terça-feira, 24 de março de 2015

Creche avaliada em mais de R$ 1,4 milhão está inacabada e abandonada em Pão de Açúcar

Creche localizada no distrito Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte, está inacabada e abandonada. A obra faz parte da parceria do Governo Federal (Dilma) com o município de Taquaritinga do Norte e integra parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. O município recebeu recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para construção de 1 creche.

As obras de construção foram iniciadas no dia 19 de abril de 2012 ainda na primeira gestão do prefeito Evilasio Araújo (PSB), porém, os trabalhos estão parados a mais de dois anos, inclusive a placa que deveria estar à vista da população indicando informações como: valor, construtora, data de conclusão, não existe mais ou foi retirada.  

DESPERDÍCIO  

Inacabada e abandonada, a creche já mostra sinais da ação de vândalos e revela o descaso e o desrespeito das autoridades “competentes ou responsáveis” por salvaguardar o patrimônio e o bem público. Não há no local, um vigia sequer para fazer a guarda do prédio, o que facilita a depredação por meio da ação de pessoas que entram nas dependências do prédio, para fazerem uso de drogas, prostituir-se, além de necessidades fisiológicas, há fezes por quase todos os cômodos.  

Já é possível perceber restos de matérias espalhados, o mato que começa a crescer envolta e invadir a obra. 

Tentamos contatos com a secretária de obras do município para obter informações para saber de quem é a responsabilidade, em dar continuidade ao trabalho de conclusão da creche, mas não foi possível, pois o número que dispomos não funcionam – algo que é bem peculiar das secretarias de governos municipais. 


O projeto tem capacidade para abrigar dezenas de crianças em dois turnos (matutino e vespertino). Fica aqui, o apelo para que as autoridades competentes deem continuidade na construção da creche, e não deixem que um projeto de tão grande relevância para Pão de Açúcar que vai beneficiar a muitas mães e crianças, seja depredado, como já está sendo, e também, não seja mais um retrato daquilo que revela a face da inoperância e desinteresse dos administradores do município, com projetos que beneficiam a população.

 Do Estação Notícias Fonte: Alberes Xavier