sexta-feira, 5 de maio de 2017

Polícia deflagra operação em Caruaru para coibir desvio de água da Compesa e descobre que água desviada daria para abastecer uma cidade com 100 mil habitantes

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou em Caruaru na manhã desta sexta-feira (05), a Operação Igarapé, para combater o furto de água da tubulação da Compesa, próximo ao Sítio Terra Vermelha, que trás a água da barragem do Prata de Bonito para Caruaru. A ação tinha como objetivo dar cumprimento a 3 (três) Mandados de Prisões Temporárias e 18 (dezoito) Mandados de Buscas e Apreensões Residenciais e contou com o trabalho de 110 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, além da quatro peritos do IC e de uma equipe da Compesa.

O delegado chefe da Dinter-01, Dr. Nehemias Falcão, disse que o resultado foi além da expectativa e que foram realizadas mais de cinco prisões e apreensões de armas de fogo como revólveres, espingarda de grosso calibre e munições. Ele disse que constatou no local algumas empresas furtando a água da tubulação de forma descarada e que segundo os técnicos da Compesa essa água desviada era suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes. 

Ainda de acordo com informações do delegado a empresa Água Santa Adélia, estava desviando uma grande quantidade d'água, disse que essa água era vendida para ser transportada em carros pipa, que foi encontrada uma central de tratamento, mas apesar das evidências, ele não confirmou se essa água estaria sendo comercializada em botijões de 20 litros como água mineral. O resultado da operação só será apresentado na próxima semana.

O delegado Dr. Luiz Bernardo, que apesar de ter saído da 3ª Delegacia de Caruaru e assumido a seccional de Garanhuns, é quem preside o inquérito e irá continuar chefiando as investigações. Ele deu início ao processo investigativo desde o mês de novembro do ano passado após ter sido procurado pela Compesa.


Pelo menos três empresários foram presos um deles é Wilson Veloso e os demais não tiveram os nomes divulgados. Ele e os demais foram submetidos a exames traumatológicos e foram encaminhados à Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão