sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Violência contra o idoso

"É gratificante elaborar um projeto de TCC quando o assunto principal são os idosos.
Sempre desejei estudar os temas e leis voltados à efetivação dos direitos humanos da população idosa. Os vejo com um carinho e respeito enormes".

Adriana Silva Oliveira Brito
(estagiária em serviço social)
O cuidado com a pessoa idosa deve ser assumido semelhante ao princípio de sustentabilidade para a convivência social e humana, bem como aprofundamento de relações estabelecidas entre as gerações. Isto significa um compromisso, uma atenção mais ampla para os cidadãos da terceira idade enquanto sujeitos que historicamente contribuíram e contribuem para a construção do patrimônio imaterial e material comum da humanidade. 

Fico estarrecida quando ouço relatos de violência contra idosos. Não compreendo tal barbaridade. Como pode? Qualquer tipo de violência é inadmissível, mas contra os idosos indefesos, isso é muito pior.  Quando violentados, em sua maioria, os idosos são agredidos por familiares que não agem com resignação diante de suas doenças psíquicas e físicas, assim não respeitam as necessidades destes que dedicaram uma vida aos seus familiares e a sua pátria.

Convivi assiduamente com meus avós, eles que me instruíram na vida, me acalentaram, me ensinaram, me deram afeto, e jamais os desrespeitei, sempre aceitei suas limitações. Fico atônita ao saber que existem filhos que maltratam, machucam, desrespeitam, àqueles que antes eram considerados como um exemplo, e que hoje, parecem não ser nada além de um fardo. Será que estes filhos não pensam nos momentos em que aquele pai ou mãe deixou de fazer algo para si no intuito de priorizar as necessidades dos mesmos? Os idosos de nossas famílias merecem muita reverência, carinho, admiração e dedicação. Todos nós temos início, meio e fim. Este processo levará o tempo que for e veremos que não somos diferentes, não existe fonte da juventude, máquina do tempo, não existem plástica, remédios ou fórmulas prontas que impeçam tal processo.

Temos que nos ver enquanto espelho de um passado, presente todos os dias no olhar do nosso patrimônio, este sim, faz parte de um legado futuro que ansiamos deixar para as próximas gerações. O nosso hoje não compensará se não for modificado, não permita que nossos idosos sejam maltratados. Cuide, ame, cative. Não apenas leia esta mensagem, mas a coloque em prática todos os dias de sua vida.
“amanhã você será um idoso.”

(Brito, Adriana)

Do Estação Notícias

4 comentários:

  1. Você tem muito assunto sobre esse tema idoso foi uma das pessoas que retribuiu cm tanto amor e carinho aos meus avos que durante a vida e ate mesmo nos últimos dias de vida que tiveram na terra,aproveita esse dom ..Não desista dos seus sonhos vai longe ninguém segura elaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Tia linda!
    Que Deus esteja com a senhora em todas suas decisões, que eu sei que não serão fáceis.
    Mas eu tenho certeza que serão as melhores nessa sua nova profissão. Te amo! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela excelente pesquisa e desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito verídico retrata bem tamanha dedicação que devemos ter para com aqueles que dedicaram a sua vida a nós!

    ResponderExcluir