segunda-feira, 26 de junho de 2017

Agora sim a Barragem de Santana II está pela metade

Em outros tempos nesta época do ano a Barragem de Santana II já estaria cheia

Nos últimos anos tem chovido irregularmente na região brejeira, principalmente nos locais de captação da Barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus, localizado no Agreste de Pernambuco. Mas nos últimos cinco dias choveu bem naquela região e houve uma melhora significativa no nível do reservatório que aumentou mais de 22%.

Na última quinta-feira (22) a barragem estava com 35,7% de sua capacidade, e na manhã desta segunda-feira (26) encontra-se com 57,7%. Lembramos que haviam vários boatos de que a Barragem de Santana II estaria meia desde o início deste mês, informação que foi desmentida pelo Blog Estação Notícias que vem mantendo a população brejense informada com os dados oficiais da medição da barragem.
Foi realizada a última medição na manhã desta segunda 26 de junho

Segundo informações repassadas a nossa reportagem pela canadense Elizabeth Szilassy, Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura do município, choveu mais 30 mm nos últimos 4 dias, ou seja, desde o dia 22/06, data do último relatório. Além da melhora nas chuvas na região brejeira nestes últimos dias, o fato do solo está encharcado contribuiu para que toda água escorra diretamente para o reservatório.

Devido ao aumento do nível da barragem foi necessário mais uma vez fazer a correção das varas de medição. O nível da Barragem de Santana II aumentou 1,72 cm desde a quinta-feira passada, estando em 773 m e 72 cm, ou 57,7 % da sua capacidade. Faltam 2,58 m para sangrar; tem 7,42 m d’água no reservatório.

Do Estação Notícias