quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Além de guia turístico, Heraldo faz um importante trabalho de recolhimento do lixo deixado por alguns caçadores e visitantes nas serras do Brejo

Tem lixo espalhado por toda parte
E deixa uma má impressão aos visitantes

O brejense Heraldo Gouveia de Souza, 43 anos, já está exercendo a função de guia turístico há 20 anos. Ao longo desse tempo ele adquiriu bastante experiência, e realiza um excelente trabalho com turistas que vem de todas as partes do Brasil e do mundo para conhecer as belezas do Brejo da Madre de Deus. 

Além de recepcionar e conduzir os visitantes pelas montanhas do nosso município, Heraldo também realiza um trabalho que é de extrema importância. Todas as vezes que sai pelas serras ele recolhe voluntariamente o lixo que sempre é deixado por alguns caçadores e visitantes, deixado assim, um rastro de sujeira pelas trilhas, causando uma má impressão dos visitantes.

“Esse é um trabalho que quase ninguém vê, e faço voluntariamente sempre que saio para fazer o meu trabalho de guia turístico. Eu gostaria que as pessoas tivessem a consciência ecológica de recolher o seu próprio lixo, só fazer uma fogueira se for com arvore morta, ou seja, não cortar arvore, devemos preservar a natureza. Eu faço a minha parte e oriento a todos que façam o mesmo”, disse.

Entre o lixo recolhido das trilhas estão: litros de bebidas, garrafas pet, sacolas plásticas, copos descartáveis, roupas intimas, sapatos e chinelos.  De acordo com Heraldo, mais de mil quilos de lixo já foram recolhidos desde que começou a fazer esse trabalho.

“Nem eu ganho pra quem deixa o lixo e nem quem deixa o lixo ganha pra mim”, frisou Heraldo.
Sempre na atividade e recolhendo o lixo da natureza
O lixo não combina com a natureza, ele ofusca a sua beleza

Saiba mais

Heraldo é guia turístico, também fotografo da natureza e ecologista, e passa boa parte da vida em atividades pelas montanhas, entre elas: Serra da Prata, Serra do Ponto, Serra da Bicuda, Mata do Bitury e Pedra do Cachorro. E sempre está realizando pesquisas e em busca de novas trilhas e novos sítios arqueológicos.


Contato de Heraldo Turismo para trekking, trilhas, acampamentos, turismo pedagógico, escalada, arqueologia, espeleologia, entre outros, ligue : (81) 9.9643-2972.

Do Estação Notícias