quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Feriados de 2015 preocupam comerciantes em Pernambuco

Os feriados são ótimos para os trabalhadores e para a indústria do turismo, mas os comerciantes reclamam. São 14 feriados neste ano, fora os municipais e estaduais. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomercio) revela que vai ser complicado para as vendas.

“Nós temos um excelente relacionamento com a categoria profissional e isso é motivo de uma negociação. Se a gente conseguir nas negociações, certamente vamos diminuir muito esse impacto que os feriados podem causar ao comercio de Pernambuco”, disse Josias Albuquerque, presidente da federação.

O comercio Brasileiro em 2014, teve o pior desempenho em 11 anos, e cresceu apenas 3,7% segundo dados divulgados pela Serasa Expirian. O fraco movimento foi influenciado por diversos fatores, como a inflação elevada, auto endividamento e aperto nos juros.

O segundo semestre de 2014 castigou com três feriados no domingo, 2015 começou com descanso na quinta-feira (1º). Sinal que o ano novo vai ser recheado de folgas. Serão 15 feriados ou pontos facultativos, 12 caem em dias de semana. Se para o trabalhador e o estudante as folgas são motivo de comemoração, para a economia, elas representam prejuízo.

Se 10% das empresas fecharem as portas, o país deixa de arrecadar mais de R$ 2 bilhões em cada feriado. A próxima folga vai ser a terça de Carnaval (17 de fevereiro), depois vem a Sexta-Feira Santa (3 de abril). Ainda em abril, Tiradentes cai também numa terça-feira (21 de abril). Em maio, o Dia do Trabalho é sexta (1º de maio) e Corpus Crhisti é numa quinta-feira (4 de junho). A segunda metade do ano vai ter mais seis feriados em dias da semana.


Do Estação Notícias Fonte: G1 e Central de Jornalismo Liberdade