brejo da Madre de Deus está entre os 10 municípios que mais descumpriram a meta, nos últimos anos, como mostra o quadro abaixo.


Região

Nesse segundo quadrimestre de 2017, Santa Cruz do Capibaribe, está muito próximo do limite, gastando 53,94% da receita com folha de pessoal.

Taquaritinga do Norte também se aproxima. Nesse período, 53,35% da folha esteve comprometida com pessoal.

Já Toritama ultrapassou, chegando a 57,97%.
O levantamento mostra ainda que Jataúba comprometeu, no segundo quadrimestre deste ano 52,21% com o item.

Do Estação Notícias/TCE-PE