segunda-feira, 27 de julho de 2015

LEITORA RECLAMA: Estão descartando óleo de fritura de maneira irregular na feira livre em Brejo

 Dois tachos emborcados no meio fio escorrendo o óleo que foi utilizado na fritura 

Uma leitora entrou em contato com o Blog Estação Notícias para fazer uma reclamação, ela registrou com fotos um fato ocorrido na feira livre do Brejo da Madre de Deus.

“Andando pela feira do Brejo me deparei com a cena que me chocou bastante. Observei que uma barraca de venda de pasteis e salgados muito conhecida na cidade estava descartando incorretamente o óleo que foi utilizado nas frituras. Por instante eu não quis acreditar no tamanho da falta de respeito com o ser humano, e o meio ambiente, onde litros e mais litros de óleo de fritura são jogados no esgoto toda semana. Ai, eu me pergunto: cadê a vigilância sanitária? Pagamos um valor muito alto em impostos, merecemos respeito!”, reclamou a professora Maria Nobrega.

Conversamos com o diretor da Vigilância Sanitária que disse não ter conhecimento do ocorrido e afirmou que a partir do próximo sábado a Vigilância Sanitária fará um trabalho de conscientização, onde todos os comerciantes que trabalham com frituras serão orientados a descartar corretamente o óleo utilizado. Caso ocorra reincidência serão tomadas as medidas cabíveis.

Vale lembrar a todos que despejar óleo de cozinha na rede de esgoto é uma opção errada, pois o produto faz um mal enorme ao meio ambiente, as consequências virão a curto e longo prazo, já que um litro de óleo de cozinha tem a capacidade de contaminar cerca de 25 mil litros de água. Uma quantia, mesmo que pequena do produto, leva cerca de 14 anos para ser totalmente absorvida pela natureza.
O calçamento ainda sujo do óleo
Do Estação Notícias