Para psicopedagoga especialista em educação especial,
docentes devem estar atentos aos aspectos especiais de cada criança
Habilidades e limitações
estão presentes em todos os seres humanos, e por esta razão, precisamos
aprender também com o convívio diário, pois cada criança nasce e cresce dentro
de um momento histórico de infância, o qual se modifica ao longo do mesmo.
Desta maneira, não podemos pensar no sujeito em fragmentos, mas sim nele por
inteiro.
Segundo a psicopedagoga e especialista em educação
especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga, o desenvolvimento
cerebral infantil estabelece conexões de aprendizagens o tempo todo. Essas
conexões são obtidas principalmente quando as crianças ainda são pequenas,
entre um a cinco anos de idade e se desenvolvem até a adolescência.
Hoje, os alunos são expostos a uma grande quantidade de
informações que precisam ser filtradas por um adulto para seu melhor
aprendizado, e é aí que entra o professor, para auxiliar nesse aprendizado e
crescimento, entendendo as necessidades de cada criança. “É nesse momento que
entra o professor, principalmente o professor de educação especial, já que tais
habilidades e limitações nesses casos, necessitam de um acompanhamento
específico e estratégico, com recursos e matérias que facilitem a participação
daquele aluno em sala”, explica a especialista.
Os professores da educação especial devem estar atentos em
sala de aula para que possam contribuir adequadamente com seus alunos e ainda
possibilitar que a escola possa garantir uma aprendizagem cada vez melhor, de
acordo com as habilidades e limitações de cada criança. “Essa busca é essencial
para conhecer o seu aluno no aspecto da aprendizagem e melhorar seu
desenvolvimento, valorizando o que cada um pode contribuir em determinada
atividade”, completa a especialista.
Do Estação Notícias /P+G