terça-feira, 28 de novembro de 2017

Animais soltos nas ruas e praça de são Domingos causam transtornos e risco de acidente

Quem mora no distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus, sempre tem se deparado com animais soltos pelas ruas, causando sérios riscos a saúde dos moradores e também de acidentes. Na tarde e noite do ultimo domingo (26), foram flagrados na Rua Luiz Cecílio de Santana, a rua mais movimentada do distrito, “animais dando uma voltinha” e comendo a grama da praça pública.

De acordo com informações do blogueiro Erivaldo Alves, morador do distrito, cenas como as que foram flagradas são comuns no distrito.

“É comum encontrar jumentos, cavalos e até bois passeando pelas ruas de São Domingos. Os animais são um problema de saúde pública, pois acaba acumulando fezes, urina e proporcionam mau cheiro e o aparecimento de moscas e algumas doenças", disse Erivaldo.
De acordo com informações do secretário de Agricultura do município, Aguiar, um trabalho educativo tem sido realizado e apreensões acontecem em determinado período de tempo.

“Em São Domingos sempre estamos fazendo um trabalho educativo para que os donos não deixem seus animais soltos pelas ruas. O trabalho de apreensão é realizado a cada 60 dias e os animais são levados para um depósito do município. Após o recolhimento do animal, o proprietário tem de pagar as taxas de apreensão e multa para conseguir a restituição do mesmo. Caso o proprietário não compareça, o animal é doado para o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA) que vende o animal e utiliza o dinheiro nas despesas do próprio conselho”, explicou o secretário.

Do Estação Notícias